Quais são os melhores cuidados com a saúde bucal na terceira idade?
Os cuidados com a saúde bucal na terceira idade devem ser um hábito construído ao longo da vida. Isso porque, os problemas bucais podem acometer qualquer indivíduo que negligencie os seus cuidados.
É importante ressaltar que na terceira idade, as chances de se desenvolver algum tipo de doença bucal é ainda maior e por isso, os cuidados devem ser mantidos.
Sabendo da importância deste assunto, preparamos este conteúdo, onde discutiremos a importância da saúde bucal e como manter os cuidados mesmo na terceira idade. Acompanhe!
Qual a importância de se manter a saúde bucal em dia?
Na medida que o organismo envelhece, existe uma possibilidade maior que o indivíduo com facetas de resina composta perca os dentes e até mesmo desenvolvam problemas bucais. Mas, isso não significa que todos os idosos terão problemas com o seu sorriso.
No entanto, não ter um sorriso saudável não prejudica somente a saúde dos dentes. Estudos mostram que a qualidade da saúde bucal afeta a saúde orgânica, pois existe uma maior proliferação das bactérias e também compromete a qualidade de vida e autoestima.
Quais doenças atingem o paciente idoso
A seguir, você confere uma lista com as principais doenças que acometem o sorriso do paciente da terceira idade:
- Xerostomia (ressecamento da boca);
- Gengivite;
- Cárie;
- Candidíase;
- Câncer de boca;
- Leucoplasia.
4 Passos para manter a saúde bucal em dia
As doenças bucais só podem ser evitadas e combatidas quando o paciente faz a higienização correta dos dentes naturais ou com as facetas de porcelana durabilidade, língua e gengiva.
No entanto, são poucos os adultos e pacientes idosos que realmente a fazem. Os especialistas recomendam que todos os adultos escovem os dentes, pelo menos, por dois minutos – mas a realidade é que quase ninguém passa esse tempo escovando.
A seguir, você encontra um passo a passo para manter a saúde bucal em dia. Veja:
Escove os dentes
Para escovar os dentes você precisa de uma escova macia e uma pasta de dente. Mas, atenção: pacientes que perderam todos os dentes não devem usar a escova, mas sim fazer um bochecho para remover os resíduos.
Enquanto aos pacientes com implantes dentários ou lente nos dentes, devem-se escovar normalmente, pelo menos, três vezes ao dia ou melhor, após todas as refeições.
Para que a higienização seja completa, o ideal é que a escova seja adequada ao tamanho da boca do paciente. Dessa maneira, ela consegue chegar em todos os locais da boca.
Use o fio dental
Usar o fio dental é recomendado para todos os pacientes que possuem implantes ou até mesmo a lente de contato dental.
O seu uso é imprescindível, já que o fio dental consegue remover todos os resíduos e placas bacterianas que a escova não foi capaz. No entanto, o seu uso requer atenção e cuidado, pois pode causar ferimentos na gengiva.
Escove a língua
A higienização da língua é parte fundamental para a manutenção da saúde bucal. Isso porque, ao limpar a língua, os restos de alimentos ficam depositados nela e junto com a saliva, formam uma massa esbranquiçada conhecida como saburra.
A saburra é uma massa repleta de bactérias que podem causar mau hálito– removê-la é fundamental.
Para higienizar a língua, faça movimentos como se estivesse varrendo. Assim, a saburra é jogada para fora e não jogada para dentro da garganta.
Use enxaguante
O uso de enxaguante bucal vai de acordo com a preferência do paciente. Isso porque, ele tem a função de deixar o hálito mais refrescante.
É importante ressaltar que o enxaguante bucal sozinho não é capaz de eliminar as bactérias. Portanto, ele deve ser associado a uma boa higienização.
Vá ao dentista e atente-se aos cuidados bucais
Para manter a saúde bucal em dia, é importante que o paciente com faceta dental escove os dentes corretamente, mas também é imprescindível que se faça visitas regulares ao dentista. O profissional avalia, diagnostica e trata diversos problemas bucais.
Todos os pacientes, independente da idade, devem ir ao especialista, pelo menos, duas vezes ao ano.
Nessas consultas, o dentista faz uma avaliação e uma limpeza a fim de remover possíveis impurezas.
Pacientes idosos que sofrem com problemas bucais devem ir ao dentista com mais frequência. Não deixe sua saúde de lado! Procure um especialista.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.