Carro abandonado: Saiba como proceder
Carros abandonados podem ser identificados facilmente. Os sinais de deterioração mais evidentes são carroceria enferrujada, pneus murchos, vidros quebrados e ausência de peças essenciais.
Falta de condições financeiras para arcar com manutenção, multas e documentação levam proprietários a deixar veículos em vias públicas. Ressaltando que em caso de veículos irrecuperáveis ou destinados à sucata, é obrigatório requerer a baixa no Detran.
O abandono de veículos só ocorre porque a legislação de trânsito não determina (regras sobre o tema). A única situação legislada são os casos de delito, contida no Código de Processo Penal.
Sem o respaldo de uma lei federal, fica a cargo das prefeituras legislar e encontrar uma finalidade aos veículos.
Então, como proceder em caso de carros abandonados?
Tem um carro abandonado na minha rua, o que fazer?

Carros abandonados podem gerar problemas graves, de saúde pública e de trânsito. Portanto, é preciso (fazer uma denuncia) na prefeitura da cidade.
Depois da denúncia, a prefeitura fixará uma notificação no veículo, estabelecendo um prazo para que o proprietário o recupere. Caso isso não ocorra, o carro será considerado abandonado.
Finalmente, o veículo será encaminhado ao pátio da prefeitura, que por sua vez deve averiguar com outros órgãos se o mesmo não tem relação com algum delito. Caso não tenha, a prefeitura poderá leiloar o carro ou vendê-lo como sucata.
É permitido pegar um carro abandonado?

Não, apropriar-se de bem alheio é considerado roubo.
Se houver interesse em algum (carro abandonado), é preciso contatar o proprietário para estabelecer uma relação de compra e venda.
Multa por abandono de carro na rua

Alguns municípios possuem regulação própria sobre o abandono de veículos e, consequentemente, multas serão aplicadas em caso de abandono.
Em São Paulo, por exemplo, existe a Lei de Limpeza Urbana, que prevê multa superior a R$ 18 mil para este tipo de infração. Além da apreensão do veículo, o proprietário deverá pagar multa e cobrir custos de remoção e estadia.
Você compraria um carro abandonado?

Caso você seja um restaurador de carros antigos, talvez valha a pena.
Além do valor do veículo, deve-se considerar todos os débitos vinculados a ele e o gasto necessário para a restauração.
Confira aqui uma compra de sucesso, mas saiba que casos como este são raros.
Conclusão
O abandono normalmente é ocasionado por falta de condições para arcar com os custos envolvidos na propriedade de um veículo. Portanto, o ideal é fazer uma análise financeira criteriosa antes de decidir pela compra.
Se decidir adquirir um veículo, é imprescindível contratar um seguro para proteção contra acidentes, roubos e outros danos. Existem seguros para veículos que cabem em todo tipo de bolso.
A Facilita Seguros é uma corretora especializada em vendas de seguros que se destaca por oferecer um atendimento de excelência.
Além de seguro para veículos, oferece também seguro de acidentes pessoais, planos odontológicos para pessoas físicas e jurídicas, entre outros.
Ficou interessado por algum produto? Cadastre-se no site da Facilita Seguros para receber uma cotação.
Saiba mais sobre Assistência Funeral e Planos Odontológicos.