Seguro Auto x Assistência Auto: Saiba qual é a diferença!
O carro é uma importante ferramenta de locomoção, seja no trabalho ou nos momentos de lazer. Por isso, ter segurança e tranquilidade na hora de rodar faz a diferença para os motoristas. Assim, contratar um seguro auto ou uma assistência auto é uma das melhores opções, mas você sabe a diferença em Seguro Auto x Assistência Auto?
Apesar de parecerem oferecer a mesma coisa e de se complementarem, o seguro auto e a assistência auto são produtos diferentes. Os dois têm como objetivo ajudar o motorista quando algum problema acontece com o carro, entretanto, os serviços oferecidos não são os mesmos.
Neste texto, vamos falar sobre as diferenças entre o seguro auto e a assistência auto. Dessa forma, você vai poder escolher o modelo que mais se adapta às suas necessidades e ao seu orçamento.
Qual a diferença entre o Seguro Auto x Assistência Auto?

Tanto o seguro auto, como a assistência auto são serviços cujo objetivo é auxiliar os motoristas durante acidentes ou imprevistos. Entretanto, o tipo de ajuda oferecido pelos dois serviços é diferente.
De uma forma simples, podemos dizer que o seguro auto entra em ação quando os problemas envolvem a perda ou algum dano ao automóvel. Ou seja, o seguro é utilizado quando o motorista teve o carro roubado/furtado ou se envolveu em um acidente e precisa pagar o conserto do automóvel, pagar pelo reparo dos danos causados em outro carro ou o automóvel deu perda total.
Já a assistência auto é acionada quando acontecem problemas menores e que não envolvem grandes avarias no carro. Por exemplo, serviços de guincho, pane seca, troca de pneus, carro reserva e pequenos reparos, como a substituição das lanternas.
Vantagens e os benefícios do Seguro Auto

Nem todo mundo entende a importância de contratar um seguro auto, afinal você pode não precisar fazer uso dele. Entretanto, ele dá a tranquilidade de rodar sabendo que você está protegido contra qualquer imprevisto que possa acontecer no caminho.
Dessa forma, podemos citar algumas vantagens de investir em um seguro auto. São elas:
- Segurança: a seguradora assume os riscos por você. Assim, se alguma coisa acontecer com o carro (desde que esteja coberto pela apólice) a seguradora vai arcar com os custos, seja o conserto ou a compra de um novo automóvel.
- Comodidade: as apólices de seguros podem ser personalizadas de acordo com as necessidades do motorista. Por exemplo, atendimento em todo território nacional, pagamento dos danos feitos a terceiros e auxílio no atendimento às vítimas. São várias as opções disponíveis para criar uma apólice que atenda às exigências do motorista.
- Atendimento 24 horas: os serviços atrelados a apólice de seguro podem ser acionados a qualquer momento do dia e em qualquer dia da semana. Assim, o motorista não corre o risco de ficar na mão caso um imprevisto aconteça em um domingo ou feriado.
- Indenização: muitos contratos de seguro auto garantem uma indenização ao motorista quando o valor do prejuízo supera 75% do valor do contrato ou quando o carro sofre perda total. Nesses casos, a seguradora repassa 100% do valor do contrato ao motorista ou 100% do valor do automóvel de acordo com a tabela FIPE.
- Proteção contra roubos e furtos: o roubo/furto de carros é um problema nas grandes cidades. Nesses casos, o seguro auto reembolsa 100% do valor do automóvel. Assim, o motorista não corre o risco de ficar sem se locomover.
Vantagens e os benefícios da Assistência Auto

A assistência auto é responsável por serviços que não envolvem o pagamento de indenizações ou consertos. Ela é acionada em momentos pontuais e que exigem uma resposta rápida. As vantagens de ter uma assistência auto são:
- Agilidade: ao contrário dos serviços dos seguros que precisam passar por inspeção e aprovação, os serviços da assistência auto são muito mais dinâmicos. As empresas contam com parceiros ou estações próprias em vários pontos estratégicos. Assim, o socorro chega rapidamente e o motorista não corre o risco de ficar parado no meio do nada.
- Tranquilidade: os serviços de assistência auto estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias. Dessa forma, o motorista conta com atendimento imediato para problemas mecânicos e elétricos, substituição de baterias, pneus e pane seca.
- Comodidade: acionar os serviços da assistência auto é muito simples. Atualmente, com uma ligação rápida ou através de um aplicativo no celular é possível indicar qual o problema, sua localização e requisitar auxílio.
Quando escolher entre o Seguro Auto e a Assistência Auto

Essa decisão depende do tipo de proteção que o motorista acha necessário. Se o carro é uma ferramenta de trabalho ou indispensável para a locomoção do motorista e sua família, o seguro auto é a melhor opção.
Agora, se o motorista busca por uma solução de proteção mais dinâmica, segura e com valor mais atrativo, os serviços da assistência auto se destacam.
Entretanto, é importante lembrar que muitas apólices de seguros auto oferecem serviços de assistência auto no seu pacote. Dessa forma, o motorista pode contar com os dois modelos de proteção.
Seguro Auto x Assistência Auto: Custo-benefício

Existem diversas seguradoras que oferecem diferentes modelos de seguro auto e assistência auto. Cada uma oferece um pacote de serviços e cobra diferentes valores por ele. Por isso, para conseguir o melhor custo-benefício para sua apólice ou serviços de assistência, o motorista precisa fazer uma pesquisa.
No caso do seguro auto, nem sempre os preços mais baixos correspondem ao melhor custo-benefício, afinal a redução nos valores pode refletir nos tipos de serviços oferecidos ao segurado e as limitações desses serviços.
Dessa forma, fazer uma cotação com várias empresas é o primeiro passo para encontrar o melhor custo-benefício para as suas necessidades específicas. Analise cada proposta, principalmente, no que se refere ao valor da franquia, ao percentual da tabela FIPE e a forma de pagamentos, ela pode ser à vista ou parcelada.
Também confira todas as condições e serviços oferecidos, a área de cobertura da apólice e como as indenizações serão repassadas para o segurado. Lembre-se, fatores como os locais por onde roda, perfil do motorista e o modelo do automóvel vão interferir no valor do seguro.
A apólice com melhor custo-benefício é aquela que atende as suas necessidades e que cabe no seu orçamento.
Os planos de assistência auto são mais simples, geralmente, não envolvem a contratação de uma franquia. Por isso, são mais baratos que o seguro auto.
Ao contratar uma assistência auto você pode escolher diversos tipos de serviços, entretanto, existem limitações de quantas vezes o serviço pode ser acionado, do tamanho da área de cobertura e a distância percorrida pelos serviços, como no caso dos guinchos.
Por exemplo, serviços como troca de pneus e pane seca podem ser acionados X vezes. Se você precisar dessa ajuda mais do que isso, terá de pagar um adicional ou bancar toda a operação.
Novamente, fazer a comparação entre várias propostas é a forma mais segura de encontrar aquela que melhor atende às suas necessidades e ao seu perfil. Avalie quais os tipos de serviços que seu carro exige com mais frequência e de prioridades a eles, verifique se a área de cobertura abrange as regiões por onde costuma rodar e analise o tamanho da rede de apoio oferecida pela assistência auto.
Quais as coberturas de uma Assistência Auto?

A quantidade de serviços e o tipo de cobertura de assistência auto varia de acordo com a empresa que oferece o pacote. Entretanto, existem alguns serviços mais comuns, que podem ser encontrados na maioria das assistências auto. São eles:
- Guincho e Reboque;
- Chaveiro;
- Problemas elétricos;
- Pane seca;
- Falhas mecânicas;
- Serviço de leva e traz;
- Hospedagem;
- Troca de pneus.
- Motorista amigo
- Lavagem ou higienização do automóvel
- Acesso a centros automotivos
- Carro reserva
Qual é a diferença entre Cobertura e Assistências no Seguro Auto?

A cobertura se refere ao conjunto de sinistros que podem acontecer com um automóvel e que serão indenizados pela seguradora. Geralmente, ela envolve alguns desses acontecimentos:
- Roubo
- Furto
- Incêndios
- Danos causados por fenômenos naturais
- Batidas
- Acidentes com a participação de terceiros
Já a assistência é um conjunto de serviços que pode ser anexado a uma apólice de seguros ou adquirido separadamente.
Conclusão
O seguro auto e a assistência auto são ferramentas essenciais para aumentar a segurança e a tranquilidade do motorista. Apesar de serem parecidos, eles atuam de forma diferente, a primeira focada em sinistros e a segunda em serviços pontuais do dia a dia.
Para encontrar o modelo ideal é preciso considerar as necessidades do motorista e o tamanho do orçamento. Entretanto, o motorista não é obrigado a escolher entre um ou outro.
É comum encontrar no mercado apólices de seguro que, entre os opcionais, oferecem um grande pacote de serviços de assistência auto. Dessa forma, é possível criar um modelo que aproveite o melhor das duas opções.
Clique aqui e acesse o nosso site. Nós vamos te ajudar a encontrar o seguro de automóveis com tudo o que você precisa e cabe no seu bolso.