Seguro Funerário: O que é e quais são as vantagens
Contar com um seguro funerário é hoje uma condição fundamental para quem busca obter maior tranquilidade nos momentos em que é necessário organizar um velório ou sepultamento. É uma ação que exige, em muitos dos casos, gastos elevados para aqueles que ficam responsáveis por esse evento.
Você gostaria de conhecer o essencial a respeito do seguro funerário, o que é, como funciona, vantagens, entre outras informações? Então, continue a leitura.
Aqui, apresentamos informações que podem clarear a sua mente quanto a esse produto, de maneira a fazer com que o contrate de forma segura. Confira!
O que é seguro funerário?

Também chamado de seguro funeral, seguro funerário é um seguro que, dito de maneira simplificada, cobre as despesas funerárias do beneficiário, mas no limite da cobertura contratada. Esse produto também pode ser compreendido como um dos ramos do seguro de vida, considerando se tratar de um seguro que acoberta o benefício diante de um risco em específico: falecimento.
Vale dizer, o seguro funerário é um dos tipos de seguros mais procurados pelos brasileiros, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) de 2017. O seguro funeral movimentou, neste ano, mais de R$ 179 milhões em prêmios concedidos aos segurados/beneficiários.
Como o seguro funerário funciona?

O funcionamento velório do seguro funerário é muito simples. E, com o objetivo de elucidar quaisquer dúvidas nesse sentido, montamos um exemplo prático:
Digamos que Joana fez o seguro funerário em 2005 e, em 2019, veio a falecer em decorrência de uma doença que ela descobriu em 2015.
Então, após essa informação oficial, a família de Joana pode entrar em contato com a seguradora ou corretora de seguros, que ficará responsável, caso esteja previsto na apólice, pelos serviços referentes à documentação, sepultamento ou cremação.
Caso esses serviços não estejam presentes no contrato de adesão do seguro funeral, a família receberá o reembolso do valor que gastou em relação aos serviços envolvidos no processo de sepultamento ou cremação, a título de prêmio ou indenização.
Quais as vantagens do seguro funerário?

O seguro funerário oferece diversas vantagens à família do beneficiário, bem como a este, como:
- Tranquilidade e comodidade para a família do segurado, que não precisará se preocupar com valores referentes ao sepultamento ou cremação;
- Maior tranquilidade psicológica para os parentes do segurado, uma vez que esse momento é, geralmente, acompanhado pela dor;
- Ausência de burocracia quanto ao processo de sepultamento;
- A família pode contar com a ajuda de especialistas na área, de maneira a tomar decisões certas;
- O seguro funerário pode cobrir diversos membros da família, a depender do acordo previsto na apólice;
- Orientação quanto à escolha da melhor empresa para realizar o sepultamento.
São vantagens que se resumem, de certo modo, a garantir maior conforto e tranquilidade para aqueles que estão se despedindo de um ente familiar querido. Só isso demonstra o valor significativo que um seguro funeral expressa.
Como escolher um seguro funeral?

Na escolha de um seguro funeral, é preciso levar em consideração alguns fatores. São, na verdade, orientações gerais para que você faça uma boa escolha, conforme suas necessidades. A seguir, apontamos os principais elementos que deve considerar nesse processo. Veja:
- Coberturas
A primeira coisa que deve fazer no processo de escolha de um seguro funeral é saber quais coberturas a seguradora oferece em relação a esse produto em específico.
É preciso mapear todas as coberturas oferecidas e, com base nisso, verificar se elas podem atender às suas necessidades. Após isso, busque comparar as coberturas oferecidas pelas seguradoras que atuam fornecendo esse produto. Ao fazer isso, poderá selecionar a mais vantajosa.
- Valor do prêmio
Também busque saber o valor da indenização que a sua família receberá no caso de seu falecimento. A lógica de ação é a mesma. É preciso fazer uma ampla pesquisa de seguradoras que oferecem esse produto e, com base nisso, selecionar aquela pode garantir a sua família uma indenização justa, que cubra as despesas funerárias.
Vale dizer que é possível aumentar o valor do prêmio conforme suas necessidades. Isso é algo que deve levar para ser discutido no momento de negociação do seguro funeral.
- Suporte
Verifique também se a seguradora conta com um suporte de atendimento eficaz, que seja capaz de resolver quaisquer dúvidas que tenha a respeito deste produto. Afinal, é muito comum surgir dúvidas, considerando que nem todas as pessoas conhecem perfeitamente as cláusulas presentes na apólice.
Por isso, vale a pena levar o contrato para um especialista que possa analisar mais a fundo esse instrumento.
Quais são as coberturas de um seguro funeral?

Um seguro funeral pode contar com diversas coberturas, dentre elas:
- Sepultamento ou cremação do beneficiário;
- preparação do corpo para o velório e funeral;
- Indenização para despesas pequenas que surgirem no processo de sepultamento do titular da apólice (e seus dependentes);
- Registro de documentação referente à obtenção de certidão de óbito;
- Indicação de funerárias que trabalham com a seguradora, oferecendo serviços funerários.
São coberturas, vale dizer, básicas, que podem ser adicionadas a um seguro funeral conforme interesse do beneficiário. Em todo caso, é sempre bom pensar em várias hipóteses de risco para que assim monte um seguro funeral que realmente seja capaz de atender suas necessidades.
Plano funerário e seguro funerário: quais as diferenças?

Uma confusão bastante comum é em relação aos termos “plano funerário” e “seguro funerário”. As pessoas acreditam se tratar da mesma coisa, em geral. No entanto, saiba que são serviços distintos.
O seguro funeral é fornecido por uma seguradora por meio de uma apólice que prevê direitos e deveres, sendo semelhante a um seguro de vida, por exemplo. O plano funeral, por sua vez, é oferecido, em geral, por funerárias ou cemitérios.
Basicamente, a principal diferença entre esses dois produtos é que, no caso do plano, o titular já dispõe de serviços estabelecidos e fornecidos pela funerária ou cemitério, como translado de corpo, caixão, velório, coroa de flores, etc. No caso do seguro funeral, é comum que a família do segurado busque por tais serviços, vindo a ser reembolsada pela seguradora no limite do valor da indenização prevista na apólice.
Como fazer seguro funeral?

Após ler este conteúdo, ficou interessado em contratar um seguro funeral? Então, saiba que o processo de contratação de um seguro funeral é muito simples: basta se dirigir para uma seguradora ou corretora de seguros para conhecer melhor o seguro funeral e, assim, tomar as medidas necessárias para efetivar a contratação.
Por que ter um seguro funerário?

Contar com um seguro funerário é fundamental para o beneficiário que busca não apenas evitar que seus familiares tenham custos elevados em um processo de velório e/ou sepultamento, mas também quando o objetivo é garantir que eles tenham a paz que precisam para realizar a última homenagem ao ente querido. Por isso, não deixe de contratar um seguro funerário para você.
Conclusão
E então, agora que sabe o essencial a respeito do seguro funerário, que tal realizar a contratação desse produto hoje mesmo para garantir o conforto que sua família precisa naquele momento que sabemos que é de muita dor?
A boa notícia é que você pode fazer isso entrando em contato com a Facilita Seguros. A corretora que descomplica sua vida e garante a você seguros completos por um preço justo. Não deixe de entrar em contato conosco!