Saiba quais os principais cuidados durante o tratamento ortodôntico
O tratamento ortodôntico é um dos tratamentos mais comuns, geralmente procurado para melhorar a estética do sorriso ou para corrigir possíveis problemas funcionais dos dentes.
Graças a tecnologia, os tratamentos ortodônticos estão cada vez mais eficientes e rápidos. Além disso, é possível encontrar diversos modelos, inclusive que são transparentes e quase imperceptíveis.
No entanto, independente do tratamento escolhido, para que tenha sucesso no tratamento, é preciso ter a colaboração do paciente.
Por melhor que seja o ortodontista, se não houver a colaboração, o tratamento poderá ser mais demorado.
Por isso, preparamos alguns cuidados que o paciente precisa ter para que seu tratamento aconteça da melhor forma.
Aparelhos ortodônticos
Para algumas pessoas, ouvir de um dentista que teria que passar por um tratamento ortodôntico era motivo de muito pavor e constrangimento, principalmente para adultos.
Já que o tratamento ficou marcado pelos “ferrinhos” e “borrachinhas” coloridas, muito comum entre adolescentes. Muitos adultos, adiaram o tratamento justamente, por não quererem esse aspecto visual ou por não ser compatível com sua profissão, no caso de atletas e atores.
No entanto, o tratamento é extremamente importante para a correção da posição dos dentes e do maxilar. Então, surgiu a necessidade de procurar outras formas de realizar o tratamento, porém, de forma discreta e confortável para o paciente.
Com isso, foram desenvolvidos diversos modelos de aparelho ortodôntico transparente, tanto fixo como móvel. Além disso, hoje, já é possível encontrar esse aparelhos de diversos materiais.
As vantagens desse novos modelos são inúmeras, mas, não significa que o famoso “sorriso metálico” foi substituído. Por enquanto, ela continua sendo o meio mais acessível para a maior parte da população e é tão eficiente quantos os novos modelos.
Caso você ainda não conheça os modelos transparentes e tem interesse, pesquise por “aparelho transparente preço” no Google, ele trará as clínicas e blogs mais relevantes e que possuem domínio sobre o assunto.
Se você tinha vergonha ou medo dos “ferrinhos”, essa é uma excelente solução para corrigir o sorriso. E mesmo que não envolva a parte metálica, ainda é necessário a colaboração do paciente, pois ele pode amarelar e trazer uma aspecto ainda mais chamativo do que o convencional.
A relação entre aparelhos e cáries
Durante o período do tratamento é comum ouvir pessoas que tiveram cáries, mas, isso não é uma regra do tratamento.
Se houver uma higienização correta e frequente, dificilmente irá desenvolver algum problema do tipo. Contudo, é importante estar atento caso aos possíveis sintomas, pois uma cárie não tratada pode causar sérios danos, e até ser necessário passar por um tratamento de canal ou uma extração de dente, logo após o tratamento.
E nem de longe, esse é o objetivo do tratamento ortodôntico, não é?
Vale mencionar que o primeiro sintoma da cárie é o surgimento de manchas brancas, caso perceba alguma modificação nos dentes, o correto é procurar o seu dentista e esclarecer o que está acontecendo.
Cuidados diários
Veja agora, quais são os cuidados diários que o paciente precisa ter:
Escovação
Além de, evitar problemas como cáries e gengivite, uma boa escovação é fundamental para garantir que o tratamento não seja interrompido e nem demorado.Caso contrário, o acúmulo de partículas de alimentos pode atrapalhar a movimentação dos dentes.
Por isso, separamos algumas dicas de como ter uma higienização diária adequada, vale lembrar que uma higienização demanda de tempo!
Procure escovar os dentes após todas as refeições, por menor que elas sejam.
Além disso, escove os dentes com escovas de cerdas macias e de referência que sejam menores para alcançar todas as partes. Se houver necessidade pode perguntar para o seu dentista qual o modelo mais adequado.
Comece pelo lado de fora, e sempre em movimentos circulares, de forma leve.
Após isso, escove próximo a gengiva, e de preferência coloque a escova de forma inclinada para remover todos os resíduos que ainda tenha ficado.
Depois, é só repetir o processo do lado interior da boca.
Fio dental
O uso do fio dental pode parecer uma tarefa impossível para quem está em um tratamento com aparelho fixo, ou apenas negligenciado.
No entanto, além de ser fundamental para uma higienização adequada, é possível fazer isso durante o tratamento.
Para isso, você pode utilizar um acessório chamado passa-fio, que se assemelha a uma agulha e permite que o fio dental passe por debaixo do fio ortodôntico.
Esse acessório é fácil de encontrar e caso haja dúvidas de como utilizar, é só perguntar ao seu dentista que ele poderá informar.
Enxaguante bucal
Já o enxaguante bucal é o aliado dos pacientes, pois em caso de esquecer a escova pode ser um alívio.
No entanto, ele não substitui a velha e boa escova de dente, mas contribui para promover o bem-estar e saúde dos dentes durante o tratamento.
Cuide do seu sorriso!
Fazer um tratamento ortodôntico já demonstra um certo cuidado com o sorriso, mas é preciso ir além.
Ter uma boa higienização, evitar alimentos duros que possam danificar o aparelho fixo também são fundamentais para ter um tratamento bem sucedido e ter um sorriso lindo após o tratamento.
Conteúdo produzido pelo parceiro Clínica Ideal.