Sensibilidade nos dentes: Saiba como tratar esse incomodo
Provavelmente você já deve ter experimentado aquela sensação de dor nos dentes ao provar algo gelado. Mas você sabia que sensibilidade nos dentes vai muito além disso?
Na verdade, problemas de sensibilidade não estão relacionados apenas ao contato dos dentes com alimentos gelados ou até mesmo quentes, há pessoas que podem apresentar essa sensação com alimentos independente da temperatura.
De uma forma ou de outra, o incômodo causado por essa condição é bastante desconfortável e muito comum entre boa parte das pessoas.
As causas da sensibilidade estão associadas a vários fatores, mas boa parte delas diz respeito ao desgaste do esmalte do dente. Para tratar esse problema, existem muitas alternativas e na maioria das vezes, a indicação depende do que está causando o problema.
Entenda exatamente o que é a sensibilidade dentária e quais são os tratamentos para evitar esse problema tão incômodo e que tira o sossego de muita gente.
O que é sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade nos dentes também chamada de hipersensibilidade dentinária é um problema dentário muito comum desenvolvido ao longo do tempo. As pessoas que apresentam essa condição têm geralmente entre 20 e 50 anos de idade.
Apesar dessa faixa etária definida, esse é um problema que pode acontecer nos dentes de pessoas de outras idades, já que seus fatores causadores podem estar presentes na vida de pessoas de qualquer idade.
A retração gengival, que é causada pela escovação feita com muita força, e o desgaste do esmalte dos dentes são alguns dos motivos que levam as pessoas a desenvolverem o problema.
A sensibilidade dos dentes ocorre quando a dentina, parte mais macia e interna do dente, fica exposta, em razão da retração gengival e a perda do esmalte que cobre essa região.
A dentina é ligada ao centro do dente por milhares de canais microscópicos e quando ela fica exposta, os nervos dos dentes podem ser ativados por estímulo externos, como uma bebida muito quente ou muito fria, por exemplo. Essa reação causa dores ou incômodos nos dentes.
Algumas pessoas apresentam reação de hipersensibilidade em algum momento da vida, outras, praticamente sempre que recebem os estímulos externos e, quando esse último caso ocorre, é preciso buscar tratamento para aliviar os sintomas.
Quais são os causadores de sensibilidade?

A sensibilidade nos dentes está associada a diversos fatores, mas a maioria deles está relacionada à exposição da dentina.
Escovar os dentes com muita força ou realizar a escovação com muita frequência são situações que podem ajudar a desenvolver a sensibilidade nos dentes. Isso porque, diante desses hábitos o desgaste do esmalte dos dentes acaba ocorrendo.
O bruxismo é outro problema que pode causar a hipersensibilidade, já que também leva ao desgaste do esmalte.
Outra condição já mencionada aqui e que provoca a sensibilidade é a retração gengival, que além de ter a escovação com muita força como causa, também pode ser provocada pela gengivite ou outras doenças na gengiva.
É importante destacar que os dentes podem ficar mais sensíveis durante ou após um tratamento de clareamento dental, mas isso não caracteriza hipersensibilidade dentária e após algum tempo do tratamento, a sensação vai desaparecer naturalmente.
Além das causas mais comuns de hipersensibilidade nos dentes, existem alguns fatores que podem contribuir para esse problema com o passar do tempo. São eles:
– Uso de creme dental muito abrasivo;
– Consumo em excesso de bebidas ácidas;
– Dente lascado ou fraturado;
– Refluxo gastroesofágico;
– Dietas restritivas, que podem tornar o pH da boca ácido.
Quais os sintomas da sensibilidade nos dentes?

Quem sofre de sensibilidade costuma enfrentar dores ou pontadas nos dentes ao ingerir bebidas ou alimentos gelados, quentes, doces ou azedos. Ou seja, sorvete, água gelada, café, chá, refrigerantes, alimentos açucarados, frutas azedas, entre outros, alimentos como esses são um pavor para os dentes sensíveis.
As dores também podem ocorrer ao inspirar ar frio ou escovar os dentes. No caso da escovação ela precisa ser feita da maneira mais delicada possível, caso contrário a dor é certa.
Apesar de intensa, as dores causadas pela sensibilidade são curtas e duram apenas enquanto os dentes estiverem em contato com o estímulo que provoca a dor. Ela pode ocorrer em um ou mais dentes, mas geralmente atinge vários dentes ao mesmo tempo. Em muitos casos, pode atingir todos os dentes da boca, piorando ainda, mas o incômodo.
Algumas pessoas se sentem tão incomodadas com a situação que evitam a qualquer custo os alimentos que provocam a dor. Outras, desafiam os sintomas, o que não é indicado, já que isso pode agravar ainda mais o problema.
O que é bom para sensibilidade nos dentes caseiro?

Existem algumas alternativas de tratamentos caseiros contra a sensibilidade nos dentes. No entanto, em casos mais graves, é preciso procurar um dentista para que ele conduza um tratamento odontológico que possa proporcionar melhores resultados.
Entre alguns tratamentos caseiros que podem auxiliar no combate a sensibilidade dos dentes estão:
- Lavagem com água salgada
O sal pode ajudar a diminuir inflamações por ser um antisséptico bastante eficiente. Para tratar a sensibilidade nos dentes, faça gargarejos com água salgada duas vezes ao dia. O preparo da solução líquida deve seguir o seguinte procedimento:
– Adicione ½ colher de chá de sal em um copo com água morna e misture bem.
– Faça bochechos com a solução por trinta segundos.
– Cuspa todo o líquido após os bochechos.
- Essência de cravinho
O cravo da índia possui propriedade analgésicas e antissépticas porque é rico em óleos e taninos. Ele funciona muito bem para o alívio de dores de dente e ajuda nos efeitos da sensibilidade.
Para usar, esfregue uma gota da essência de cravinho nos dentes afetados durante três dias, três vezes ao dia.
Você pode também mastigar o cravinho da índia que o efeito será do mesmo modo muito positivo.
- Pasta de dente dessensibilizadora
A pasta de dente dessensibilizadora é uma opção caseira para ajudar a proteger as terminações nervosas. Em sua composição está presente o nitrato de potássio, que bloqueia sinais de dor do dente para o seu cérebro.
4- Mel e água morna
O mel atua como um agente antibacteriano e tratar a sensibilidade com ele pode acelerar o processo de cura e reduzir a dor.
Coloque uma colher cheia de mel em um copo com água morna e enxágue a boca com a solução. Além de combater a dor, esse tipo de tratamento pode ajudar a reduzir a sensibilidade do dente.
5- Açafrão
O açafrão pode ser utilizado como anti-inflamatório. Ele é muito eficiente em tratamentos para problemas digestivos na cicatrização de feridas.
Para combater a sensibilidade nos dentes, você pode fazer uma pasta tópica com os seguintes ingredientes:
– 1 colher de chá de açafrão
– ½ colher de chá de sal
– ½ colher de chá de óleo de mostarda
Massageie os dentes e a gengiva com a pasta duas vezes ao dia.
6- Extrato de baunilha
Extratos de baunilha têm sido usados para aliviar o desconforto dos bebês quando começa a dentição, já que contém propriedades antissépticas e de alívio de dor. Para o tratamento contra a sensibilidade, siga os seguintes passos:
1- Despeje o extrato de baunilha em um pedaço de algodão.
2- Aplique o algodão na gengiva por alguns minutos.
3- Repita o processo à quantidade de vezes que achar necessário.
O que fazer para acabar com a sensibilidade nos dentes?

Quem sofre com esse problema pode conseguir diminuir os seus efeitos com algumas medidas simples, mas eficazes. Essas alternativas podem amenizar os efeitos da sensibilidade dentinária e dependendo da causa, elas podem até sanar completamente o problema.
Conheça algumas alternativas que, dependendo da cauda da sensibilidade, podem trazer alívio dos sintomas gradativamente.
Evitar alimentos ou bebidas ácidas
Ingerir em excesso refrigerantes, limão, abacaxi, vinagre e outras bebidas ácidas provoca lentamente um desgaste do esmalte do dente, ocasionando a exposição da dentina. Por esse motivo, é preciso evitá-los.
Escovar os dentes logo após a ingestão desses alimentos pode agravar ainda mais o problema. Nesse caso, é necessário aguardar pelo menos 20 minutos para realizar a escovação.
Tratar o bruxismo
O bruxismo é um dos principais causadores da sensibilidade dos dentes. Portanto, quem tem o hábito de apertar ou ranger os dentes, principalmente durante o sono, deve procurar um dentista para verificar o melhor tratamento.
Evite cremes dentais abrasivos
Procure não utilizar com frequência cremes dentais indicados para clareamento dos dentes. Eles são abrasivos e removem pigmentos aderidos ao esmalte. Seu uso em excesso pode levar ao desgaste do esmalte.
Além das alternativas apresentadas acima, utilizar escovas de cerdas macias e escove corretamente os dentes e usar o fio dental, pode ajudar você a diminuir os efeitos da sensibilidade. Use creme dental especialmente formulado para ajudar os dentes sensíveis.
Trate o refluxo
O desgaste do esmalte dos dentes também pode ser causado pela ação do refluxo gastroesofágico, já que essa doença pode fazer com que os ácidos produzidos pelo estômago cheguem até a boca e atinjam os dentes.
Desse modo, quem sofre com esse problema precisa procurar um médico para o devido tratamento.
Tratamentos odontológicos para tratar a sensibilidade

Há diversas possibilidades de tratamento para dentes sensíveis e o seu dentista irá ajudar você a definir qual a melhor opção. Isso porque o tratamento depende muito da causa da hipersensibilidade.
É importante que você não tente diagnosticar o problema sozinho, já que esse diagnóstico precisa considerar vários fatores, inclusive os agentes causadores, para a partir de então, definir o melhor tratamento.
Caso a sensibilidade seja causada por cáries, o dentista irá fazer a restauração dos dentes. Já em situações de gengivite, poderá ser feita uma profilaxia completa da região afetada.
Se a causa for realmente a exposição da dentina, o tratamento para reduzir a sensibilidade pode seguir vários caminhos.
Procedimentos em consultório
– Aplicação de verniz de flúor nas áreas afetadas que irá ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina;
– Aplicação de gel ou espuma de flúor, com a utilização de moldes bucais. Tratamento que proporciona alta concentração que reduzem a agressão às áreas sensíveis;
– Aplicação de agente fixador, o mesmo material que os dentistas utilizam nas restaurações. No caso da sensibilidade ele é usado para impermeabilizar a superfície da dentina e ajudar contra os estímulos que causam a sensibilidade.
– Utilização de laser terapêutico.
Os procedimentos em consultório costumam oferecer os melhores benefícios, no entanto eles podem trazer muito mais resultados se as demais medidas que citamos acima forem seguidas.
Na dúvida do que você poderá fazer para contribuir com a eficácia do tratamento, converse com seu dentista e ele vai indicá-lo de que modo você pode agir para contribuir com os bons resultados.
Conclusão
Como você pode ver, a hipersensibilidade dos dentes é um problema bucal muito comum e que pode causar grandes incômodos se não for tratada.
As medidas para amenizar os sintomas são relativamente simples, mas dependendo da severidade do problema, uma intervenção odontológica será necessária e é por isso que você precisa buscar orientação de um profissional para definir qual é o seu caso. Leia também: Dente quebrado: Saiba como recuperar o seu sorriso.
Em qualquer situação, evitar alimentos e bebidas que agravam os seus sintomas são uns dos caminhos mais fáceis e eficientes.
Se o seu problema for com alimentos quentes, consuma-os em temperatura mais baixa, já se for o caso de sensibilidade a alimentos gelados, procure ingeri-los em uma temperatura ambiente.
A respeito dos casos de sensibilidade a outros tipos de alimentos, o melhor mesmo é evitá-los ou substituí-los por alimentos que não causem o mesmo efeito. Diante de qualquer sintoma ou necessidade, procure um dentista, esclareça todas as suas dúvidas e descubra qual o melhor caminho a seguir.
Gostou do nosso artigo? Certamente após essa leitura você saberá lidar melhor com os problemas de sensibilidade nos dentes.
E se você precisa de um serviço odontológico de qualidade, conheça nossas opções de plano odontológico ideal para você e toda a sua família. Acesse nosso site agora mesmo e entre em contato conosco!
Aproveite para saber mais sobre limpeza dental, e outras questões a respeito da sua saúde bucal, acessando nosso blog.
Leia também: Dor de dente na gravidez: Saiba mais e tire suas dúvidas