Você qual é o significado da Coroa de flores em um velório?
Quem já foi a algum velório, mesmo tendo que lidar com toda a tristeza da perda de um ente querido, percebe que as flores estão muito presentes nessas cerimônias e você sabe o significado da coroa de flores em um velório?
Elas estão em toda parte, desde as coroas de flores até mesmo em buquês que são depositados em cima dos caixões na hora da despedida final.
Em meio a tanta tristeza pela perda, de alguma forma as flores se destacam por suas cores em um velório. Mas por que elas estão tão ligadas a cerimônias como essa? De onde surgiu esse tipo de homenagem?
Neste texto, iremos mostrar as origens e o simbolismo do uso das flores nos velórios, tanto por meio das coroas quanto de forma individual. Leia o artigo até o final para saber mais!
Qual é o simbolismo das flores em um velório?

Biologicamente falando, as flores são os órgãos reprodutores das plantas, de onde sairão as sementes e os frutos no futuro. No entanto, elas têm diversos significados e simbolismos.
Em razão de sua variedade de cores, a sua beleza e ao seu perfume, elas são cultivadas para presentear, homenagear, ornamentar e até mesmo para serem usadas na culinária.
As flores são relacionadas à beleza feminina. Mas ao mesmo tempo, por murcharem muito rápido, simbolizam também a efemeridade e a inconstância da vida. Cada tipo de flor possui um significado. Vejamos algumas delas:
- Cravo – liberdade e entrega, amor latente e puro;
- Lírio – Paz, inocência e pureza da alma;
- Rosa – Símbolo do amor, mas suas diversas cores têm significados diferentes.
No entanto, as flores como um todo podem simbolizar nova vida, energia, jovialidade e vitória sobre a morte.
O costume de colocar flores nas sepulturas vem de cerca de 14 ou 15 mil anos. Nessa época, era comum usar sálvia, hortelã ou outras plantas que tivessem aroma delicado.
O uso tanto das plantas quanto das flores em velórios e sepulturas, inicialmente, eram um sinal de respeito. Elas disfarçavam o odor ruim exalado pelos cadáveres.
Além disso, as flores despertam mecanismos que trazem sensações positivas nas pessoas. Por isso elas são muito usadas também em eventos sociais, não apenas nos velórios.
Em sepultamentos e velórios, as flores simbolizam cor, frescor e beleza, mostrando o ciclo da vida de forma singela. Elas lembram ainda todo o caráter temporário e a fragilidade da vida.
Origem das coroas de flores em um velório

As coroas de flores são muito ligadas aos velórios, mas a princípio, elas não foram criadas para isso. Sua simbologia tem muito mais a ver com a vida do que com a morte.
Seu uso remonta a milênios atrás. Na história de povos antigos, diversos fatos apontam que somente as altas sacerdotisas e os vencedores de batalhas podiam usar as coroas de flores.
As flores sempre foram consideradas símbolos de vida para diversas crenças e religiões. Já a coroa de flores era vista como um símbolo que representava a vitória da vida sobre a morte.
Elas representavam a certeza de que os espíritos das pessoas venceriam o período de transição e entrariam na próxima vida com muito mais harmonia e felicidade.
É por isso também que a forma da coroa é um círculo, que simboliza a eternidade. Ela era usada ainda para expressar as saudades que os que ficaram sentiriam daquele que está partindo. Por isso elas começaram a ser usadas nos rituais fúnebres cristãos.
A coroa de flores significava o próprio Deus presente para os primeiros cristãos. Sua forma representa o infinito em várias culturas antigas. Foi por isso que a ideia da coroa como representação de Deus nasceu. Ela define o Criador como eterno e como “Aquele que está em toda a parte”.
Formas de homenagear um ente querido

A homenagem póstuma é uma forma de trazer maior acolhimento e conforto durante o período de luto, além de manter a memória daquele que se foi viva.
E ela pode ser realizada de diversas maneiras:
- Celebração de missas ou cultos evangélicos, dependendo da religião do ente falecido;
- Reuniões para relembrar sua vida;
- Visitas ao túmulo;
- Tatuagens em homenagem a quem já se foi;
- Escrever textos, poesias, mensagens etc.;
- Escrever músicas;
- Fazer uma caixa com lembranças da pessoa; e
- Montar um álbum de fotografias.
Plano funeral com cobertura de velório completo

Aderir a um plano funeral com cobertura de velório completo ou a um seguro funeral é muito importante para o futuro. Além de livrar a família de resoluções de problemas tão delicados em um momento de grande dor, eles podem significar uma diminuição de custos e uma maior garantia de que o serviço previamente estabelecido seja prestado.
O plano funeral costuma ser oferecido por funerárias e cemitérios. Mas, hoje, muitas seguradoras possuem planos funerários vantajosos.
O pagamento do plano funeral é feito em pequenas parcelas durante a vida. Depois do falecimento do cliente ou um ente coberto pelo plano fica disponibilizado:
- Translado;
- Sepultamento;
- Caixão;
- Coroa de flores.
Outros serviços podem ser acrescidos ao plano funeral seguindo o que estiver contratado na sua aquisição. Eles podem ser planos familiar ou individual. Vamos descrevê-los a seguir:
- Plano funeral familiar: esse tipo costuma ser mais caro, pois é possível garantir a assistência funerária para mais de uma pessoa que pertença a família de quem o contrata; e
- Plano funeral individual: esse modelo costuma ser mais barato. Nele, é possível ainda adicionar os dependentes para que contem com os seus benefícios.
Conclusão
As flores sempre estarão ligadas às cerimônias fúnebres por sua delicadeza e por todo o simbolismo citado no texto. Elas são uma maneira de homenagear quem se foi, na esperança de que encontre a paz em outra vida.
Visite o site da Facilita Seguros e conheça nossos produtos. Entre em contato para tirar dúvidas ou solicitar um orçamento. Leia ainda outros artigos interessantes em nosso blog. Somos uma corretora de seguros especializada em vendas de seguros e planos funerais familiar.
Leia mais em nosso blog!