Lembranças boas: Memórias afetivas de um ente querido
Ver um e ente querido partir dessa vida é doloroso. Além disso, muitas pessoas não sabem lidar com essa situação, ficando isoladas por um bom tempo, até que elas venham a se curar, fazendo-as sentirem novamente vontade de viver. No entanto, preservar lembranças boas do ente querido é essencial para que sinta que você o tem sempre por perto, ainda que por vídeos ou qualquer outro objeto que o lembre. Lembranças boas ajudam, ainda, a acelerar o processo de luto.
Para entender melhor a relação entre memórias afetivas de um ente querido e o processo de aceleração do luto, continue a leitura! Neste conteúdo reunimos informações que podem ajudá-lo nesse sentido.
Qual é a importância das boas lembranças?

As boas lembranças podem ser vistas, de certo modo, como a força motriz que conduz a vida, fazendo com que seja cheia de esperança e felicidade. As lembranças são uma espécie de comunicação que nos conecta com contextos e realidades vividas. Podemos produzir boas lembranças à medida que vivemos e passamos por momentos felizes ou não.
Com outras palavras, as lembranças são o resultado direto das nossas experiências de vida e, por isso mesmo, são tão importantes, pois fazem com que possamos reviver momentos, ao menos teoricamente.
Podemos produzir boas lembranças simplesmente vivendo da melhor forma possível, como:
- Realizando viagens com amigos e familiares;
- Participando de eventos sociais, como confraternização entre amigos e familiares, casamentos, colação de grau, confraternização entre colegas de trabalho, etc.;
- Participando de momentos simples, mas que podem fazer uma grande diferença em sua qualidade de vida, como cinema entre amigos e familiares, bares, etc.
Como se pode visualizar, as lembranças assumem papel fundamental no processo de revivência das pessoas ao longo de sua trajetória. São conexões que nos fazem lembrar de coisas importantes. Inclusive, muitas pessoas chegam a se emocionar, lembrando como era feliz a infância com aqueles amigos e familiares adoráveis.
Quais benefícios as boas lembranças trazem?

As lembranças trazem diversos benefícios para as pessoas, principalmente para aquelas que estão de luto, sofrendo, infelizmente, a perda de um amigo ou familiar. Para lhe ajudar a ver melhor tais benefícios, listamos, a seguir, alguns. Veja a seguir:
– Melhora a saúde mental da pessoa, fazendo com que ela se sinta melhor;
– Permite viajar no tempo, como se pudéssemos viver magicamente, lembrando de momentos que são únicos em nossas vidas;
– Ajuda a enfrentar situações ruins, pois as lembranças boas podem suplantar as coisas ruins que passamos;
– Também ajuda a fortalecer a memória, fazendo com que ela funcione com saúde e de maneira adequada.
Como as lembranças boas podem ajudar no processo de luto?

O processo de perder uma pessoa é difícil e costuma, como dissemos, ser bastante doloroso. Afinal, a pessoa que se foi nunca mais voltará fisicamente e é justamente essa realidade que assusta muitas pessoas. No entanto, as lembranças podem se apresentar como uma boa solução em relação ao processo de luto, pois permitem visitar boas memórias e, de repente, ter aquela pessoa que se foi ao seu lado, fazendo-lhe companhia na mente.
Muitos especialistas as consideram uma arma poderosa para enfrentar o luto e, assim, viver melhor, aproveitando cada minuto que a vida proporciona.
Além disso, se pensar bem, as boas lembranças fazem com que a gente chegue à conclusão de que aquele ente querido viveu intensamente, fazendo tudo que desejava, como viajar, namorar, conhecer pessoas, entre outras coisas. Sabendo que o ente viveu de maneira intensa, podemos ficar mais aliviados, acreditando que, infelizmente, a sua hora chegou.
Embora seja difícil, resgatar as memórias afetivas e de convivência social de um ente querido pode fazer mais bem a você do que mal, principalmente quando o objetivo é acelerar o processo de luto, do qual todos nós vamos passar um dia.
Como guardar memórias afetivas de um ente querido?

Sabendo da importância que as boas lembranças assumem no processo de luto de uma pessoa, temos certeza que você tem o interesse de saber como guardar memórias afetivas de um ente querido. A seguir, apontamos algumas formas que podem lhe ajudar a alcançar isso. Confira:
Guarde as suas recordações

Hoje, podemos guardar nossas recordações de diversas maneiras, ou melhor, guardar as nossas experiências e momentos da vida, como aquele evento social que fomos ou aquele evento que participamos para homenagear um amigo ou familiar, como formatura ou colação de grau, por exemplo.
Mas, e então, você pode guardar as suas recordações de uma forma muito simples, como:
– Fotografando os momentos entre amigos e familiares. Para isso, você pode utilizar seu aparelho celular ou uma câmera, conforme seu desejo e dispositivo disponível;
– Gravando vídeos. É uma técnica mais aprimorada de guardar boas recordações, pois os atores presentes no vídeo podem expressar emoções ou reações físicas mais vívidas, fazendo assim com que suas lembranças se tornem mais vivas;
– Postando as fotos e vídeos em redes sociais. Muitas dessas fotos e vídeos ficam lá, arquivados na nuvem, fazendo assim com que não as perca;
– Arquivando todas as fotos e vídeos em dispositivos como um drive. Nunca se sabe quando vamos ter que rever essas fotos e/ou vídeos para lembrar-se de momentos importantes que ocorreram em nossas vidas.
Divida experiências

Como dissemos no início deste conteúdo, a melhor forma de produzir boas recordações ou lembranças é se permitindo viver, ou seja, dividindo com outras pessoas experiências felizes. Por isso, sempre que puder, permita-se viver de maneira intensa, participando de eventos ou situações que podem marcar a sua vida para sempre.
Por exemplo, não deixe de comparecer aos aniversários dos amigos e familiares; faça aquela viagem com a família e amigos; participe ativamente da vida das pessoas que ama, pois um dia elas poderão ir embora e a única coisa que terá para lembrar delas são as recordações feitas em imagens, vídeos, etc.
Lembre-se de bons momentos

Registrar os momentos em fotos e vídeos é fundamental para que tenha um acervo de recordações dos momentos que você viveu com seus amigos e familiares. No entanto, às vezes simplesmente lembrar os bons momentos já é essencial para que desfrute das recordações e, assim, faça uma viagem no tempo.
Você pode lembrar bons momentos com aquele ente querido em uma roda de amigos ou de familiares, com o objetivo de enaltecer sua memória e importância na vida de cada um ali presente. Momentos felizes e engraçados que foram vividos com o ente querido são uma linda forma de homenageá-lo.
Quando registrar boas memórias de um ente querido?

Essa é uma missão muito simples que você tem que alcançar enquanto viver ao lado das pessoas que ama, como seus melhores amigos e familiares. Sempre que puder, registre os momentos de que participar, qualquer que seja a situação, por mais simples ou mais complexa que seja. O objetivo, com isso, é constituir um acervo de memórias que possa garantir que reviva quantas vezes quiser os momentos que você passou ao lado dos seus amigos e familiares.
Assim sendo, se é um aniversário, registre, da mesma maneira se for uma formatura, uma saída entre amigos ou qualquer outro evento.
Planeje tranquilidade e conforto para a sua família

Como vimos, as boas lembranças se apresentam como uma arma poderosa, capaz de garantir que você enfrente o luto de uma forma menos dolorosa, considerando o fato de que tais memórias o colocam em contato com momentos únicos que passou em sua vida ao lado do ente querido.
No entanto, não menos importante que preservar as boas memórias do ente querido é garantir que ele receba uma homenagem especial no final de sua vida. Por isso, planeje tranquilidade e conforto para sua família, contratando, para isso, um plano funerário ou seguro funerário.
Essa solução pode oferecer a você diversos benefícios, por exemplo:
– Assistência 24 horas, possibilitando assim que você entre em contato com a seguradora em uma situação de emergência, mesmo quando ela surge no meio da madrugada;
– Menos dor de cabeça para cuidar dos eventos que acontecem após o falecimento de um ente querido, como velório ou cerimônia e sepultamento ou cremação, conforme desejo do ente e da família;
– O processo burocrático quanto à documentação quem resolve é a seguradora, possibilitando, portanto, que dê atenção ao que de fato importante no momento de dor, que é prestar uma linda homenagem ao ente querido;
– Por fim, podemos dizer que você garante tranquilidade e conforto para a família.
Muitos, como se pode observar, são os benefícios de se contar com um plano funeral. Ainda, vale dizer que quando contamos com um plano funeral, desenvolvemos uma boa lembrança, de que o ente querido recebeu o tratamento especial que merecia.
Conclusão
Agora que sabe como preservar ou registrar boas lembranças ao longo de sua vida, que tal colocar nossas dicas em prática? Assim, você pode produzir boas lembranças de quem você ama, como amigos e familiares.
Não esqueça, no entanto, que contar com um plano funeral é fundamental durante esse processo. Quanto a isso, do que precisar estaremos à disposição. Entre em nosso site e saiba mais!