Pane elétrica no carro. Tudo que você precisa saber. Veja aqui!
Dentre os problemas no carro, a pane elétrica no carro é um dos mais confusos. É comum que o carro pare de funcionar completamente quando isso acontece, deixe a ignição, até todos os outros os acessórios que dependem da parte elétrica, como os faróis, o rádio e os vidros, por exemplo.
Por conta dessa falha geral, é relativamente simples reconhecer esse problema. Então, se você não quer precisar lidar com ele ou saber o que fazer quando acontece, continue lendo este post e entenda tudo sobre a pane elétrica.
O que é uma pane elétrica?

Resumidamente, a pane elétrica é um problema causado pelo sistema de alimentação do carro. Normalmente, envolve a bateria ou o alternador, que é responsável por recarregá-la. Quando isso ocorre, o resultado é uma falha geral em toda a parte elétrica do veículo, o que afeta diversos dos seus componentes.
Como ocorre a pane elétrica nos carros?

A pane pode ocorrer por diversos motivos. Como mencionamos acima, o mais comum e mais simples é a bateria descarregada. O ideal é que você leve a um profissional para fazer os testes, já que podem levar a choques. Caso a bateria esteja descarregada, ela deve ser substituída.
Outro problema comum é por conta do alternador, peça responsável por recarregar a bateria. É muito comum que a correia do sistema arrebente ou exista algum problema dentro da peça, podendo ser necessário que ela seja substituída parcial ou totalmente.
Enquanto essas são as causas mais comuns, existem outros problemas elétricos que podem levar as panes, como o curto-circuito no sistema. Normalmente, ele é provocado por um fusível queimado, que você pode conhecer lendo o manual do veículo. O objetivo dessa peça é proteger o carro.
Por exemplo, imagine que você tenha um problema. Ao invés de prejudicar os sistemas acima, o farol, o rádio e os vidros, é o fusível que queima. A solução é bem simples, sendo apenas necessário trocar a peça. Porém, também é interessante investigar por que ele queimou.
A injeção eletrônica também pode ser uma fonte de problemas. É possível que ele falhe e gere uma pane elétrica que afeta todo o carro. Você pode testar isso pelo funcionamento do motor com a luz indicadora. Se a luz estiver ligada, mas o motor não, o problema é na injeção.
Outra potencial fonte de problemas é a bomba de combustível. É um problema raro, mas que pode acontecer, se a bomba tiver algum problema e não conseguir levar o combustível com a pressão necessária. Também tem uma solução simples, com a troca da peça.
Por fim, a bobina também pode causar problemas. Essa peça naturalmente cria tensões que provocam faíscas. O problema é quando essa peça super aquece, impedindo-a de gerar a energia necessária, o que leva a pane. Para testar isso, você pode esperar 15 minutos para que ela esfrie. Se o carro funcionar normalmente, o problema é esse e você deve levar o veículo à oficina.
Entenda os sinais antes da pane elétrica
Enquanto esses problemas são mais técnicos e ocorrem dentro do carro, ele normalmente dá sinais de que a pane está acontecendo ou, pelo menos, vindo. A primeira dica é observar as luzes do painel pois elas identificam o problema. Consulte a internet ou o manual para entender o que cada luz significa e procure ajuda de um mecânico o mais rápido possível.
Outro indicador óbvio de problema é quando o carro não pega ou se ele demora muito para fazer isso. Isso é um sinal claro de que a bateria está com um problema, e quanto mais rápido você resolver, melhor. Agora, confira o que fazer quando a pane elétrica acontece.
Encoste o carro em um lugar seguro
Se a pane elétrica de fato acontecer, o primeiro passo é ficar calmo. Pare o automóvel em um espaço seguro, mesmo que tenha que empurrá-lo para chegar lá. Caso funcione, ligue o pisca alerta ou use algum sinal para indicar para os outros motoristas que existe um problema. É para isso que serve o triângulo de segurança.
Peça ajuda
Outra boa dica é evitar resolver o problema sozinho. Entre em contato com a seguradora ou a equipe de socorro da rodovia. Por exemplo, uma saída comum é fazer a famosa chupeta na bateria, para a transferência de carga de uma bateria boa para uma ruim. Porém, esse procedimento é arriscado e pode danificar outros sistemas do veículo. Portanto, o ideal é evitar.
O que fazer para evitar a pane elétrica?

É claro que o ideal é sempre evitar lidar com esse tipo de problema. A manutenção preventiva é a melhor escolha para evitar não somente as panes elétricas, mas qualquer outro possível problema no veículo. Ao fazê-la com a frequência adequada, o profissional vai verificar cada sistema do veículo, garantindo seu pleno funcionamento ou antecipando os problemas antes que os mesmos ocorram.
Se você tiver alguma dúvida de quando fazer as manutenções, pode consultar o manual do veículo, para conhecer como cuidar das peças envolvidas nas panes, além de problemas como o alinhamento e balanceamento, troca de óleo e muito mais. Lembrando que esse processo também ajuda nas vistorias. Além dessa grande dica, existem outras formas de evitar as panes.
Como aumentar a vida útil da bateria?
Existem algumas dicas para que você consiga estender um pouco a vida útil da bateria do seu carro. Uma delas é deixar sempre a peça bem presa e segura. Se ela se movimentar no interior pode romper a afinação, não fornecer a energia suficiente e diversos outros problemas.
Antes de dar a partida no carro, evite ligar componentes que consomem muita carga como os aparelhos de som, rádio e os próprios faróis. Lembre-se de desligar todos eles antes de efetivamente desligar o carro.
Dessa forma você evita ter algum dispositivo eletrônico danificado por conta da alta demanda.
Outro ponto importante, é sempre evitar deixar o carro muito tempo sem rodar. Se ele estiver há muitos dias parado na garagem, é necessário que ao menos o motor seja iniciado.
A recomendação para os carros que ficam muito tempo parados varia bastante, podendo ser de uma a duas vezes por semana.
Mais uma dica importante é sempre impedir que o carro desligue em paradas. Mesmo que o sinal esteja demorando para abrir, ou mesmo que você esteja esperando alguém.
Se o carro está ligado, o melhor a se fazer é não desligar, porque além de causar muito estresse na bateria, ter que dar partida novamente, eleva ainda mais os riscos de algum problema acontecer.
A melhor de todas as dicas é sempre realizar a manutenção preventiva. Através dela, problemas que poderiam se tornar dores de cabeça gigantescas são resolvidos de uma maneira mais rápida.
Além disso, ela evita que um problema cause sérios danos em outros componentes do automóvel, reduzindo e muito as despesas que você teria.
Métodos para evitar panes elétricas

Fique sempre de olho nos sinais que foram citados, e que o carro fornece para você. Em caso do surgimento de qualquer suspeita de problema, o aconselhável sempre é levar o veículo para uma oficina.
Lembre-se que a manutenção preventiva é sempre a melhor solução para impedir que o seu bolso tenha muitos problemas.
Verifique constantemente a carga da bateria para saber a melhor hora de trocar, e não passar por maus bocados no meio de uma viagem.
Como já foi dito, a qualidade do combustível afeta e muito o funcionamento do carro. Fique sempre de olho se o combustível não rende o deveria render, e se ele parece minimamente adulterado.
O que fazer quando ocorre a pane elétrica ?

O melhor dos cenários é se a pane acontecer antes de você iniciar o seu trajeto com o carro. Nesse sentido, basta chamar um mecânico para que ele possa analisar melhor a situação.
Se estiver em movimento, fique calmo e leve o carro para o acostamento, nem que tenha que empurrá-lo, em seguida coloque o triângulo de segurança na pista para alertar os demais motoristas.
Peça ajuda para alguém, seja no meio da estrada ou ligando para algum conhecido ou familiar. Dê uma analisada no carro e veja se consegue identificar o problema.
Entretanto, na maioria das vezes, não há muito o que se possa fazer. Será preciso levar o carro de qualquer jeito até uma oficina. Caso você não saiba exatamente onde o veículo ficou, a adoção de um rastreador veicular é uma boa ideia para momentos assim.
Categoria Assistência Auto e Moto 24 horas

Para imprevistos desse tipo, a Assistência Auto e Moto 24 horas é perfeita. A Facilita oferece um serviço 24 horas que entrega benefício como reboque, se o seu carro parar no meio da estrada, assistência para troca de pneu, e também um serviço de Autossocorro após pane, que é o envio de um mecânico para conserto no local, se tecnicamente possível.
A pane elétrica é um problema que pode aparecer por conta de vários fatores, mas a pior parte é que normalmente ela vem de repente, e nos momentos mais inapropriados.
A assistência 24 horas é perfeita para momentos inesperados. Evite ficar sem nenhum amparo nessas situações, são muitos benefícios para você que é motorista. Venha conhecer todos os detalhes.
Se ainda restou alguma dúvida, entre em contato conosco. Nossa equipe está sempre pronta para te atender.
Conclusão
A pane elétrica no carro é um problema que pode causar muita dor de cabeça, além de custar um bom dinheiro. Por isso, é sempre melhor se prevenir e evitar passar por qualquer uma das situações acima, que podem irritar tanto quanto as multas de trânsito. Existem diversas outras formas de ter mais controle sobre o carro, como o rastreador veicular.
Gostou do post? Então conheça a assistência auto e moto da Facilita Seguros para garantir que seu carro esteja sempre protegido caso aconteça algum problema!