Obturação caiu: saiba o que fazer e quais são os cuidados
Obturação é um procedimento odontológico que visa preencher com uma pequena massa o espaço deixado por cáries na estrutura do dente após removê-la. Obturação caiu? Veja aqui o que você deve fazer.
Esse procedimento é muito simples e a sua realização, na maioria dos casos, se dá em uma única consulta e apenas com anestesia local. Ele interrompe a degradação que a cárie provoca e, assim, evita que o dente seja perdido em casos mais graves.
Mas, e se a obturação cair? Isso pode, sim, acontecer. Porém, não é uma questão de vida ou morte e é simples de resolver. Vamos conversar sobre isso.
Obturação caiu? É normal?

Sim, esse problema é relativamente comum entre as pessoas que possuem obturações. Mesmo que, muitas vezes, a queda não represente algo grave, a situação pode assustar. Por isso é importante se informar sobre o assunto para melhor se prevenir. Afinal, o cuidado com a sua saúde bucal é de extrema importância e o hábito deve partir desde a infância.
Os principais motivos que acarretam uma queda de obturação são: infiltração, uma nova cárie no dente ou uma quebra na estrutura dental. Entretanto, entre essas, a maior causadora do problema é a infiltração acompanhada de cárie.
O que pode acontecer se a minha obturação cair?

É importante procurar logo um dentista se alguma obturação cair. Isso porque o espaço vazio é um ambiente muito propício para as bactérias se desenvolverem e criarem algum problema futuro. Além, é claro, de novas cáries se instalarem.
Podem acontecer dores e sensibilidade no dente que perdeu a obturação. Em casos mais graves, o dente pode ser acometido de uma pulpite, que se trata de uma inflamação na polpa do dente que pode evoluir para um tratamento de canal.
Alguns hábitos do dia a dia, como a forma a qual escovamos os dentes, ou até mesmo a mania de roer unhas, também podem contribuir para que esse e diversos outros problemas aconteçam. Além disso, alguns outros problemas, como a cárie, por exemplo, também podem ocorrer por influência genética, por isso, é de extrema importância que, ao menor sinal que apareça, o paciente procure imediatamente o seu dentista.
Quanto tempo dura uma restauração de dente?

Apesar de muita gente pensar isso, as restaurações dentais não duram para a vida toda. Esse tempo depende de algumas variáveis e não é uma conta precisa para todas as pessoas.
A primeira questão que influencia na durabilidade da restauração é o material utilizado. As restaurações feitas de resina, por exemplo, costumam durar de 3 até 10 anos. Já as feitas com porcelana são mais resistentes e chegam a até 13 anos.
Também existem fatores externos que afetam, como o uso excessivo de cafeína, cigarro e, claro, a higienização bucal inadequada. Por isso, é importante atentar-se e adaptar-se à maneira correta de escovar os dentes, a fim de evitar problemas futuros.
O que fazer quando cai a obturação do canal?

O tratamento de canal consiste na retirada da polpa do dente, que fica localizada no interior do mesmo. Isso é necessário quando ela já foi muito danificada, infeccionada ou morta através da ação de bactérias. Assim que o tratamento é finalizado, o dente é coberto para evitar novas contaminações.
Se a cobertura do dente cair é necessário procurar logo um dentista para realizar a restauração desta camada. Sem ela, o interior do dente fica exposto à ação de microrganismos que degradam e causam problemas maiores. Muitos destes casos acontecem quando o paciente faz uso de aparelho ortodôntico, casos os quais deve-se redobrar a atenção na higienização dos dentes.
É normal sentir dor após a queda de uma obturação?

Uma dor não muito intensa é comum após uma queda de obturação, a depender da profundidade que ela estava. Dores mais fortes podem ser um indicativo que o dente irá precisar de um tratamento de canal
Procure o seu dentista o mais rápido possível para evitar complicações e para solucionar o problema da queda da obturação antes que os microrganismos da boca prejudiquem a sua saúde bucal. Além da dor, também existem alguns sinais que indicam a procura imediata do seu dentista, como casos em que há sangramento e sensibilidade.
Como cuidar de uma obturação?

Os cuidados com a obturação são os mesmos para cuidar da saúde bucal como um todo. Ou seja, escove os dentes com regularidade, use fio-dental e opte por escovas com as cerdas mais macias possíveis. A escolha do modelo da escova de dente, assim como a periodicidade de sua troca, são fatores determinantes, também, para se ter uma boa higienização bucal. Por isso, é de suma importância que se atente não somente aos procedimentos executados como, também, qual escova de dente é a ideal para seus dentes
Muitas pessoas, no consultório, relatam sofrerem de ânsia de vômito na hora de escovar a língua e este também tem sido um dos maiores obstáculos na hora da higienização bucal. Atente-se às dicas para higienização da língua sem causar ânsia de vomito.
Qual a diferença entre restauração e obturação?

Essas duas denominações são usadas para definir a mesma coisa, na prática: a remoção da cárie e a cobertura da abertura com algum material. Entretanto, alguns dentistas preferem usar a restauração quando se trata de algo mais complexo, que envolve devolver a forma e a funcionalidade ao dente, e obturação para o simples procedimento de fechar hermeticamente o dente.
Vale lembrar que cuidar dos dentes também é cuidar do corpo todo! Segundo o Jornal da USP, a higiene bucal pode ajudar a evitar complicações até para a COVID-19
Qual o valor de uma obturação no dente?
O custo final da obturação de um dente possui muitas variáveis e não é possível dar um valor fixo. O material escolhido para a cobertura e qual o dentista são aspectos que alteram o preço do procedimento. De modo geral, os valores costumam começar a partir de R$150.
Lembre-se sempre que cuidar dos dentes é cuidar da saúde como um todo, então esse custo deve ser visto como investimento. Atente-se aos cuidados básicos e essenciais do dia a dia, pois, muitas vezes, hábitos do dia a dia, que você nem imagina, podem danificar os seus dentes.
Plano odontológico cobre obturação?
De modo geral os planos cobrem as obturações, já que elas não são procedimentos tão complexos e caros. Mas, vale a pena consultar a cobertura de cada plano especificamente para não ser pego desprevenido quando precisar.
Lembre-se que prevenir irá facilitar, e muito, a sua vida. Por isso, procure entender como e quais problemas podem surgir diante de algumas situações. Por exemplo, será que é realmente o açúcar que faz as cáries aparecerem?
Os planos odontológicos são investimentos de destaque no Brasil, de forma que tornam a manutenção da saúde bucal mais acessível à população.
Conclusão
Cuidar dos dentes é cuidar bem de si mesmo, por isso fique atento a sua saúde bucal e visite o dentista com regularidade. Caso sua obturação caia, não tenha medo. Vá o mais rápido possível ao consultório e evite problemas futuros.
Para manter a saúde em dia é preciso estar atento à rotina, criando hábitos corretos de higienização, zelando pelos dentes das crianças e fugindo de alimentos que prejudicam os dentes.
Acesse o nosso site e conheça o nosso plano odontológico, que será seu maior aliado na hora de cuidar da sua saúde bucal. Estamos disponíveis para te atender e colocamos a nossa experiência a serviço do seu bem-estar.