Ortodontia: Quais os melhores tratamentos para a terceira idade?
O cuidado com a saúde bucal deve estar presente em todas as pessoas, mas para aqueles que estão na terceira idade a atenção deve ser redobrada.
Por terem uma idade avançada, idosos estão muito mais propensos a desenvolverem problemas bucais, que podem acabar virando doenças graves, justamente por essa fragilidade do organismo.
Vale ressaltar que há muitos tratamentos que as pessoas pensam que é só para os jovens, como é o caso do aparelho ortodôntico invisível, por exemplo.
Ainda assim, pouco se comenta que esse tipo de tratamento é indicado para todas as idades e pode, inclusive, ajudar muitos idosos na hora de uma melhor saúde bucal.
Outro ponto importante que é sempre relevante comentar, é que a saúde e higienização bucal deve ser um cuidado presente na vida de todos, desde a infância, sendo pertinente o incentivo dos pais nesse quesito.
Uma má saúde bucal pode resultar em perda dentária, podendo haver a necessidade de um implante dentário.
Principais problemas na saúde bucal da terceira idade
Antes de mais nada, é fundamental que as pessoas tenham o conhecimento dos principais problemas bucais que acometem a terceira idade, principalmente os cuidadores dessa faixa etária.
Por se tratar de uma idade mais avançada, o cuidado com a higiene bucal muitas vezes não pode ser realizado sozinho, havendo a necessidade de um cuidador.
Dessa maneira, os cuidadores ou as pessoas que são responsáveis por ajudar os idosos na casa, tem de estar cientes das doenças mais comuns nessa faixa etária, como tratar e como reagir da melhor forma.
Caso haja a perda dentária, é importante procurar quanto custa um implante dentário.
Alguns dos problemas mais comuns incluem:
Cáries
Muitos pensam que as cáries só são comuns na fase da infância e adolescência.
Pelo contrário, as cáries são um problema recorrente em qualquer idade. Com o envelhecimento, o cuidado bucal fica mais complicado, então a proliferação de bactéria se torna mais fácil e mais comum.
Esse problema é caracterizado por uma série de dores bucais, bem como o surgimento de manchas escuras nos dentes, sendo necessário procurar quanto é o valor clareamento dental, com o intuito de remover essas manchas.
Xerostomia
Também conhecida como a doença da boca seca, esse problema consiste na redução da produção de saliva, sendo muito comum na terceira idade, já que normalmente nessa fase o uso de medicamentos é mais presente.
Além disso, com o passar da idade a produção de saliva fica mais complicada, principalmente à noite.
Gengivite
Um outro problema muito comum, quase tão comum contra a cárie. Essa doença ataca diretamente a gengiva dos idosos, que já estão desgastados com o passar do tempo.
Por isso, a gengivite deve ser revertida logo quando for realizado o diagnóstico. Se não houver o tratamento, pode desenvolver problemas mais graves.
Benefícios do uso de aparelho ortodôntico na terceira idade
Após entender os principais problemas bucais na terceira idade, vale ressaltar um assunto que normalmente não é muito comentado, que é o uso de aparelhos ortodônticos por idosos.
Pensa-se que os aparelhos são usados apenas na juventude e acabam tendo a ideia de que não existe um tratamento correto para a terceira idade, o que é um erro.
Além do aparelho, existem diversos outros tratamentos, como é o caso da prótese dentaria, utilizada para repor algum dente perdido.
Os benefícios que se tem quando se usa um aparelho na terceira idade são diversos, como, por exemplo:
Estética
A principal função do aparelho ortodôntico é corrigir os dentes esteticamente. Os idosos ainda se preocupam com sua aparência, então ao fazer esse tratamento, se sentem mais felizes com seu sorriso.
Por isso, o aparelho ortodôntico é algo que não tem uma idade certa para se usar, já que todos se preocupam com sua aparência.
Respiração
Dentes desalinhados atrapalham muito na respiração da pessoa, então o aparelho serve como um amenizador desse problema.
Quando se tem uma idade mais avançada, problemas respiratórios se tornam crescentemente comuns, então tentar controlar o que se pode fazer é fundamental para uma boa saúde.
Esses são os principais benefícios para aqueles que utilizam aparelho ortodôntico, mas outros podem ser citados, como:
- Correção da mordida;
- Diminuição da dor de cabeça;
- Tempo de tratamento menor que os outros;
- Eficácia.
Por isso que a consulta recorrente ao dentista é de suma importância, ele é quem irá dizer como o paciente deve se portar diante de qualquer situação.
Além disso, o profissional da odontologia é quem vai guiar o cuidador a como ajudar e tratar corretamente a boca das pessoas da terceira idade.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.