Perda de um animal de estimação: Como lidar? Veja aqui!
Perder um animal de estimação nunca é fácil: os laços que criamos com nossos bichinhos são muito fortes.
Recorremos ao seu amor em momentos de alegria e de tristeza e encontramos neles uma forma de lidar com nossos momentos difíceis.
Viver o luto, nesse momento, é muito importante para superar a perda e conseguir seguir em frente. Continue lendo para saber como lidar com a perda do seu animal de estimação.
Como superar a perda do seu animal de estimação?
A dor de perder o seu pet pode ser muito difícil e cada um supera essa perda em seu próprio tempo. O luto é extremamente normal e tudo bem se você e sua família sofrerem a partida.
Caso tenha filhos, explique a perda do pet para as crianças de forma que eles compreendam que a morte é parte da vida.
Uma forma de superar a perda pode ser criar um funeral para o seu pet, honrando seu animal de estimação e oferecendo à sua família uma sensação de encerramento. Vocês podem dizer algumas palavras e criar um memorial.
Outra possibilidade é encontrar um grupo de apoio. Pergunte ao seu veterinário se ele conhece algum abrigo na sua área onde você possa encontrar outras pessoas na mesma situação ou mesmo doar um pouco do seu tempo a outros bichinhos que estejam precisando.
A importância de viver e respeitar o seu luto

Perder um animal de estimação nunca é fácil. Estamos perdendo um grande amigo e isso é impactante e doloroso, podendo causar muita ansiedade, tristeza e desequilíbrio.
O luto é um sentimento de tristeza profunda que pode possuir alguns estágios:
– Negação: não queremos acreditar que perdemos o bichinho;
– Raiva: ficamos com raiva de pessoas como veterinários, familiares ou até de nós mesmos;
– Negociação: tentativa de solucionar o que aconteceu, pensando em tudo o que poderíamos ter feito diferente;
– Depressão: dor e tristeza ficam muito fortes;
– Aceitação: a tristeza se torna uma saudade dos momentos vividos, mas podemos ficar em paz com a partida.
Para o psicólogo Miguel Gomes, do CPPL (Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem), a dor de perder quem a gente ama deve ser sentida e faz parte do processo de recuperação. Para o profissional, “é necessário um tempo para que a dor vá embora ou se transforme e permaneça apenas a saudade”.
Guarde lembranças do animalzinho
Como vimos até aqui, viver e respeitar o luto é muito importante. E tudo bem querer relembrar seu animalzinho. Por isso, guardar lembranças dele pode ser uma forma de se sentir perto dele de novo.
Afinal, animais de estimação têm diversos pertences, assim como pessoas, e não há nada de errado em escolher manter alguns deles.
Pode ser um brinquedo favorito ou um cobertor, uma coleira ou uma variedade de outros itens. Quando você estiver pronto, pode doar alguns ou todos esses pertences e encontrar conforto em saber que eles estarão fazendo outro bichinho feliz.
Faça um ritual de despedida
É sempre muito difícil lidar com a perda de quem a gente ama — e isso certamente inclui a perda de um pet. Um ritual de despedida pode fazer toda a diferença em como você lida com esse momento.
Há diversas formas de honrar o seu pet, como criar um memorial em algum lugar onde ele gostava de passear, fazer um colar ou outro item com uma foto do seu pet, entre outras coisas.
Fazer um funeral para honrar o seu pet e se despedir dele pode ter um papel muito importante na sua superação. E, para não lidar sozinho com essa situação, você pode contar com um serviço de assistência funeral para pet e escolher entre cremar ou enterrar.
Adote um novo animal

Uma vez que você passou pelo luto, adotar um novo animalzinho pode trazer novamente alegria para sua vida. Não é preciso fazer isso de imediato — nem é indicado adotar um novo pet antes de sofrer a perda do que se foi.
Mas eventualmente você saberá quando é a hora de trazer um novo bichinho para sua casa.
Esse novo relacionamento pode trazer um suporte emocional significativo, benefícios para a saúde mental, companheirismo e muito amor.
Plano Funeral Pet: despedida digna ao seu melhor amigo
Perder um pet nunca é fácil, mas você e sua família não precisam passar por isso sozinhos. Com a Facilita Seguros, vocês contam com assistência pet, organizando o funeral e adquirindo muito mais tranquilidade nesse momento difícil.
Acesse nosso site e confira nossos serviços.