Retração Gengival: Saiba o que é e como tratar. Veja aqui!
A retração gengival é um problema atinge cerca de metade da população mundial e, se não tratado, pode ocasionar a perda dos dentes.
Também conhecida como recessão gengival, é uma condição que traz bastante desconforto para quem sofre desse mal, principalmente nas condições em que a infecção já se encontra em estágio avançado e, além dos sintomas físicos, também começam a aparecer as evidências visuais.
Estimativas apontam que cerca de metade da população mundial, com idades entre 18 e 65 anos, sofre ou já sofreu de retração gengival em, pelo menos, um dente.
A retração gengival possui diversas formas de tratamento. Estas dependem de qual estágio se encontra a gengiva no momento do diagnóstico. Por isso, é importante que se atente aos sintomas e sinais que o corpo dá indicando que há algo de errado.
O que é retração gengival?

A retração gengival é quando o tecido da gengiva abaixa, de modo a se afastar dos dentes, deixando a raiz exposta. Consequentemente, esta diminuição dá a aparência de que os dentes estão mais longos, mas na verdade, eles só estão mais expostos.
Ainda, a retração gengival é uma das principais causas de sensibilidade bucal e pode aparecer em um ou mais dentes ao mesmo tempo. Os casos, em sua maioria, acontecem de forma lenta e tendem a piorar conforme o passar do tempo.
O que causa a retração gengival?

A retração gengival pode acontecer por diversos motivos, mas o principal deles se dá pelo descuido na saúde bucal. A falta de cuidados essenciais como escovar os dentes da maneira correta, com a escova correta, ou a ausência de fio dental no dia a dia, pode favorecer os casos de retração gengival.
Mas, o fator também pode ocorrer por outros motivos que não a negligência do paciente no cuidado bucal. Entre os mais comuns, estão:
- Envelhecimento;
- Aparelhos ortodonticos mal colocados;
- Posicionamento errado de algum dente;
- Bruxismo, que consiste no hábito de ranger os dentes inconscientemente;
- Questões hereditárias, quando não há nenhuma explicação para o ocorrido;
- Infecções bucais.
Em todos estes casos, é necessário que haja a avaliação profissional para que se saiba, de fato, o que está ocasionando a diminuição da gengiva. Então, se você desconfia que possa estar com retração gengival, entre em contato imediatamente com um dentista e faça a avaliação.

Os sintomas da retração gengival podem variar entre um caso ou outro, a depender das condições e do quão avançada a infecção está. Mas, na maioria dos casos, além de enxergar o dente mais exposto e a gengiva retraída, o paciente também reclama de:
- Amarelamento dos dentes;
- Aumento da sensibilidade na arcada dentária;
- Sangramento da gengiva após escovar os dentes ou usar o fio dental;
- Mau hálito;
- Gengivas vermelhas;
- Dor no dente e na gengiva;
- Perda dos dentes, nos casos mais graves.
Quem pode ter retração gengival?

Todas as pessoas estão sujeitas a ter a retração gengival, pois, como dito anteriormente, ela pode ser causada por diversos fatores que não estão necessariamente ligados a condições físicas ou de saúde, como é o caso da higienização correta, por exemplo.
Apesar disso, observa-se que a retração gengival aparece com mais frequência em idosos, pessoas que estão com a imunidade comprometida, fumantes, diabéticos ou quem tem uma má alimentação.
Quais são os tratamentos para a retração gengival?

O tratamento para a retração gengival varia conforme a gravidade do problema. Em casos simples, a profilaxia dental, conhecida como limpeza dentária, associada à raspagem e à novas rotinas de cuidado com a higiene bucal surtem efeito de forma rápida e eficaz.
Já em casos severos, o profissional pode indicar uma cirurgia de recobrimento radicular, que consiste em uma técnica de enxerto onde é retirado o fragmento do tecido do palato que, posteriormente, é transplantado para a área retraída, reparando a gengiva.
A retração gengival causa sensibilidade nos dentes?

Sim, a retração gengival causa sensibilidade nos dentes. Isso acontece porque a exposição da raiz do dente eleva a sensibilidade da região, principalmente com alimentos pastosos ou gelados.
Além de aumentar a sensibilidade, a retração gengival também aumenta o risco de cáries e lesões, deixando a gengiva e a saúde bucal ainda mais comprometidas do que já estão.
Como prevenir a retração gengival?

A prevenção se dá por hábitos saudáveis na rotina e no cuidado bucal, já que a ausência dos mesmos são, na maioria dos casos, o causador do problema. Além de procurar um profissional capacitado para avaliar a sua condição, os cuidados primordiais para prevenir a retração gengival são:
- Escovação correta, que deve ser feita sempre após cada refeição e, de preferência, com escovas que tenham cerdas macias ou extra macias;
- O uso regular e correto fio dental, pois ele é responsável por alcançar lugares em que a escova não chega;
- Alimentação saudável, rica em Fibras e Vitamina C, pois ajudam na diminuição do acúmulo da placa dentária e fortalecem os dentes;
- Evitar o uso de bebidas alcoólicas e tabaco.
Importância da visita regular ao dentista

Assim como as idas frequentes ao médico, a visita garante com que o nosso corpo fique saudável em todos os aspectos.
Mesmo prevenindo e tomando todos os cuidados necessários para evitar a retração gengival, é de extrema importância visitar regularmente seu dentista, uma vez que muitos dos problemas e bactérias bucais aparecem de forma silenciosa e só podem ser avaliados e tratados por um profissional.
Em casos onde o paciente se sente seguro com seus autocuidados bucais, o indicado é que as consultas periódicas ao dentista sejam feitas com intervalo de, no máximo, seis meses entre uma e outra. Nessas ocasiões, devem ser feitos exames de check-up, a fim de prevenir e detectar possíveis doenças periodontais.
Em casos mais específicos, onde o paciente sente que algo está errado com a sua saúde bucal, o indicado é que seja feito um acompanhamento com um espaço de tempo menor entre uma consulta e outra.
Já em casos de tratamentos específicos como o de retração gengival, por exemplo, o profissional deve agir de forma rápida e assertiva, visando o bem-estar e a recuperação do seu paciente.
Os planos odontológicos são sempre a melhor opção para quem quer começar um tratamento bucal de ótima qualidade e sem burocracia. Seja para avaliações e consultas de última hora, ou para um tratamento longo e específico, eles ajudam o paciente a economizar dinheiro com o tratamento dentário, além de lhe proporcionarem segurança e comodidade com o ambiente.
Conheça os Planos Odontológicos que ajudarão você a manter o sorriso bonito e saudável por um preço acessível.
Conclusão
Como vimos, a retração gengival é algo que afeta milhares de pessoas em todo o mundo e se dá por diversas questões, sejam elas por falta de cuidado do próprio paciente, ou por questões adjacentes que favorecem a recessão gengival.
Por este motivo, é importante o cuidado diário com a arcada dentária, atentando-se a escovação de forma correta, sem pesar a mão; o uso regular do fio dental, a adoção de práticas saudáveis e os demais cuidados já citados anteriormente.
A retratação gengival, na maioria dos casos, tem cura. Para tal, basta seguir à risca os cuidados certos indicados pelo seu dentista. Mas, lembre-se: este restabelecimento da gengiva depende muito do estágio em que a mesma se encontra.
Quanto antes o problema for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de recuperação total. Por isso, é de extrema importância que, ao menor sinal de aparecimento de qualquer sintoma descrito, o paciente procure um dentista para fazer a avaliação e, assim, prosseguir com o tratamento adequado.
Manter uma rotina de hábitos saudáveis é de suma importância para manter a sua saúde bucal em dia, a fim de a evitar não só a retração gengival, mas também diversas outras doenças e infecções bucais.
Mais do que uma questão estética, cuidar dos seus dentes, bem como da sua gengiva é tão importante e deve ser prioridade tanto quanto qualquer outro cuidado. Afinal, manter a saúde bucal em dia também evita que outros problemas possam surgir.
Agora que você já sabe de todos os passos que deve seguir para evitar a retração gengival, bem como os seus sintomas e como deve agir em casos de aparecimento de sintomas, fique atento! Não deixe de consultar o dentista e relatar o que está sentindo, só ele poderá te ajudar a seguir com o tratamento correto, sem efeitos colaterais e sem prejudicar mais a sua saúde bucal.
E, para isso, você com certeza precisará de um bom plano odontológico, que suprirá as suas necessidades e a de toda a sua família.
Então, se você estava à procura de um plano odontológico que atendesse a todas as suas necessidades e por um preço acessível, acabou de encontrar! Temos diversas opções de planos personalizados de acordo com as suas necessidades e condições.
Trabalhamos com mais de 10 mil dentistas espalhados por todo o país. Converse com os nossos consultores, tire as suas dúvidas sobre as nossas opções de planos odontológicos e comece hoje mesmo o seu tratamento bucal.