Velório: Veja o que mudou com a pandemia da COVID-19
O velório é uma cerimônia tradicional em nossa cultura. Por meio dele, as pessoas despedem-se de seus entes queridos. Infelizmente, com a pandemia da Covid-19 foi necessário trazer mudanças para esse ritual.
Segundo o Ministério da Saúde Pública no Brasil e de acordo com o protocolo, os falecidos devido ao novo coronavírus podem ser enterrados ou cremados, mas os velórios e funerais de pacientes confirmados ou suspeitos da doença, não são recomendados. Neste caso, o risco de transmissão também está associado ao contato entre familiares e amigos.
A pandemia causada pelo novo Coronavírus trouxe mudanças em nosso dia a dia, nada de sair de casa à toa, viajar, enfim. Precisamos estar mais atentos aos cuidados como lavar as mãos, higienizar com álcool, usar máscara e evitar aglomerações. São precauções que abrangem diversos setores, inclusive o setor funeral.
Velório: Rito cultural

Apesar da morte ainda ser um tabu, cada cultura possui um rito específico na hora de se despedir de seus entes queridos. Na Alemanha, por exemplo, o processo pode durar dias. Já no México, a interpretação para o equivalente ao Dia de Finados é para clima de festa, há uma espécie de celebração em homenagem aos mortos.
A vestimenta preta, como normalmente usamos na hora de prestar condolências, pode ser trocada pela cor branca em outras regiões do mundo. Tudo depende da interpretação que a cultura dá para a morte e como vê a melhor forma de homenagear durante o enterro aqueles que já faleceram.
Velório em tempos de pandemia

Como dissemos antes, a pandemia atual mudou vários setores e para os velórios isso não foi diferente. Infelizmente, a situação atual acaba por limitar a cerimônia fúnebre, mas o intuito é preservar à saúde da família e amigos do falecido.
Em casos nos quais há falecimento por conta da Covid-19 é ainda mais restrito, sendo a cerimônia evitada e partindo direto para o enterro. São mudanças necessárias e que ajudam evitar a contaminação.
Quais são as novas recomendações aos velórios?

Para os velórios não é permitido mais grupos de pessoas, a presença fica restrita aos entes queridos. Além disso, as cerimônias devem ser rápidas, com cerca de uma hora de duração apenas e em espaços abertos.
A cerimônia de sepultamento deve ocorrer em lugares ventilados e, de preferência, abertos. A recomendação é de que, no máximo, 10 pessoas participem, respeitando a distância mínima de, pelo menos, dois metros entre elas, assim como as outras medidas de isolamento social e de etiqueta respiratória.
Nada de caixão aberto, o caixão fica fechado, os crematórios e funerárias devem disponibilizar álcool 70% para higienizar as mãos regularmente. Por fim, a recomendação é que o grupo de pessoas mais vulneráveis, como idosos, grávidas, entre outros, evitem ir ao velório. Essas são as recomendações enquanto não há vacina disponível contra a doença.
Cerimônias pela internet

Para adaptar-se a essa nova realidade, algumas opções foram usadas, inclusive o velório virtual, que ajuda a homenagear aqueles que se foram sem trazer riscos de contaminação.
As cerimônias pela Internet ajudam a prestar homenagem aos mortos sem que haja risco e se quebre as novas regras dos funerais. Assim, é possível lidar com o luto sem piorar o quadro atual causado pelo Coronavírus.
Como um Plano Funeral pode ajudar neste momento?
Para quem tem um plano funeral, é possível contar com um sistema preparado para lidar com todo o processo obedecendo as regras atuais. A segurança nesse caso é uma prioridade, e toda a cerimônia até o enterro é feita com base em todas as recomendações que visam poupar a saúde dos presentes.
Nesse momento quem conta com uma Assistência Funeral pode ter maiores benefícios, já que não precisa se preocupar com detalhes em torno da cerimônia. Basta seguir as recomendações junto à família que a empresa cuida de tudo. Cobertura em caso de falecimento causado pela COVID-19.
Conheça o nosso Plano Funeral Familiar Completo mais Assistências, fale com um dos nossos consultores e adquira proteção e segurança para você e sua família.