Dente quebrado: Saiba como recuperar o seu sorriso
Bom, que o sorriso é um dos nossos cartões de visita, todo mundo sabe. O que talvez você pode não saber é como proteger seus dentes de forma adequada. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde, de 2013, 11% dos brasileiros não têm nenhum dente. Entre os idosos, esse número aumenta para 41,5%.
É válido ressaltar que pessoas com problemas bucais podem ter outros problemas de saúde, em razão das infecções causadas por bactérias.
Uma alternativa para isso é adquirir um plano odontológico. Segundo dados da ANS, a Agência Nacional de Saúde, quase 25% dos brasileiros possuem algum tipo de plano, seja familiar ou individual, e com benefícios obrigatórios, tais como a limpeza dentária. Mas enfim, há dicas para o seu dente, caso ele esteja quebrado.
Quebrei o dente, e agora?

Caso seu dente tenha quebrado, não se desespere! Procure um consultório dentário, caso tenha o pedaço do dente, é indicado guardar e levar na consulta. Se a boca sangrar coloque uma compressa de gelo.
Por que o dente quebra?

Por mais que tenhamos hábitos de higiene bucal saudáveis, como a escovação dos dentes regularmente, assim como o uso do fio dental, ainda assim, podem acontecer problemas, tais como a quebra repentina de algum de nossos dentes. Na verdade, não tão repentina assim. Isso porque o paciente pode ter uma cárie oculta, isto é, quando o dente tem lesões, mas que não são visíveis, assim como inflamações nas paredes do dente que dificultam o processo da mastigação, por exemplo.
Quais são os tipos de fraturas?

Algumas das fraturas mais comuns nos dentes são:
Fratura em esmalte e fratura em esmalte e dentina
Basicamente, esta fratura se dá quando há um desgaste parcial do esmalte dentário e do esmalte dentário e da dentina (tecido que forma a parede do dente), respectivamente. Neste caso, é recomendado procedimento como colagem e restauração.
Fratura coronária
Trata-se do dano no esmalte, na dentina e na polpa do dente, na qual o paciente perde parte do dente. Para pacientes com esse problema, o atendimento odontológico deve ser feito em até três horas o trauma. O dentista pode aplicar soro fisiológico ou rinosoro na arcada dentária do paciente, bem como pode fazer a reposição do pedaço de dente que foi quebrado nos dentes vizinhos.
Fratura de coroa e raiz
Esta é uma fratura que ocorre em várias partes do dente, como esmalte, dentina, cemento (osso que cobre as raízes dos dentes e dá sustentação à gengiva) e polpa. Nessa situação, recomenda-se fazer o reposicionamento dentário, em caso de fratura horizontal, ou extração do dente fraturado, em caso de fratura vertical.
Fratura radicular
Neste caso, há a fratura que envolve dentina, cemento e polpa, além de uma mobilidade dental. Se o paciente for diagnosticado com este dano, o dentista deverá fazer a reposição do seu dente e, em alguns casos, tratamento endodôntico, ou seja, tratamento de canal .
Fratura da parede e processo alveolar
Trata-se da fratura que envolve a parede óssea do alvéolo (osso onde se alojam os dentes) e que pode afetar o dente em si ou não. Pacientes com fratura da parede devem ser submetidos a um reposicionamento do fragmento do dente que tiver sido afetado, assim como a um processo de contenção rígida ou semirrígida. Além disso, é necessário passar por acompanhamento odontológico que varia entre quatro semanas até um ano.
Dente quebrado dói?

Sim, e muito. Quando o dente cai, a tendência é que se forme um inchaço ou uma inflamação em torno de dente. Esse sintoma causa, entre outras coisas, uma dor intensa em situações simples como a mastigação.
Além do mais, vale ressaltar que quando um dente quebra, a sua polpa, que possui os vasos sanguíneos dentários fica mais exposta, o que aumenta as chances de você sentir dor.
O que fazer quando o dente cariado quebra?

Se o seu dente quebrar, o recomendável é que você o guarde, se possível em soro fisiológico. Caso não tenha um disponível, guarde em algum outro meio úmido, como em um recipiente com leite ou embaixo da língua, se for o caso
Tem como recuperar um dente quebrado?
Sim, há conserto para o dente que foi quebrado. Porém, dentistas ressaltam que você deve ir a um consultório médico o quanto antes, no máximo até duas horas da queda do dente, para que assim tenha mais chances de recuperar seu dente.
Quais são os tipos de tratamentos para o dente quebrado?

Os principais procedimentos de recuperação dentária são:
Polimento dos dentes
O polimento ocorre em casos mais leves, na qual houve apenas um fragmento do dente foi quebrado. Neste tratamento, a parte restante do dente sofre um desgaste para que bordas cortantes sejam eliminadas e seu formato original seja recuperado.
Restauração
Já a restauração é para fraturas pequenas e médias. Basicamente, a parte em que o dente quebrado estava é preenchida com resina ou amálgama de prata, para que o dente volte a seu formato original. A restauração pode ser direta, ou seja, aquela que é realizada no consultório em algumas sessões. A indireta é quando a prótese dentária é montada em laboratório e tem um tratamento mais demorado, já que mais sessões odontológicas são exigidas.
Colocação de coroa
Se a fratura atinge a porção superior do dente, o procedimento de recuperação ocorre com a injeção de facetas de porcelana, chamadas de coroas unitárias, que reproduzem a forma original do dente.
Remoção do dente e colocação de prótese
A remoção só será necessária se a raiz do seu dente estiver fraturada. Se isso acontecer, o paciente possivelmente vai ouvir um barulho da fratura, além da dor na região do dente e na região dos ligamentos que seguram o dente.
Caso isso acontecer, não se desespere. É indicado pausar a mastigação e procurar um dentista com urgência. O profissional vai realizar uma radiografia na região dos dentes e, caso a fratura seja comprovada, o dente fraturado será extraído e substituído por uma prótese, o procedimento popularmente conhecido como implante dentário.
Conclusão
Por mais que pareça difícil de ser solucionado, é mais fácil do que se imagina curar os dentes. Com um Plano Odontológico, você poderá ir ao dentista o quanto antes.
A Facilita Seguros possui um Plano Odontológico, que serve tanto para pessoas físicas quanto jurídicas e que tem coberturas bem variadas, de acordo com o procedimento desejado e tudo isso a um preço acessível.