Para-brisa trincado dá multa? Saiba como reparar ou substituir
Motoristas que viajam com frequência já devem ter convivido com o estresse de um para-brisa trincado. Essa situação traz insegurança, por não saber o quanto o carro é afetado pelo dano nem o que pode ser feito para resolvê-la.
Por isso, preparamos um artigo para elucidar as principais dúvidas referentes a para-brisa trincado, como:
- Multa;
- Reparos;
- Substituição.
Siga conosco!
Quando reparar ou substituir o para-brisa

Assim que perceber o para-brisa trincado, o ideal é recorrer à ajuda de uma loja especializada em conserto de vidros automotivos ou ligar para o corretor, caso o motorista tenha contratado seguro automotivo.
Carros de passeio podem ter, no máximo, dois danos no para-brisa. Caso contrário, a troca precisa ser feita.
Como evitar que o para-brisa trincado aumente?

A solução indicada para evitar que o trincado do para-brisa aumente é com a utilização de um selo-reparo, adquirido em lojas automotivas.
A entrada de ar e poluentes entre as camadas do vidro é que faz com que o trincado aumente. Por isso, é importante colocar um adesivo transparente, como um paliativo, até que a situação possa ser avaliada por um técnico.
Por que para-brisa trinca?

Existem dois fatores preponderantes para um para-brisa trincar. São eles:
1. Choque com pedras e outros objetos
Esse risco existe principalmente para quem anda muito por estradas. Muitas vezes, as pedras saltam dos caminhões ou mesmo de chão batido. Quando pegam no carro, causam pequenas fissuras.
2. Choque térmico
Essa é uma razão muito comum, embora desconhecida de muitos motoristas. Quando o carro fica muito exposto ao sol, o vidro superaquece. Ao entrar no veículo, a tendência é ligar o ar-condicionado. E o choque do ar frio com o vidro quente faz com que o vidro não suporte a variação térmica e trinque.
Em que caso é necessário fazer o reparo?

Reparo do para-brisa é feito com a limpeza do local e a aplicação e uma resina, que é seca com ação de uma luz ultravioleta.
Essa é uma prática mais barata do que a substituição e é recomendada para quando a fratura é menor do que um cartão de crédito ou uma moeda de um real. Isso seria em torno de 10 cm de extensão ou um círculo com 4 cm de diâmetro.
É muito perigoso dirigir com o para-brisa trincado?

Vidro utilizado no para-brisa é o laminado, composto por três camadas e dez vezes mais resistente do que o vidro temperado. Ele não estilhaça em caso de quebra.
Como o para-brisa serve de apoio estrutural para o veículo, mantendo a resistência ao vento, é fundamental que esteja sempre íntegro. Caso contrário, a resistência diminui, podendo aumentar as vibrações e até mesmo comprometer todo o para-brisa, fazendo com que ele se solte.
A manutenção do para-brisa é importante para evitar acidentes.
Para-brisa trincado dá multa?

Seu para-brisa rachou? Fique atento porque isso pode lhe render uma multa. E pesada.
Conforme resolução do Código Nacional de Trânsito (Contran), para-brisa com trincado acima de 10 cm, em área crítica de visão do motorista, é passível de multa. As rachaduras circulares não devem ultrapassar os 4 cm de diâmetro.
Para ser considerada área crítica, o dano precisa ser na parte esquerda das palhetas do limpador de para-brisas, em frente ao banco do condutor.
Qual o valor da multa do para-brisa trincado?

Multa do para-brisa trincado é pesada. Além da apreensão do veículo, o motorista recebe autuação grave, com cinco pontos na carteira de habilitação.
O valor da multa é de R$ 195,23.
Seguros cobrem o reparo ou troca do para-brisa?

Em geral, os vidros laterais, traseiro e para-brisa são considerados como uma cobertura adicional dos seguros automotivos.
A troca e os reparos dependem de cada apólice. Portanto, se você possui um seguro contratado, confira se tem direito a este serviço. Caso contrário, pode acrescentá-lo, pois garante a sua segurança na hora de dirigir.
Conclusão
Para além do risco de multa e apreensão do veículo, é preciso ter como prioridade a segurança do motorista e demais ocupantes. Segurança em primeiro lugar.
A qualquer sinal de avaria no seu para-brisa, veja se não afeta sua visibilidade ao dirigir. Revise o estado de seus vidros com frequência, assim como outras partes do veículo.
Assim que possível, encaminhe o carro para avaliação em uma loja especializada no serviço. Dessa forma, será passada a melhor solução, que pode ser um simples e rápido reparo ou a substituição total.
Precisa de um seguro automotivo completo? Fale com a gente!