Cemitério vertical: Saiba o que é e como funciona. Veja aqui!
O que é um cemitério vertical?

Em linhas gerais, um cemitério vertical pode ser considerado um novo modelo de necrópole . Ou seja, uma nova maneira de realizar o sepultamento dos mortos. O que separa o cemitério vertical dos formatos anteriores é a sua preocupação com o meio ambiente.
Assim, esse modelo de sepultamento visa diminuir os efeitos poluentes, que são decorrentes do processo de decomposição . Quando um corpo é enterrado, os fungos e bactérias presentes no solo o fazem liberar o líquido conhecido como necrochorume.
Esse líquido, por sua vez, é constituído por sais minerais e uma série de substâncias que agridem o solo. Uma vez que os cemitérios mais antigos não possuem os meios adequados para lidar com essa situação, o meio ambiente é colocado em risco.
Portanto, o cemitério vertical surge como uma alternativa para esse cenário, assim como a cremação . Entretanto, as suas vantagens não estão restritas a isso e também se ampliam quando se pensa no menor espaço ocupado e no baixo custo para a manutenção.
Como forma de explorar um pouco mais as vantagens desse tipo de necrópole, o presente artigo vai discutir alguns pontos ligados aos cemitérios verticais, considerando desde o seu surgimento até os custos que a família precisará ter para sepultar o seu ente querido.
Como surgiu o cemitério vertical ?

É possível afirmar que o cemitério vertical surgiu no Japão . Por se tratar de um país muito populoso e que, por vezes, não conta com o espaço adequado para enterrar os seus mortos de formas tradicionais, o modelo de gavetas empilhadas, apresentado por esse formato de necrópole, acabou ganhando espaço.
Assim, o cemitério vertical se popularizou por aproveitar o máximo possível de um espaço relativamente pequeno. Em razão da crise gerada pela pandemia para o sepultamento no Brasil , ele acabou crescendo consideravelmente também no território nacional, ainda consideravelmente preso às noções tradicionais de sepultamento e cemitério.
Vale ressaltar que escolher um modelo como esse não impede que os ritos fúnebres sejam realizados da mesma forma pela família. O que se diferencia inicialmente é somente a forma como o ente querido será sepultado, visto que os corpos são colocados nas gavetas citadas anteriormente.
Entretanto, em termos de rotina, esses espaços funcionam exatamente da mesma forma que as necrópoles tradicionais e contam com horários de visitas, além de permitir a possibilidade de que flores e outros tipos de homenagens sejam prestados.
Quando o cemitério vertical é a melhor escolha?

Existem alguns fatores que tornam o cemitério vertical uma escolha interessante. Para além das questões ambientais citadas e da economia de espaço, é possível citar também o fato de que o seu visual tende a ser menos impactante e, consequentemente, menos mórbido.
Também é interessante pontuar que o cemitério vertical se mostra muito interessante quando o assunto é garantir que as famílias estejam confortáveis nas datas comemorativas. Por exemplo, no Brasil existe a tradição de comemorar o Dia de Finados , que acontece anualmente em 2 de novembro.
Na data em questão, as famílias se dirigem aos cemitérios para prestar homenagens às pessoas que perderam. Esses espaços garantem mais comodidade e organização para essas ocasiões, evitando situações desagradáveis e longos tempos de espera para um momento que por si só já é bastante delicado.
Como funciona o sepultamento em um cemitério vertical?

Um ponto que gera dúvidas em muitas pessoas que ainda não conhecem os cemitérios verticais é a forma como o sepultamento é realizado nesses espaços. Assim, vale ressaltar que os corpos são colocados em gavetas que, juntas, se assemelham muito a prédios.
Nesses espaços existe um sistema de ventilação adequado para evitar que a decomposição aconteça como nos cemitérios tradicionais. Logo, o necrochorume evapora com maior facilidade e os gases são tratados para serem liberados no meio ambiente sem causar impacto ou risco às pessoas.
Além disso, vale ressaltar que nos métodos tradicionais a decomposição de um corpo pode levar até 2 anos para ser concluída. No cemitério vertical, por causa do sistema de ventilação citado, isso acontece em apenas 8 meses, destacando mais uma vantagem desse modelo.
Vantagens do Cemitério Vertical

O cemitério vertical é capaz de oferecer uma série de vantagens para as pessoas que decidem sepultar os seus entes queridos dessa forma. Além de gerar menos custos para os familiares, ele ainda surge como uma alternativa para quem não se sente confortável com a maneira como o processo de decomposição acontece nos métodos tradicionais.
Além disso, vale pontuar também que outros problemas solucionados pelo cemitério vertical são a eliminação da preocupação com a manutenção do túmulo, bem como a necessidade de visitas regulares para efetuar a limpeza do espaço.
Assim, ao longo dessa seção do artigo tais vantagens serão expostas em maiores detalhes para que você possa se informar melhor a respeito.
A família não se sente confortável com o modelo tradicional

Existem alguns cenários nos quais a família de uma determinada pessoa não se sente confortável como o modelo tradicional de sepultamento. Isso acontece, em partes, por causa do processo de decomposição nas necrópoles tradicionais, que pode ser bem desagradável para muitas pessoas.
Além disso, o enterro também se torna um problema para aqueles que precisam se despedir dos seus entes queridos. Portanto, o cemitério vertical surge como uma alternativa capaz de assegurar maior dignidade para os familiares do falecido em relação aos meios tradicionais.
Assim, é possível destacar que o processo de decomposição acontece de uma forma diferente nos cemitérios verticais visto que eles não contam com a presença do oxigênio, o principal responsável por assegurar a proliferação das bactérias e dos fungos responsáveis por esse processo.
Nesse sentido, a cremação também seria uma via interessante para as famílias que se sentem desconfortáveis com os meios mais comuns.
Existe a pretensão de gastar menos

Do momento do falecimento ao sepultamento de uma determinada pessoa, são gerados uma série de gastos para os familiares, que vão da preparação do corpo ao sepultamento propriamente dito. Assim, em uma cidade como São Paulo, os custos estimados do processo chegam a R$2,5 mil.
Portanto, o cemitério vertical se mostra enquanto uma alternativa interessante para as famílias que desejam gastar menos neste processo. O seu custo de contratação é significativamente mais baixo e essa forma de necrópole não exige gastos posteriores com a manutenção.
Dessa forma, o local estará sempre limpo e bem cuidado sem que seja necessário investir ainda mais dinheiro nisso.
A família não tem tempo para limpezas regulares do túmulo

Além de mais econômico, o cemitério vertical é uma escolha que tende a poupar o tempo da família. Isso acontece uma vez que não é necessário visitá-lo com frequência para realizar a limpeza do túmulo.
Essa vantagem surge principalmente a partir da organização em gavetas. Assim, a administração do espaço é a responsável por cuidar da manutenção do espaço de forma integral.
Logo, problemas com fatores como mato e sujeira, bastante frequentes em necrópoles tradicionais, não se fazem presentes nesse modelo de sepultamento . Portanto, o corpo estará sempre em um local limpo e que é mantido da forma correta por uma equipe especializada.
É uma alternativa mais moderna

A modernidade torna a rotina de todas as pessoas mais aceleradas. Assim, é sempre interessante optar por alternativas, em todos os âmbitos da vida, que garantem a praticidade e oferecem inovações.
Nesse caso específico, outro fator importante é garantir que o carinho e o cuidado que se tem com aqueles que ama será mantido. Portanto, o cemitério vertical surge como uma alternativa moderna capaz de garantir o melhor dos dois mundos.
Assim, não é necessário abrir mão dos rituais tradicionais, como o velório e o sepultamento. Tampouco dispensar as homenagens póstumas, visto que o cemitério vertical oferece espaço para isso. Mas também não será necessário pensar muito a respeito do estado em que o túmulo do seu ente querido está.
Além disso, outro ponto que vale ressaltar é que o sepultamento está se tornando um verdadeiro problema no Brasil, decorrente da falta de espaço. Portanto, optar por esse formato não traz vantagens somente para a sua família, mas para todas aquelas que também estão vivendo o luto.
Conclusão
É possível destacar que o cemitério vertical é uma escolha moderna, sustentável e que oferece praticidade àqueles que resolvem fazer uso do serviço, mas sem perder de vista que o processo de luto é doloroso e, portanto, as famílias devem ter espaço para prestar as suas últimas homenagens àqueles que amam.
Na verdade, adotar esse modelo de necrópole é algo que pode poupar uma determinada família de precisar lidar com questões como a manutenção do espaço no qual o seu ente querido descanse, de forma que é possível focar somente nas homenagens e na despedida em si.
Portanto, em razão da modernidade oferecida pelo cemitério vertical, ele tem ganhado cada vez mais espaço e está se consolidando como uma alternativa aos métodos tradicionais de sepultamento, que são mais custosos em termos financeiros e agridem o meio ambiente.
Caso você esteja interessado em saber mais a respeito sobre planos funerários , visite o site da Facilita Seguros.