O que é sepultamento: Saiba qual é a sua origem.
É sempre muito difícil perder uma pessoa querida e ter que se despedir de alguém amado. Entretanto, é preciso estar preparado para lidar com esse tipo de situação e tomar todas as providências para que esse adeus aconteça da melhor maneira possível.
Há muito tempo que a humanidade busca formas de lidar com essa despedida. Os sepultamentos e cremações ocorrem há séculos em todo mundo e seguirão acontecendo.
É sempre importante – nesses momentos difíceis – buscar as melhores alternativas para garantir que tudo dê certo na despedida de um ente querido. É muito relevante estar preparado e recorrer à ajuda de profissionais competentes.
Atualmente, há muitas empresas confiáveis que prestam um serviço de qualidade e que ajudam bastante a família na preparação do velório e do sepultamento.
Muitas pessoas enfrentam a morte como um tabu e não discutem o assunto, nem tomam medidas antecipadas em relação aos trâmites funerários.
Neste texto vamos tratar de pontos relevantes sobre sepultamentos e esclarecer as dúvidas acerca desse momento difícil, mas muito importante.
O que é um sepultamento?

É muito comum – no Brasil – a utilização dos termos “enterro” e “sepultamento” como sinônimos. Contudo, existem diferenças entre essas duas práticas.
Quando usamos o termo “enterro” estamos nos referindo pura e simplesmente ao ato de enterrar uma pessoa, sem se preocupar com a localidade, com o ataúde, ou com rituais de despedida (conhecidos como velório). Enterrar significa colocar um corpo em uma cova.
Já o sepultamento é um ato que exige um local adequado (um cemitério) e uma sepultura (um caixão). Nos sepultamentos deve haver a preocupação com os rituais de despedida, garantindo um espaço e um momento para o velório do corpo.
Ou seja, um sepultamento – diferente do enterro – deve necessariamente acontecer em um cemitério e o corpo deve estar em uma sepultura. Lembrando que a lei no Brasil proíbe enterros realizados fora de um cemitério.
Quando o sepultamento teve início?

A ação de enterrar uma pessoa é vista na História da humanidade há milhares de anos. Essa prática começou ainda na pré-história pela necessidade de esconder os corpos que – com o processo de putrefação – eram alvo de ataques de muitos animais.
Portanto, os enterros na antiguidade não passavam por rituais de despedida e tinham um sentido muito diferente daquele que passou a ter anos depois.
O ato de sepultar começou a ser praticado inicialmente pelo povo hebreu, do qual a Igreja Católica herdou o costume. Durante a Idade Média, os corpos dos cristãos eram sepultados dentro das igrejas (por conta disso, grandes cidades precisavam ter muitas igrejas).
Esse hábito de realizar sepultamentos nas igrejas durou até o século XIV, quando uma grave peste se abateu sobre a Europa e tornou inviável o ato de sepultar uma pessoa no interior de uma igreja.
Muitos cemitérios foram criados na Europa e em todo mundo a partir de então.
Vale salientar que o maior cemitério do mundo se chama “Wadi Al Salaam” e está localizado no Iraque; somente nesse local estão sepultados cerca de 5 mil corpos.
É interessante destacar que os velórios provavelmente têm origem na Idade Média. Naquele período era comum que os corpos fossem colocados sobre uma superfície plana enquanto as pessoas ficavam em torno segurando velas (afinal, naquele período não existia energia elétrica); o nome “velório” vem justamente de “vela”.
Como é realizado um sepultamento?

Antes do sepultamento, o corpo é preparado em uma empresa especializada (funerária). Após a preparação, o corpo é colocado em um caixão (sepultura) e encaminhado – em um carro próprio – para o cemitério.
Após o velório, os funcionários levam o ataúde até o local de sepultamento dentro do cemitério. O corpo é sepultado no espaço demarcado e, em seguida, é realizada a vedação da sepultura.
Como organizar um sepultamento?

Muitas pessoas têm dificuldade de resolver essas questões práticas nesse momento de forte dor e perda.
No instante em que nos deparamos com a morte de um ente querido é muito comum ficar sem ação e repleto de dúvidas acerca do velório, do sepultamento e de todos os trâmites legais necessários.
É sempre bom se preparar e buscar informações sobre as medidas importantes nesse momento difícil
Escolha a funerária ideal

É imprescindível tomar bastante cuidado no momento de escolher e contratar um serviço funerário.
É preciso pesquisar e checar as informações sobre a funerária, saber se presta um serviço de qualidade, com segurança e respeito. Nesse sentido, é fundamental conferir o histórico da empresa antes de contratar o serviço.
Afinal, ninguém quer ter que enfrentar outro problema justamente nesse momento tão difícil para toda família.
Defina a data e o horário
Quando a pesquisa acerca da funerária estiver finalizada e o serviço contratado, é importante definir uma data e um horário para o sepultamento.
Vale lembrar que os cemitérios são ao ar livre, portanto, é bom evitar determinados horários por conta do sol e do forte calor.
Divulgue para as pessoas mais próximas

Após a resolução de todos os trâmites legais e dos procedimentos da funerária e do cemitério, é importante divulgar a data, o local e o horário do sepultamento para os amigos e familiares do falecido ou falecida.
Atualmente, com os diversos recursos tecnológicos e comunicacionais disponíveis, é possível informar as pessoas de uma maneira extremamente rápida através – por exemplo, de aplicativos como o Whatsapp e redes sociais.
Defina como serão feitas as homenagens
Também é muito importante organizar previamente as homenagens que acontecerão no cemitério.
É preciso fazer um roteiro e combinar os detalhes com as pessoas que participaram das homenagens ao longo do velório e do sepultamento.
Conte com um plano funerário familiar

Para ter tranquilidade nesse momento tão doloroso é extremamente importante planejar e contar com um bom plano funerário.
Ao contratar esse serviço, você pagará uma mensalidade e garantirá a cobertura de diversos procedimentos funerários em um eventual sepultamento.
Acesse nosso site e conheça nosso Plano Funeral Familiar. Entre em contato conosco, estamos à disposição para atender você e solucionar todas as suas dúvidas.