Comer açúcar faz surgir cárie? Saiba mais sobre saúde bucal
A saúde bucal é tão importante quanto à saúde de todo o corpo, e considerando os perigos que nossa boca corre, o açúcar figura a lista de maiores vilões dos dentes. Mas afinal comer açúcar faz surgir cárie?
A ação nociva do açúcar em nossos dentes ocorre gradativamente, diante de um consumo exagerado e, por mais prazeroso que seja comer doces, bolos e outras guloseimas, é preciso ter muito cuidado com as cáries e outros prejuízos que isso pode trazer para a saúde bucal.
Por que comer açúcar faz surgir cárie?

O motivo pelo qual o açúcar é um dos vilões dos dentes é o fato de servir como facilitador da produção e ação das bactérias da boca, causadoras da placa bacteriana.
Quanto maior a ingestão de açúcar, mais as bactérias irão se proliferar e provocar o aumento do risco de cáries.
Como o açúcar age nos dentes?

A ingestão de alimentos açucarados contribui com a ação de bactérias presentes na boca. Ao mastigarmos esses alimentos, as bactérias digerem seu açúcar e desse modo, são alimentadas.
Esses microrganismos são responsáveis por dissolver o esmalte do dente através da produção de substâncias ácidas, causando as cáries.
A ação dos ácidos sobre os dentes começa a ocorrer cerca de 20 minutos após a ingestão do alimento. Nesse caso, quanto mais açúcar ingerimos, mais suscetíveis aos ácidos e às cáries provocadas por eles estaremos.
Quanto tempo leva para se desenvolver a cárie?

O desenvolvimento da cárie costuma levar de algumas semanas até vários meses, e isso dependerá muito de cada caso.
A primeira manifestação de uma cárie são manchas esbranquiçadas no dente, e se o problema for detectado nessa fase, considerada inicial, pode ser facilmente revertido. Caso a cárie continue agindo, ocorrerá o surgimento de dores e a deterioração do dente.
Quais são os alimentos que fazem mal para os dentes?

Os alimentos que são ricos em açúcar e fazem mal aos dentes são chamados de cariogênicos, que são ricos em açúcar. É preciso evitar sua ingestão em excesso, além de manter uma higiene bucal correta.
Além dos alimentos com grande concentração de açúcar, existem outros grupos de alimentos que também facilitam o surgimento de cáries e outras doenças bucais.
Confira abaixo, os principais alimentos que você deve evitar para manter sua boa saudável:
Doces e refrigerantes: por serem ricos em açúcar, levam à produção de bactérias na boca, que destroem o esmalte dos dentes e provocam cáries;
Álcool: bebidas alcoólicas possuem substâncias capazes de diminuir a produção de saliva, que auxilia na remoção dos restos de alimentos na boca. A ausência da saliva faz com que a boca fique seca, o que facilita a criação de bactérias;
Café e chá: consumir café e chá em excesso provoca manchas nos dentes, graças a seus pigmentos e corantes;
Alimentos ricos em carboidratos: alguns alimentos ricos em carboidratos permanecem com mais facilidade nos dentes, facilitando o desenvolvimento de bactérias. Entre os alimentos dessa categoria que devem ser evitados estão a batata, pão, macarrão, feijão branco e cereais;
Frutas secas: frutas secas e cristalizadas, como uvas passas, por exemplo, costumam ser ricas em açúcar e ajudam no aparecimento das cáries;
Frutas ácidas: sucos de frutas ácidas como laranja, limão, uva e maçã, por exemplo, podem aumentar o desgaste dos dentes, se consumidas em excesso e sem um acompanhamento.
Conclusão
Como você viu, comer açúcar em excesso é uma prática que deve ser evitada para que a saúde de nossa boca seja preservada.
É importante destacar que não há necessidade de cortar completamente o açúcar de nossas vidas para manter os dentes saudáveis, mas é preciso moderar na sua ingestão, além de manter hábitos corretos de higiene bucal e fazer visitas regulares ao dentista.
Para você que precisa de um serviço odontológico de qualidade, conheça nossas opções de plano odontológico ideal para você e toda a sua família. Acesse nosso site agora mesmo e entre em contato conosco.
Aproveite para saber mais sobre limpeza dental, e outras questões a respeito da sua saúde bucal, acessando nosso blog.
Leia também: Clarear os dentes: Saiba o que você não deve fazer!