Seguro de Invalidez: O que é ? Conheça as Coberturas e Vantagens
O seguro de invalidez é um dos ramos de coberturas e de seguros que mais geram dúvidas para os segurados, pois muitas das informações dependem do conceito de invalidez, da sua gravidade e de como as seguradoras oferecem cada tipo de plano para cada caso. Muitas vezes, esse tipo de seguro tem ligação ou está incluído em um seguro de vida, em que existem coberturas para acidentes pessoais e outros tipos.
Portanto, para que você possa saber um pouco mais sobre esse assunto e encaixar sua necessidade com os tipos de coberturas existentes, confira as informações abaixo e saiba mais sobre o assunto!
Quais os tipos de invalidez considerados?

De acordo com a classificação feita pelas empresas de seguros, as seguradoras, existem algumas classificações para diferentes tipos de invalidez, assim como suas causas. Elas podem ser: profissional, por doença, por acidente pessoal ou por senilidade.
O que causa e como classificar cada tipo?

A invalidez profissional geralmente é causada pelo exercício de atividades realizadas no ambiente de trabalho, que pode resultar em lesões corporais, perturbações ou até mesmo doenças; a invalidez por doença já tem sua explicação no próprio nome. Já a invalidez por acidente pessoal pode ser mais complicada, pois existem tipos de acidentes a serem considerados.
Nesse caso, os tipos podem ser evento súbito, externo, involuntário ou que acarreta a incapacidade de exercer as atividades normais, que gerem algum tipo de remuneração ou ganho. Essas cinco características devem ocorrer em conjunto para que o evento seja considerado como acidente pessoal de invalidez.
E, por último, a invalidez por senilidade é considerada como um desgaste orgânico próprio do processo de envelhecimento, em que a força, capacidade mental ou física são diminuídas ou afetadas.
Fique atento se o seguro cobre o que você precisa

Dependendo do tipo de invalidez, alguns seguros podem não cobrir totalmente o que você precisa. No caso de invalidez total, a indenização é de 100% do capital segurado; mas, caso a invalidez seja classificada como parcial, esse valor irá variar dependendo da gravidade do caso. Se estivermos falando de invalidez profissional, ela geralmente tem cobertura oferecida pelo SAT (Seguro de Acidentes de Trabalho), que é um seguro estatal.
Quando vale a pena contratar um plano por invalidez?

Muitas vezes algum acidente ou acontecimento pode mudar drasticamente a vida das pessoas. Então, o ideal é que elas tenham esse tipo de cobertura para que possam desfrutar de alguma segurança em um momento difícil e em casos de eventos inesperados.
Geralmente, os seguros de vida possuem coberturas adicionais que incluem invalidez permanente total ou parcial por acidente, invalidez funcional permanente por doença e invalidez profissional permanente total por doença.
Quais as vantagens?

No caso de uma invalidez total, muitas vezes a pessoa perdeu o movimento ou algo que influenciava diretamente no seu trabalho ou em sua atividade laboral, e o seguro previne para que ela não fique desamparada.
Nesses casos, o segurado receberá uma porcentagem do seu capital, de acordo com a gravidade da doença, algo que serve como uma proteção para a renda e que pode ajudar a manter ou equilibrar o padrão de vida das pessoas que dependem desse dinheiro.
Isso possibilita e facilita uma possível recuperação, fazendo com que ela seja mais tranquila e viável de acontecer.
Como posso declarar o seguro de invalidez no IR?

Mais um motivo para investir nesse tipo de seguro é que ele não é considerado um aumento patrimonial, mas sim uma reposição. Portanto, o seguro de invalidez é isento do Imposto de Renda, mas mesmo assim deve ter seus valores declarados como especificador do informe de rendimentos da seguradora. No caso de alguma dúvida, você pode conversar com uma seguradora para entender melhor como isso funciona.
Quais as outras coberturas que posso contratar?
Isso depende de cada seguradora, mas existem coberturas adicionais que podem ser contratadas juntamente com o seguro de invalidez. Como: despesas médico-hospitalares e odontológicas, diária por internação hospitalar, diárias de incapacidade temporária, auxílio-funeral e assistência 24h. Se você quer saber um pouco mais sobre cada uma dessas coberturas adicionais, além da diferença entre auxílio-funeral e assistência funeral.
Quais riscos os seguros geralmente não cobrem?

Apesar das várias opções que estão incluídas no seguro de invalidez, há alguns riscos que não entram nessa cobertura ou até mesmo em coberturas adicionais.
Alguns deles são: atos ou operações de guerra; revoltas e tumultos públicos; uso de material nuclear ou contaminação radioativa devido a exposição a materiais contaminados; doença ou lesão preexistente, mas que não foi declarada na proposta de adesão do seguro; suicídio, se ocorrer entre os dois primeiros anos de adesão; uso de álcool ou drogas; acidentes provocados por fenômenos da natureza; perturbações ou intoxicações alimentares de qualquer espécie; atos terroristas ou afins que sejam reconhecidos como um atentado à ordem pública.
Atente-se ao período de carência
Para as indenizações de morte ou invalidez não há um período de carência. Mas, para coberturas de internações hospitalares, é possível que haja uma franquia de até 15 dias. Entretanto, esse tipo de informação também depende do plano que você escolher e da seguradora, portanto, é importante verificar as condições específicas do contrato e de que maneira o período de carência e de franquia age sobre as coberturas.
Não deixe para depois
Atente-se à sua saúde e procure prevenir situações que podem ser remediadas ou amenizadas através de um seguro. No caso de acidente ou invalidez, o seguro pode trazer um suporte para seu padrão de vida e ser uma preocupação a menos durante o período de recuperação.
Entre em contato conosco!
Se você gostou desse tipo de conteúdo e quer saber um pouco mais sobre seguros de invalidez ou seguros de vida e suas diversas vantagens, confira nosso site! Saiba mais sobre a Aposentadoria por Invalidez e quais as doenças dão direito à aposentadoria no artigo que preparamos para você.
Temos vários produtos e diversas opções que podem se adequar a sua necessidade e atender o que você está procurando. No caso de alguma dúvida sobre planos ou até mesmo alguma pergunta sobre as coberturas, entre em contato conosco. Possuímos uma equipe especializada pronta para te ajudar e responder a todas as suas questões!
Leia também: Assistência funeral: o que é e como funciona? Tire suas duvidas.