Clarear os dentes: Saiba o que você não deve fazer!
Clarear os dentes é um procedimento muito procurado pelas pessoas nas buscas da internet e nos consultórios odontológicos. Como o sorriso é o nosso cartão de visitas , é fundamental manter os dentes com boa aparência. Por isso, cada vez mais as clínicas odontológicas buscam se especializar nesse procedimento e trazer um bom atendimento aos pacientes que desejam aperfeiçoar o sorriso.
Porém, ainda há quem escolha fazer o clareamento com receitas caseiras. Essa é uma decisão que pode trazer várias consequências negativas para a saúde bucal, pois o paciente não tem a competência e o conhecimento necessários para realizar esse procedimento. As receitas naturais encontradas na internet não funcionam da maneira esperada e podem afetar a estrutura dos dentes.
A seguir, falaremos mais de por que você deve evitar fazer o clareamento em casa e quais são as melhores opções de tratamento profissional. Acompanhe conosco.
Por que não clarear os dentes em casa

Da mesma forma que você não deve fazer uso de medicamentos sem consultar um médico, você não deve fazer nenhum procedimento bucal sem o acompanhamento de um dentista. Veja aqui alguns dos principais motivos pelos quais o clareamento sem supervisão profissional não é uma boa ideia:
- Ineficácia: a internet está repleta de receitas para realizar o clareamento em casa. Porém, os materiais utilizados nessas receitas não tem nenhuma eficácia comprovada no branqueamento dos dentes. Portanto, o procedimento caseiro é uma perda de tempo e dinheiro, pois não resolve o problema.
- Riscos à saúde bucal: quando não há a supervisão profissional durante o clareamento, a sua saúde bucal corre sérios riscos. Isso porque os produtos recomendados são geralmente abrasivos e podem ser muito agressivos para o tecido interno da boca, inclusive para as bochechas e gengiva.
Vale a pena comentar que existem, sim, procedimentos caseiros seguros. São aqueles recomendados pelo dentista, com gel clareador adquirido no consultório e placa dentária moldada especificamente para o paciente. Porém, esse procedimento é acompanhado integralmente pelo profissional. As ‘receitas caseiras’, por sua vez, são totalmente diferentes.
Clarear os dentes: receitas da internet que dão errado

O acesso à informação proporcionado pela internet significa que muito do que você lê na rede não vem de fontes confiáveis. É o caso de boa parte das receitas caseiras para clareamento, que não tem nenhuma eficácia comprovada e ainda podem oferecer riscos à saúde.
Algumas das receitas mais comuns envolvem ingredientes extremamente abrasivos, como bicarbonato de sódio, limão e até mesmo água oxigenada. Essas receitas, além de não funcionarem, corroem o esmalte do dente, tornando-o poroso e suscetível a mais manchas ainda.
O mesmo vale para o carvão ativado, ingrediente que se tornou queridinho nos últimos anos e do qual até mesmo cremes dentais foram feitos. Além de totalmente ineficaz no clareamento, o carvão ainda pode trazer cáries e manchas.
Os riscos para a saúde bucal com o clareamento caseiro

Como já dissemos repetidamente, essas receitas caseiras podem trazer inúmeros prejuízos para a sua saúde bucal. Por serem ingredientes com alto potencial de corrosão, eles podem ferir seriamente o tecido gengival.
- Infecção na polpa dos dentes
Os materiais corrosivos podem afetar os nervos da polpa do dente, causando infecções que são extremamente dolorosas. Elas podem inclusive ver acompanhadas de sangramentos e prejudicar a estrutura dentária.
- Queimaduras
O tecido bucal é extremamente sensível. Por isso, qualquer ingrediente que seja um pouco mais forte pode ocasionar queimaduras e aftas na gengiva, nos lábios e na parte interna das bochechas. Água oxigenada é o ingrediente que mais prejudica a mucosa, mas até mesmo limão e laranja podem machucar se o tecido estiver sensível.
- Aumento da sensibilidade
Esse é um efeito colateral esperado até mesmo do clareamento supervisionado, mas o dentista consegue controlar essa sensibilidade. Porém, as receitas caseiras deixam os dentes extremamente sensíveis, o que dificulta na hora de ingerir certos alimentos.
Não caia na moda dos clareadores naturais

É compreensível que muitas pessoas tentem optar pelos clareadores naturais. Afinal, há uma onda cada vez mais comum de rejeição a produtos químicos, em razão de valores e efeitos colaterais. Um exemplo claro disso é a tendência atual de se escovar os dentes com cúrcuma, prática totalmente ineficaz para manter a dentição limpa.
Mas no caso específico do clareamento dental, você não deve dar ouvidos a essa moda dos clareadores naturais. Como já comprovamos, eles não só são ineficazes como também podem trazer prejuízos à saúde bucal. Assim, é um caso em que o barato sai muito caro. Existem infinitas opções mais seguras que são supervisionadas por um dentista.
Dicas de clareamentos seguros

O clareamento dental supervisionado pelo dentista é feito, basicamente, com aplicações de gel clareador e de luzes a laser ou ultravioleta. Confira a seguir quais são os métodos de clareamento seguro:
- Gel clareador
É um gel manipulado nas quantidades certas pelo dentista, dependendo das necessidades do paciente. Geralmente composto por peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio. Pode ser aplicado em casa se fornecido pelo dentista em conjunto com um molde próprio. Mas no consultório os resultados são mais rápidos e eficazes.
- Luz a laser ou ultravioleta
Não são um método propriamente dito, e sim um acelerador da ação do gel. O laser ou a luz ultravioleta só podem ser aplicados no consultório. A principal vantagem do uso é que elas podem reduzir o número de visitas para completar o tratamento.
Planos Odontológicos que cobrem clareamentos

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, o clareamento dental não faz parte do Rol de Procedimentos básicos que todo plano odontológico deve seguir. Portanto, o plano mais simples não cobre o procedimento.
Porém, fora a cobertura mais simples, todas as outras incluem o clareamento dental. Isso porque ele se enquadra nos Procedimentos Adicionais. O plano Beta, que tem cobertura para clareamento de dente desvitalizado é disponibilizado pela Facilita Seguros.
Conclusão
Portanto, você já percebeu que não compensa realizar o clareamento dental em casa. É muito melhor contar com um bom profissional que possa realizar o procedimento de forma segura e competente.
Os planos odontológicos também cobrem outros procedimentos essenciais para a sua saúde bucal. Isso inclui a limpeza dental e a extração de dentes do siso, por exemplo.
Quer adquirir um bom plano odontológico? Então faça uma cotação com a Facilita. Encontraremos um plano que estará dentro das suas necessidades e capacidade financeira.