Cuidados com gatos. Dicas de saúde para o seu pet!
Ter um pet pode trazer muitas alegrias para uma família. E quando o escolhido é um gato, tudo pode se tornar ainda mais divertido. Os cuidados com gatos são fundamentais para a sáude do seu pet.
Os gatos são criaturinhas bem diferentes. Em geral, eles não demandam tanta atenção quanto um cachorro, por causa de suas personalidades. Isto não quer dizer que eles não precisam de cuidados e podem ser deixados de lado. Apesar de tanta independência, se você ama seu gato precisa prestar atenção com sua saúde e seu bem-estar.
Por conta disso, neste post iremos trazer algumas dicas de cuidados importantes que é preciso ter com os gatos, independente de ele ser filhote, adulto ou idoso. Leia e compartilhe com todos os amantes de gato que você conheça!
Fases da vida dos gatos

Assim como o ser humano, um gato tem três fases de vida. São elas:
- Filhote: do nascimento até os 12 meses;
- Adulto: dos 12 meses até 7 anos;
- Idoso: 7 anos em diante.
Todas as fases merecem atenção com a saúde, mas é quando seu gato começa a ser considerado idoso que os cuidados se intensificam. Afinal, você não vai querer perdê-lo tão cedo.
Cuidados com os filhotes
Cuidar da saúde dos gatos filhotes não demanda as mesmas ações com um adulto. Eles são mais frágeis e precisam de alimentação a cada 4 horas. Isso evitará crises de hipoglicemia. Isso porque eles gastam muito mais energia e precisam repor calorias com bastante frequência.
Com isso, é preciso que alguns hábitos não se estabeleçam:
- Não oferecer leite de vaca;
- Não oferecer alimentos humanos;
- Não oferecer ração para gatos adultos.
Os filhotes precisam se alimentar com ração para sua idade ou para desmame (no caso dele ser muito pequeno). Fora isso, eles são muito parecidos com os adultos na forma de tratar.
Quando são filhotes, é muito comum que eles comecem a buscar sozinhos as caixas de areia, devido ao instinto. Por isso, compre um modelo com laterais mais baixas. Além disso, tenha brinquedos e um arranhador.
Além disso, é preciso levar seu filhote a um veterinário para que seja vacinado. Além disso, o médico vai indicar os melhores antipulgas e vermífugos para ele.
A importância do veterinário

E já que falamos no veterinário anteriormente, vamos ressaltar a importância desse profissional que estará com seu gato até o fim.
Os gatos precisam fazer visitas ao médico veterinário ao menos uma vez a cada ano. Nesse checkup, ele irá fazer uma avaliação completa da saúde do seu pet, aplicará as vacinas anuais, e dará outras orientações. Tudo para manter seu bichinho com saúde e imunizado contra as principais doenças.
A vacina conhecida como V3, V4 ou V5 protege contra rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia, além de outras doenças graves. A vacina Antirrábica evitará que seu gato contraia a Raiva. Esta zoonose pode levá-lo a óbito. Esses cuidados são ainda mais importantes se seu gato tem acesso à rua ou para aquele que fica somente dentro de casa.
Combate a pulgas e vermes

Ainda que o seu gatinho seja do tipo caseiro e não saia de casa, mesmo assim ele precisa ser vermifugado com frequência. Isso evita problemas de saúde para ele e transtornos para você.
Além disso, é preciso se preocupar ainda com o remédio antipulgas. Ele vai manter seu gato livre também de doenças e daquela coceira chata e agoniante. Converse com o veterinário para saber qual a frequência que os remédios antipulga devem ser ministrados.
Por que não dar leite de vaca para os gatos?

A resposta para essa pergunta é simples: não devemos dar leite de vaca e alimentos humanos para os gatos para mantê-los saudáveis. A alimentação deles deve ser feita através de latas de alimentos úmidos, sachês de ração seca. Estes produtos são especialmente elaborados para as necessidades de seu pet e para manter a saúde dele em dia.
A ração úmida ajuda na hidratação do seu gato. É muito comum que ele tenha alguma doença renal ou no trato urinário. Sendo assim, grande parte da prevenção é feita por meio do consumo adequado de água. Como as rações úmidas incluem o líquido na dieta dos felinos, estabeleça uma rotina alimentar onde esses alimentos estejam incluídos.
Mas qual ração devo dar para meu gato? É preciso escolher um alimento de boa qualidade e que se adeque ao perfil. Você consegue encontrar alimentos para idosos, adultos, filhotes, animais castrados e até rações medicamentosas.
Use fontes ao invés de bebedouros
Como dito no item anterior, a hidratação do seu gato é muito importante para mantê-lo sempre saudável. Sendo assim, a melhor maneira de estimular que seu pet beba bastante água é usar um artifício para atraí-lo. Uma dica é a fonte de água, pois existem muitos gatos que não gostam de beber nos potes convencionais.
A fonte se torna mais interessante por conta dos instintos do gato. Quando a água está em movimento, atrai a atenção do seu bichinho e estimula que ele vá se hidratar. Assim, você evita as doenças do trato urinário e renais.
Cuidados com gatos o bem-estar mental e físico

Escolher um gato como pet exige cuidados que vão muito além de levar ao veterinário e ministrar remédios. Hoje existe a chamada gatificação, atitudes que enriquecem o ambiente, tornando o dia a dia desse pet ainda mais feliz e saudável. Isso vai colaborar para que se mantenha o bem-estar e a saúde mental e física do seu gatinho.
Uma das ações da gatificação é deixar o ambiente mais verticalizado. Assim, é preciso utilizar elementos que criam várias oportunidades para que seu gato escale, descanse e se divirta em lugares altos. Isso pode ser feito por meio das prateleiras, dos arranhadores verticais e das torres, por exemplo. Eles ajudam na criação de um espaço para garantir mais bem-estar e saúde para o seu gato.
Conclusão
Com tudo o que foi mostrado aqui, não há dúvidas de que seu gato precisa de todos esses cuidados. Se preocupar com a saúde do seu bichinho é sinal de amor e carinho!
Nós da Facilita Corretora de Seguros também nos preocupamos com seu pet. Por isso, acesse nosso site e conheça nosso plano Assistência Pet. Conheça ainda nossos outros serviços. Entre em contato para solicitar um orçamento ou tirar dúvidas.