Dente Siso: Entenda se é realmente necessário extrair!
Todo mundo já teve ou conhece alguém que já teve que operar o siso. Normalmente, ele começa com uma simples dor na boca, e após umas consultas com o dentista, é preciso fazer uma operação para extrair os dentes. Mas, será que este é sempre o caso? Então, confira o post, entenda tudo sobre assunto e saiba de uma vez por todas se é realmente necessário extrair o dente siso.
O que é dente siso?

Os dentes do siso são os últimos molares, de cada lado do maxilar. Por isso que, quando surge a dor, ela ocorre perto desta região. Para quem não sabe, o molar é o conjunto de dentes que fica na parte de trás da boca, com o objetivo principal de triturar os alimentos antes que sejam engolidos, dando prosseguimento ao processo de digestão e alimentação.
O problema dos dentes siso é por conta de serem os últimos dentes a aparecer, o que significa que, muitas vezes, não existe espaço na boca para que eles possam ficar acomodados de uma maneira tranquila. Ou seja, eles sempre estão “batendo” nos outros dentes, causando muita dor.
Quando o dente siso nasce?

Como dito, o siso é o último dente a nascer. Portanto, geralmente aparece entre os 16 e 20 anos de idade. Neste estágio, como ele ainda está nascendo, não existe muita dor, mas o mais recomendado é que os pacientes com esta idade já comecem a investigar se estão com o siso nascendo.
Isso porque, entre os 16 e 19 anos as raízes dos dentes tem um estágio de desenvolvimento menor, o que significa que seu processo de remoção, se for necessário, tende a ser bem mais simples.
O que o dente do siso pode causar?

O dente do siso pode causar uma dor bem incômoda no momento do seu nascimento, além de algumas complicações. Normalmente, são 4 as consequências mais comuns do siso, dependendo de como ele surge.
O primeiro são as infecções cariosas. Elas podem ocorrer quando o siso está em contato com o dente adjacente, especialmente na raiz, fazendo aparecer as cáries por conta do atrito e a erosão das partes que estão sempre em contato.
Já os cistos, são menos frequentes, mas podem chegar a destruir o osso e também a trazer problemas para os dentes próximos. Estes cistos são uma espécie de “saco” que acumulam bactérias e células mortas. Seu maior perigo é que ele acabe crescendo, levando a muita dor e até a perda dos dentes e as consequências acima.
O apinhamento dentário é outra possível consequência dos sisos. Por conta da pressão que acontece com o impacto do siso nos dentes próximos, pode ocorrer o fenômeno conhecido com os dentes tortos.
Por fim, a pericoronarite ocorre quando o siso nasce e inflama os tecidos da boca que o cercam.
Todos estes problemas podem surgir por conta do siso, acompanhados de alguns sintomas comuns, como a própria dor de dente, mas também dores de cabeça, gengiva inflamada ou inchada, e por vezes dores nos ouvidos.
Porque o dente do siso dói tanto?

Estes problemas explicam os motivos pelo qual o siso dói tanto. Dependendo da forma que ele nasce, ele pode romper a gengiva, causando inflamação e dor, ou pressionar os dentes próximos, o que também causa um grande incômodo.
O problema é o que siso pode nascer de muitas formas diferentes. Como falta espaço na região da boca na qual ele nasce, o dente procura se adaptar de qualquer forma para poder se “encaixar”. Normalmente, o resultado é uma dor bem forte.
O que fazer para aliviar a dor do siso?

Portanto, existem algumas soluções que você pode tomar se estiver sentindo dor no dente por conta do siso. A primeira, você pode fazer na sua própria casa, aplicando uma bolsa de gelo por uns 15 minutos na região afetada. Outra opção caseira, é fazer bochechos com água salgada de modo a trazer certo alívio, já que o sal tem efeitos antissépticos e anti-inflamatórios.
Mas, é claro que estas soluções trazem apenas alívios momentâneos. Para aliviar a dor, sem a necessidade de cirurgia, pode ser recomendado os analgésicos, que aliviam os sintomas e os anti-inflamatórios, que têm o mesmo efeito. Dependendo da situação, o antibiótico é recomendado para eliminar as infecções. É claro que estes remédios são apenas recomendados por uma visita ao dentista. Portanto, se atenha às soluções caseiras até consultar um médico.
Em quais casos o dente siso deve ser extraído?

Portanto, em certos casos, a cirurgia pode ser recomendada em basicamente três casos:
- Quando não existe espaço para a sua erupção completa;
- Quando sua erupção é prorrogada, ou seja, irá ocorrer por bastante tempo;
- Ou quando o dente está incluso.
Este último ponto é o que apresenta o maior problema e merece uma atenção especial. O siso pode estar incluso, ou semi-incluso, quando não tem uma erupção natural como na infância, ou seja, o dente fica torto ou mesmo preso dentro do osso.
Normalmente, isso ocorre quando não existe espaço ou quando o dente está “deitado” no maxilar. Quando isso ocorre, pode ser que haja também uma reabsorção das raízes dos dentes vizinhos. Também é possível que surjam cáries por conta da dificuldade de fazer a higienização.
Mas, a cirurgia não é sempre necessária. Mesmo em casos em que surjam alguns dos sintomas, eles podem desaparecer ao longo do tempo. Os sisos não são “necessários”, fazendo o seu nascimento não ser importante, mas se eles estiverem bem posicionados de uma maneira normal na arcada dentária, a extração também não é necessário.
Então, dependendo do caso, pode ou não ser necessário extrair estes dentes.
Quais os sintomas do dente do siso inflamado?

Uma situação bem desagradável, sem dúvida, é quando o dente do siso está inflamado. Isso pode ocorrer por conta das partículas de alimento que ficam presas a ele, e a dificuldade natural em escová-los, fazendo Inflamar. Os sintomas mais comuns deste problema são:
- Dor ou inchaço ao redor do dente;
- Febres e calafrios com certa frequência;
- Inchaço nos linfonodos;
- Gostou ruim na boca;
- Mau hálito;
- Espasmo muscular.
Estes sintomas demandam uma consulta com o dentista um pouco mais urgente.
Os dentes sisos devem ser removidos?

Uma dúvida muito comum que as pessoas têm é se os dentes do siso precisam ser removidos, mesmo que não tenha nenhum problema. É algo muito comum e que as pessoas se questionam, os dentes estão nascendo, mas ainda não causaram nenhum problema.
Mas, isso não significa que eles não têm o potencial para causar. Como o dente começa a surgir ainda muito novo e esta é a época em que eles são mais fáceis de serem extraídos, a maioria dos dentistas recomendam fazer a extração dos dentes o mais cedo possível. Com isso, são diminuídos os problemas e antecipar a cirurgia significa simplificar um procedimento que, provavelmente, iria precisar ser feito em algum momento.
Por isso, o mais lógico é antecipar esta remoção, se ela realmente for necessária. O dentista pode avaliar a forma como os dentes estão nascendo, seu posicionamento e seu impacto na gengiva, e definir com um alto grau de certeza se é preciso removê-los. Em certos casos, a resposta pode ser sim mesmo sem nenhum sintoma apresentado.
Atualmente, a cirurgia de remoção de siso é relativamente tranquila. Existem muitas técnicas e medicamentos que podem ser aplicados durante a remoção para facilitar o processo. Mas, é claro que os riscos podem sempre ocorrer.
É possível que ocorra uma lesão no nervo do dente, que leva a perda na sensibilidade acompanhada de uma sensação de formigamento e inchaço. Isso normalmente é passageiro, podendo durar por alguns dias ou semanas. Em casos extremamente raros o efeito é permanente, com uma paralisia da área afetada.
Outro risco muito pequeno é de fratura da mandíbula, se for usada força excessiva no momento da extração. É outra possibilidade bem remota.
Existem também os riscos associados a extração de qualquer dente. Um exemplo é a alveolite, uma inflação de dentro do espaço ósseo que é deixado pelo dente extraído. Pode ser necessária uma visita ao médico que realizou a operação para tratar a área, mas certos cuidados e a medicação adequada são o suficiente.
Quais cuidados após extrair os dentes sisos?

Portanto, os cuidados após extrair os sisos são praticamente idênticos a qualquer extração, desde que não haja nenhuma complicação. Ela é rápida, nem mesmo requerendo dias de repouso. Isso significa que o paciente pode quase imediatamente voltar a sua rotina normal. Contudo, existem apenas alguns pequenos cuidados.
A alimentação deve ser adequada a recuperação. Ou seja, é bom evitar alimentos duros ou muito quentes nos primeiros dias, e também é importante evitar tomar bebidas alcoólicas nos primeiros dias, de modo a não afetar a ação dos remédios.
Quanto à higiene oral, a atenção deve ser redobrada. É preciso escovar os dentes bem após a remoção do siso. Porém, na área afetada, é importante fazer a escovação com uma escova pós-cirúrgica, que são muito mais macias e ideais para evitar lesões durante o processo de cicatrização.
Para avaliar dores e incômodos, a bolsa de gelo pode ser aplicada durante 15 minutos, nos dias seguintes a remoção do dente. E é claro, a melhor parte é poder se encher de sorvetes deliciosos e saudáveis. O alimento é bem geladinho, mole, aliviando a dor e o inchaço. Por isso, é sempre recomendado pelos próprios dentistas.
Quanto tempo tenho que ficar de repouso após extração do siso?

A recuperação da extração do siso é bem tranquila, e em pouquíssimo tempo o paciente pode voltar a sua rotina normal. Não é preciso dias de repouso e após 2 dias da operação o paciente já está pronto.
Porém, este é no caso mais básico em que não há nenhuma complicação. Normalmente, o dentista irá ter as instruções de quanto tempo você precisa ficar de repouso dependendo de cada caso. Mas, geralmente, o mais comum é que este tempo seja muito pequeno.
É possível nascer sem o dente siso?

Sim! Não é o mais comum, mas existem pessoas que podem ter nascido sem nenhum dente do siso. Os seres humanos estão em constante processo de evolução, com mudanças que o ajudam a se adaptar aos ambientes mais diversificados.
O que mais provavelmente explica a ausência do siso são as alterações no crânio ao longo da nossa evolução. O cérebro da nossa espécie aumentou, fazendo com que exista menos espaço na boca para o osso da mandíbula. Com isso, não é possível mais acomodar todos os dentes da boca.
Mas, o que significa nascer sem os sisos? A resposta é, nada. Os sisos não são dentes essenciais, ou mesmo que façam alguma diferença, na nossa boca. Então, a única diferença para quem não os tem é a certeza de que não irão precisar passar pela cirurgia.
Plano Odontológico cobre cirurgia para extração de dente siso?

O plano odontológico é essencial para aqueles que procuram mais saúde bucal e a garantia de tratamento caso seja necessário. Portanto, uma pergunta muito comum é se planos odontológicos cobrem a cirurgia do siso.
De acordo com a ANS, existe uma classificação entre os procedimentos que são ou não cobertos pelo plano de saúde. De um lado, estão os classificados como não essenciais. Geralmente, estão relacionados a estética, como o clareamento e a prótese. Segundo a agência, os planos não são obrigados a oferecer estas coberturas, mas podem optar por isso caso julguem que vale a pena.
No entanto, existem os procedimentos que afetam a saúde do paciente. A remoção do siso se enquadra nestes, pois ele além de causar muita dor, pode trazer problemas para a formação dos dentes. Portanto, os planos odontológicos cobrem a cirurgia de remoção de siso.
Conclusão
O dente do siso pode ser uma fonte de incômodos bem persistentes. Felizmente, atualmente os procedimentos para sua detecção e remoção são bem mais simples e eficazes, e com a cobertura do plano odontológico você tem tudo que precisa para lidar com este problema.
Você provavelmente já sofreu com pequenas feridas na boca, as aftas são lesões muito comuns e que não duram muito tempo. Grande parte da população apresenta esse problema em algum momento e cuidar é essencial para evitar dores desnecessárias. Deseja saber mais como prevenir e tratar? Leia: Aftas: Saiba o que é, como tratar e como aliviar a dor.
Então, se você quiser contar com um plano odontológico para ajudar a garantir a sua saúde bucal e cobertura para os tratamentos mais importantes, como o de canal, entre em contato conosco, tire todas as suas dúvidas e encontre o plano ideal!