Como superar a perda de um ente querido
Perder um ente querido é sempre um choque muito grande para qualquer pessoa. Afinal, apesar de sabermos que a morte é a única certeza que, de fato, temos, nunca vamos nos acostumar em perder pessoas, principalmente aquelas que amamos, por isso saiba como superar uma perda.
A dor, além de emocional, costuma ser física para muitas pessoas. Existem as que levam menos tempo para sentir a falta de quem se foi, mas existem aquelas que parecem nunca superar a perda. E, assim como diversos outros fatores em nossas vidas, saber lidar com a perda de um ente querido também varia muito de pessoa para pessoa.
É natural sentir a dor de perder um ente querido, e eventualmente todos passaremos por isso. Mas hoje a questão sobre a qual queremos falar é outra. Afinal, como superar a morte de um ente querido? Como lidar com a dor dessa separação? Há como continuar a própria caminhada sem sofrer sempre por quem se foi? Quando é necessário pedir ajuda? Sobre essas e outras questões que nós falaremos no post de hoje. Boa leitura.
Quais são os tipos de perdas?

Muitas pessoas, especialmente as que ainda não passaram pela dor de perder um ente querido, acreditam que existe apenas uma forma de perder as pessoas: por meio da morte. Mas nós precisamos começar desmistificando esse fato. Isso porque a perda se divide em diferentes tipos.
– Perda de quem conhecemos

As pessoas não precisam, necessariamente, morrer para que deixem de fazer parte de nossas vidas. Muitas vezes,perdemos pessoas mesmo quando estão em vida. Isso porque somos seres que estão em constantes mudanças, e essas mudanças podem acabar mudando a forma como as pessoas permanecem em nossas vidas.
A doença, por exemplo, pode modificar para sempre a forma como vemos uma pessoa. Pessoas que sofrem com doenças como a demência, por exemplo, têm suas personalidades totalmente alteradas, bem como seus comportamentos. E esse é um dos tipos de perda: quando a pessoa ainda está viva, mas já não é mais da forma como você a conheceu.
– A dor da perda por alguém que ainda não se foi

Nas fases do luto, essa perda costuma ser chamada de ‘luto antecipatório’. É bastante comum em casos de pessoas com doenças terminais que já foram desenganadas pelos médicos. Nesses casos, as pessoas mais próximas sofrem com esse tipo de perda, onde a pessoa ainda está presente, mas não por muito tempo.
Pessoas que sofrem com a perda antecipatória costumam lidar melhor com a dor da perda em si. Não que isso se torne mais fácil, mas muitas vezes acaba se gerando um consenso de que foi o melhor para a pessoa que muitas vezes estava sofrendo com uma doença terminal.
– A perda de quem se vai repentinamente

Esse costuma ser um dos tipos de perda mais difíceis de se lidar. Afinal, tudo estava bem, não havia nenhum motivo para preocupação aparentemente. E repentinamente quem amamos é tomado de nós por meio de um acidente ou qualquer outra causa.
Até que a ‘ficha caia’, é difícil entender o que está acontecendo. Mas quando a ficha cai, a dor vem junto com ela e é aí que surge o pensamento de que nunca conseguiremos superar essa dor. Mas nós estamos aqui para dizer que é possível superar a dor da perda de um ente querido.
Como superar a perda de um ente querido?

Perder quem amamos nunca vai ser fácil. Mas existe, sim, uma forma de lidar com a sua dor, e é sobre ela que falaremos a seguir.
Negação, essa é a primeira fuga que nosso inconsciente procura para se sentir seguro. Mas, fugir dos fatos nunca os fez mudarem, e não seria diferente com a morte. Por isso, nossa primeira dica sobre como lidar com a dor da perda de um ente querido é esta: que você deixe a negação de lado e abrace a aceitação.
Não estamos dizendo que vai ser fácil, mas com certeza será melhor lidar com a realidade do luto, pois ela é concreta e você pode fazer tudo o que esteja ao seu alcance para que possa viver com ela da melhor forma possível.
Vivencie as fases do luto

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Essas são as cinco fases do luto e que precisam ser vivenciadas para que você consiga, de fato, lidar com a dor de perder um ente querido. Isso porque cada uma delas é necessária nesse processo que, por mais doloroso que seja, é preciso que passemos por ele.
Saiba quando pedir ajuda

Como citamos anteriormente, vivenciar as fases do luto é normal e necessário. No entanto, muitas pessoas acabam não conseguindo sair de algumas dessas fases, principalmente da depressão, e é aí que se faz necessário pedir ajuda. Contar com profissionais da saúde mental pode ser muito bom nesses casos, já que eles saberão como conduzir a pessoa que está sofrendo para superar a perda de um ente querido.
Liberte-se da culpa

O sentimento de culpa é muito presente nos discursos de pessoas que perdem seus entes queridos. “Eu poderia ter feito mais”, “eu poderia ter sido mais presente”, entre outros. No entanto, é preciso que você se liberte desse sentimento, pois ele não vai levar você a lugar algum. Tenha sempre em mente que você amou e fez o que pôde pela pessoa enquanto ela estava com você, pois esse pensamento ajudará na libertação do sentimento de culpa.
Reorganize a sua vida

Especialmente se você tinha uma rotina junto com o ente querido que se foi, será necessário reorganizá-la para que você consiga superar a perda. Procure fazer coisas diferentes das que vocês faziam juntos, especialmente se a perda ainda é recente. Assim, você conseguirá distrair sua mente e criar uma rotina nova para os seus dias.
Não tenha medo de sorrir

Apesar de ter perdido alguém que você amava muito, a sua vida continua. E é assim que deve ser. Você continuará a ter suas vivências e experiências, e não deve se privar de nada por ter perdido um ente querido. Não tenha medo de sorrir. Tenha sempre a certeza de que, quem se foi, sempre quis vê-lo feliz.
Cuide das suas emoções

Essa é uma dica importante não apenas para quem está passando pela perda de um ente querido, mas para todas as pessoas. Afinal, se cuidamos da saúde do nosso corpo, por que não cuidar da nossa saúde mental, não é mesmo? Por isso, procure cuidar das suas emoções. Começar a fazer terapia, por exemplo, pode ser uma excelente opção.
Só quem já passou por uma perda sabe…

Apenas quem já passou por uma perda sabe o quanto a dor e a tristeza tomam conta do coração e de todos os sentimentos. Mas apenas quem já passou por uma perda sabe também que é possível continuar vivendo, sendo feliz e levando a sua vida. Afinal, quem se foi, com certeza, se importava com você, e não deseja que você pare a sua vida porque a dela não pôde continuar.
Importância de um Plano Funeral

Lidar com a perda de um ente querido nunca vai ser fácil. Já pensou ter que lidar com esses sentimentos de tristeza e luto, e ainda ter que se preocupar com todas as despesas e burocracias de um funeral? Nessas horas ninguém tem cabeça para isso.
E é justamente por isso que é muito importante ter um bom plano funeral. Além de deixar a sua família sempre em segurança caso algo aconteça, você ainda não precisará se preocupar com as despesas do funeral – as quais costumam ser bastante altas e vão impactar fortemente no orçamento da família.
Muitas pessoas não gostam de pensar no plano funeral, o que é normal, já que ninguém gosta de pensar ou falar sobre a morte. Mas como falamos no início deste artigo, essa é a única certeza que temos, então por que não se preparar para ela?
Se há uma forma de estar prevenido para quando acontecer, evitando valores abusivos e gastos excessivos, é melhor fazê-lo. Afinal, estamos falando de um dos momentos mais frágeis da vida: da perda de um ente querido e amado. Então, o mínimo que se deseja para esse momento é ter a tranquilidade de que tudo o que for necessário para que o funeral seja feito da melhor maneira possível, sem que seja preciso se preocupar com nada.
Deixe que alguém se preocupe no seu lugar
Sabemos que a perda de um ente querido é um momento muito delicado na vida de qualquer pessoa, por isso estamos aqui para dizer: deixe que nós nos preocupamos no seu lugar. A Facilita Seguros é referência em seguros especializados, e com certeza fará toda a diferença nesse momento difícil para você e sua família.
Agende sua visita e venha conhecer os nossos seguros. Teremos prazer em atender você e toda a sua família. Afinal, o seu bem-estar e segurança são as nossas maiores preocupações. Esperamos por você.
Para ter acesso a mais conteúdos como este, entre agora em nosso blog.
Leia também: Cremação: Origem e curiosidades. Veja qui