Homenagem dos dias dos pais: Memória aos que já se foram
O Dia dos Pais está chegando e muitas pessoas irão comemorar a data com presentes e homenagem dos dias dos pais. Alguns, em almoços em família. Outros, ainda preocupados com a pandemia de coronavírus, farão ligações ou chamadas de vídeo para matar as saudades e mostrar que se importam. O importante é a homenagem.
Mas e aqueles que perderam seus pais? Independentemente de a perda ter acontecido há muito tempo ou recentemente (quantas famílias ficaram sem pais durante a pandemia?), a dor é imensa e, muitas vezes, não tem fim.
Nesse post vamos falar sobre como é o sentimento de perder um pai e como é possível manter sua memória viva e homenageá-lo. Por isso, leia e compartilhe com aqueles que você sabe que estão sofrendo isso agora.
Origens do Dia dos Pais

A comemoração oficial do Dia dos Pais surgiu no ano de 1910, nos Estados Unidos. A ideia veio de Sonora Louise Smart Dood, que era filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana. Da mesma forma que o Dia das Mães, a data foi criada com o objetivo de fortalecer os laços familiares.
Sonora ouviu um sermão dedicado às mães e resolveu que também deveria agradecer ao pai pela dedicação aos filhos. Ele havia perdido a esposa durante o nascimento de seu sexto filho. O pai de Sonora criou os filhos sozinho e sua filha o via como um herói.
Sonora enviou à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, em 1910, uma petição para que a data comemorativa se tornasse efetiva. Desta forma, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, que era a data de aniversário do pai de Sonora.
No entanto, existe uma tradição que afirma que a data se originou na Babilônia, há cerca de mais de quatro mil anos. Os relatos dizem que o jovem Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, teria produzido o primeiro cartão de Dia dos Pais, moldando-o em argila. A partir disso, a data se tornou uma festa nacional.
Como lidar com o luto pela perda de um pai

Para quem perdeu seu ente querido, a comemoração do Dia dos Pais pode ser muito dolorida. Afinal, enquanto muitas pessoas têm a oportunidade de estar ao lado de seu pai na data, outras não têm essa mesma sorte e alegria. Principalmente se a perda for recente.
A dor da perda de um pai nunca irá embora. No entanto, existem formas de tentar lidar com isso da melhor maneira. Daremos alguns exemplos:
- Permita-se sentir toda a dor da partida, independente de quanto tempo isso levará. Ao contrário do que se pensa, não é preciso estar de pé logo depois da perda. Vivenciar o luto é uma das maneiras de lidar melhor com a falta do ente querido;
- Chore sempre que quiser;
- Visite suas lembranças ao lado de seu pai;
- Converse sobre a sua dor com amigos e pessoas queridas;
- Encontre maneiras de homenagear seu pai sempre que possível.
Lembranças e Saudades: como manter a memória viva?

A morte de um pai causa eternas saudades, profunda dor, lágrimas e desespero. Mas há maneiras de guardar memórias afetivas e amenizar o sofrimento.
Você pode, por exemplo, criar alguma coisa em sua homenagem aos dias dos pais, como um álbum de fotografias, além de redigir cartas para ele, escrever textos e poesias ou compor músicas.
Para quem tem o dom, também é possível se expressar através das artes plásticas ou da pintura. Você pode ainda dançar em homenagem ao seu pai, editar um vídeo com as imagens dele ou usar outro recurso que lhe pareça viável para manter a memória viva.
É possível ainda criar uma caixa com recordações do seu pai. Essa também é uma maneira de lembrar de seus costumes, de reunir as suas histórias, guardar frases e recordar datas importantes. É uma forma de cultivar a lembrança e o amor que você sente por seu pai.
De que forma posso homenageá-lo?

As homenagens para um pai falecido podem ser muitas. Inclusive demos algumas ideias no item anterior. Mas a melhor homenagem que você pode fazer a ele é respeitar sua memória, amá-lo eternamente e seguir seus ensinamentos.
Você pode também usar frases que expressem todo o seu amor pelo seu pai em camisetas. Pode mandar rezar alguma missa ou culto, caso sua família seja religiosa. Muita gente também homenageia através de tatuagens. Visitar o túmulo de seu pai sempre que possível também é uma maneira de homenageá-lo.
O que é uma homenagem póstuma?

A homenagem póstuma, também conhecida como homenagem post mortem é uma maneira de congratulação e reconhecimento feita após a morte de alguém. Elas são feitas como uma espécie de reconhecimento de todas as obras feitas pelas pessoas que morreram.
Existem diversas formas de homenagem póstumas. Há algumas premiações cujo regulamento proíbe que seja ofertada como cerimônias póstumas, como o Prêmio Nobel, por exemplo. Há casos, no entanto, onde a morte é um pré-requisito para que a homenagem aconteça. Um exemplo disso é dar o nome de alguém falecido para praças e vias públicas das cidades.
A homenagem póstuma pode ser realizada logo depois do falecimento do seu pai, no momento de seu velório ou do enterro. Ela pode ainda ser repetida muitos anos depois, em datas comemorativas, como o Dia de Finados, ou até mesmo no seu aniversário.
Conclusão
Em resumo, a morte de um ente querido, seja ele o pai ou a mãe, é uma dor muito grande. E muito provavelmente essa dor será sentida por muitos e muitos anos.
O importante é saber lidar com a perda, seguir em frente com a vida, guardar as lembranças e homenagear quem já se foi da melhor maneira possível.
Esse artigo foi consolador? Esperamos que você possa homenagear seu pai da melhor maneira nesse Dia dos Pais.
Visite o site da Facilita Seguros e conheça nossos produtos. Entre em contato para tirar dúvidas ou solicitar um orçamento. Leia ainda outros artigos interessantes em nosso blog. Somos uma corretora de seguros especializada em vendas de seguros e massificados.
Leia outros artigos em nosso blog!
- Seguro Funeral: Saiba o que é e por que você precisa ter!
- Assistência Residencial: Tudo que você precisa saber!