Menu
Facilita seguros
  • Home
  • Seguros
    • Plano Odontológico
    • Assistência Funeral
    • Seguro Auto
    • Seguro de Vida
  • Blog
    • Seguro de Acidentes Pessoais
    • Plano Odontológico
    • Seguro de Vida
    • Seguro de Auto
    • Plano Funeral
  • 0800 024 8700
Close Menu
Clareamento a laser

Clareamento a laser: tudo o que você precisa saber

Plano Odontológico

Compartilhar

Com o avanço da Odontologia, está mais fácil recuperar o branco dos dentes. Existem, hoje, os mais variados tipos de tratamento e o clareamento a laser é um dos mais procurados em virtude da sua eficiência. Trata-se de uma técnica rápida, que retira o amarelado dos dentes em poucas sessões.

Existem muitas dúvidas a respeito do clareamento, como duração do tratamento, preço e como ele funciona. Neste artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o clareamento a laser, respondendo às perguntas mais comuns.

Quantas sessões de clareamento dental é preciso?

Clareamento a laser: tudo o que você precisa saber
Clareamento a laser: Quantas sessões são necessárias.

 

A quantidade de sessões de clareamento dental varia de acordo com o paciente. Quanto mais pigmentado estiver o dente, mais demorado o tratamento será. Contudo, normalmente o clareamento com luz (laser ou LED) é feito em até três sessões.

Há pacientes que apresentam melhora com apenas uma aplicação do clareamento. Apenas nos casos em que há bastante amarelamento, o tratamento é estendido para 4 sessões, de 40 minutos cada. O intervalo entre as sessões normalmente é de uma semana, pois o dentista precisa monitorar possíveis alterações nas estruturas do esmalte e da dentina.

Como o tratamento depende da liberação dos corantes, há situações em que o dente permanece escuro mesmo depois de 4 sessões. Nesse caso, a cor natural do dente é mais escura, e não adianta continuar a aplicação dos aminoácidos. Se o paciente deseja dentes mais claros, outros tratamentos podem ajudar como uso de facetas e lente de contato dental.

Quanto tempo dura o clareamento dental a laser?

clareamento dental
Clareamento dental: quanto tempo dura.

 

Sempre que falamos em tratamento para clarear os dentes devemos lembrar que a duração varia de paciente para paciente. Em relação ao clareamento a laser, na maioria dos casos, ele dura entre 2 e 3 anos. Após esse período, o paciente precisará retornar para fazer um retoque do branqueamento.

Mas, ao contrário do clareamento a laser, o retoque é feito de forma mais rápida e a aplicação do gel requer menor tempo para se obter um bom resultado.

Os hábitos do paciente influenciam na duração. A alimentação, higiene e frequência com que visita o dentista podem fazer o clareamento durar mais ou menos. Caso ele consuma bastante café, refrigerante de cola, vinho e chás, por exemplo, precisaria fazer o clareamento uma vez por ano.

Quanto custa para fazer uma limpeza nos dentes?

Clareamento a laser: tudo o que você precisa saber
Clareamento dental: quanto custa uma limpeza dental.

 

O Conselho Regional de Odontologia (CRO) estabelece uma tabela com média de preços praticados na área. Uma limpeza completa, segundo o órgão, custa no mínimo R$ 200. No entanto, o valor é variável, e pode chegar até R$ 1.000.

O preço a ser pago vai depender da região e localização do consultório, bem como a qualificação do dentista. Além disso, a condição dentária do paciente também influencia no valor final. O cirurgião-dentista deverá fazer uma avaliação antes de estabelecer o preço.

Com certeza, a melhor alternativa é ter um plano odontológico.

Como funciona o processo de clareamento?

Clareamento a laser: tudo o que você precisa saber
Clareamento dental: como funciona.

 

O tratamento de clareamento é feito por meio de um gel clareador, que é ativado por um laser. A fórmula desse gel é ácida, possuindo concentrações variadas de peróxido de carbamida ou de hidrogênio.

Quando em contato com o dente, o gel passa por um processo químico que libera oxigênio, que, por sua vez, quebra as partículas do pigmento que torna o dente amarelado. Como as moléculas vão deixar um reflexo de luz maior no dente, ele se torna mais claro.

Existe também o clareamento caseiro, que utiliza um gel menos concentrado. A aplicação é feita com molde de silicone, confeccionado a partir da arcada do paciente. O gel clareador, nesse caso, normalmente é peróxido de hidrogênio. Em ambos os tipos de tratamento, caseiro ou no consultório, o processo tende a durar 3 semanas.

Para pessoas com dentes mais escuros, em decorrência de traumas, medicamentos ou fisiologia, podem ser feitos outros tratamentos. No entanto, nenhum dos tipos de tratamento enfraquece os dentes, como muitos acreditam.

Quanto tempo deve ficar com a moldeira para clarear os dentes?

Clareamento a laser: tudo o que você precisa saber
Clareamento dental: moldeira para clarear os dentes.

 

O profissional que der início ao tratamento especifica o tempo que o paciente precisa utilizar a moldeira para clarear os dentes. Ele recebe um gel que deve ser aplicado em pequenas quantidades. Normalmente, o gel deve ficar em contato com os dentes entre 2 e 4 horas por dia. O tratamento dura entre 2 e 4 semanas.

Como cada paciente possui pigmentações diferentes, além dos fatores genéticos, a duração pode ser bastante variável. O objetivo do paciente para o tratamento também influencia no processo, uma vez que ele pode querer os dentes mais (ou menos) brancos.

Qual a idade mínima para fazer clareamento dental?

Clareamento a laser: tudo o que você precisa saber
Clareamento dental: idade mínima para fazer.

O clareamento feito no consultório exige que os dentes estejam já maduros, para evitar complicações. Por isso, o paciente deve ter mais de 15 anos. No entanto, a forma do tratamento muda de acordo com a idade. Para os mais jovens, é recomendado o tratamento caseiro, com moldeira e um gel menos concentrado.

Pessoas mais velhas e com histórico de sensibilidade nos dentes também precisam de um tipo de tratamento diferenciado. Normalmente, o dentista recomenda os dois métodos, tanto o tratamento na clínica quanto o caseiro.

As crianças podem utilizar a profilaxia dental. Trata-se de pastas especiais que são mais abrasivas, não agridem o esmalte do dente e tiram as manchas superficiais.

Qual a duração de cada sessão de clareamento?

Clareamento a laser: tudo o que você precisa saber
Clareamento a laser: quanto tempo dura uma sessão.

 

A sessão costuma demorar entre 75 e 90 minutos. Primeiramente, o dentista buscará obter a coloração inicial, junto com uma limpeza simples que vai remover a placa bacteriana. É feita uma proteção na gengiva, seguida da secagem dos dentes.

Só então o odontologista vai aplicar o gel clareador em toda a boca, utilizando a fotoativação com o laser. Este funciona de uma maneira terapêutica e, junto com o flúor gel, vai minimizar as chances de atingir a hipersensibilidade dentária.

Quanto tempo leva para fazer uma limpeza nos dentes?

Clareamento a laser: tudo o que você precisa saber
Quanto tempo leva para fazer uma limpeza nos dentes.

 

A limpeza depende da extração do tártaro que costuma acumular nos dentes, além da remoção da placa bacteriana. Por isso, o tempo varia de paciente para paciente, mas em média, a limpeza demora entre 30 e 60 minutos.

O profissional fará uma avaliação e estabelecerá o tempo e as sessões necessárias. Em casos mais avançados, é preciso voltar ao dentista. O tártaro subgengival, por exemplo, só é removido por completo se o paciente passar por mais de uma sessão. Trata-se de um processo mais complicado, em que o dentista utilizará curetas para não lesionar a gengiva.

O tártaro supragengival, pelo contrário, pode ser retirado em uma só sessão com o uso de ultrassom odontológico ou extratores de tártaro manuais. Ele fica depositado acima da borda da gengiva, o que torna o tratamento mais rápido.

O que evitar ao fazer clareamento dental?

Clareamento a laser: tudo o que você precisa saber
Clareamento dental: o que evitar ao fazer o clareamento.

 

Em relação à alimentação, o paciente deve evitar alimentos pigmentados e com alto teor de corante. Entre eles, o refrigerante (principalmente de cola), café, suco de uva, chá escuro e vinho. Além disso, alimentos que contenham caroteno, um pigmento natural, como cenoura e tomate, também pode prejudicar o tratamento.

Após acabar uma refeição, o paciente precisa esperar 30 minutos antes de escovar os dentes. As mulheres também precisam evitar batons com cores fortes, principalmente o vermelho. O cigarro também precisa ser evitado ao máximo.

O que é um clareamento a laser?

Clareamento a laser: tudo o que você precisa saber
Clareamento a laser: o que é.

 

O clareamento a laser é uma das técnicas mais utilizadas para retornar o branco dos dentes. Ele é feito por meio de um gel concentrado com agentes clareadores, normalmente peróxido de carbamida ou de hidrogênio. Após ser aplicado nos dentes, o dentista utiliza uma luz a laser para intensificar o gel e extrair a pigmentação amarelada, garantindo um resultado melhor e muito rápido.

Quais são os tipos de clareamento?

Clareamento a laser: tudo o que você precisa saber
Clareamento a laser: quais são os tipos.

 

  • Clareamento a laser: feito em consultório odontológico por meio de um gel rico em agentes clareadores. O laser intensifica o processo químico de clareamento.
  • Clareamento com LED: o processo é o mesmo do laser, mas utiliza o LED como luz intensificadora do gel. Em alguns casos, é combinado com o laser.
  • Gel clareador: nesse processo, o gel é aplicado sem a luz de LED ou laser. É menos agressivo, mas os resultados são inferiores.
  • Clareamento caseiro: é feito com base em um molde de silicone, que é aplicado nos dentes junto de um gel clareador. Mesmo sendo feito em casa, o tratamento precisa de acompanhamento profissional.
  • Kits de clareamento: são produtos no mercado que normalmente vêm com gel, moldeira e até luzes.
  • Fitas, canetas ou pastas clareadoras: são produtos aplicados nos dentes, que possuem peróxido de hidrogênio. Podem ser encontrados em farmácias, mas é recomendável que um profissional acompanhe o tratamento.
  • Métodos caseiros: apesar de muitos recorrerem a esses métodos, faltam comprovações científicas de sua eficácia. Entre os produtos mais utilizados estão bicarbonato de sódio, casca de banana e casca de laranja.

Conclusão

O clareamento é uma forma relativamente rápida de obter novamente o branco dos dentes. Em apenas 4 semanas você recupera a cor e o brilho. Além disso, com um plano odontológico, você adapta o tratamento ao seu caso.

O clareamento a laser é uma das formas mais procuradas, tanto pela eficiência quanto pela rapidez. O método empregado utiliza gel e luz concentrada, o que elimina a pigmentação que deixa os dentes amarelos. Conheça as condições especiais para MEI e Pessoa Jurídica

Caso você deseje um clareamento, obtenha um plano odontológico com excelentes benefícios!

Leia também: Gengivite como tratar: Saiba qual profissional procurar.

 

Compartilhar
Remédio barato: Confira as dicas para quem quer economizar Aparelho Odontológico: quando devo usar e quais modelos

Related Posts

Planos Odontológicos com coberturas para ponte dentária móvel

Plano Odontológico

Ponte dentária móvel: Saiba o que é e quando utilizar

Retração Gengival: Saiba o que é e como tratar. Veja aqui!

Plano Odontológico

Retração Gengival: Saiba o que é e como tratar. Veja aqui!

Emergência odontológica o que é e como procurar ajuda

Plano Odontológico

Emergência odontológica: o que é e como procurar ajuda?

Posts Recentes

  • Ponte dentária móvel: Saiba o que é e quando utilizar 19 de janeiro de 2021
  • Cinzas após a cremação: Saiba o que fazer. Veja aqui! 12 de janeiro de 2021
  • Lembranças boas: Memórias afetivas de um ente querido 22 de dezembro de 2020
  • Retração Gengival: Saiba o que é e como tratar. Veja aqui! 15 de dezembro de 2020

Siga nas redes sociais

Back To Top
Facilita seguros

Faça Contato

  • Sobre nós
  • 31 98652 – 2480
  • 0800 024 8700

Siga a Facilita

Regras do Site

  • Termos de Uso
  • Políticas de Privacidade
© Facilita Seguros 2021
CNPJ 27.775.442/0001-66 - Rua Madre Tereza, 26. BH - MG
Webmaster - Raquel Araújo