Cárie dentária: Conheça as 7 maneiras de prevenir!
Um lindo sorriso abre portas e é uma das primeiras formas de comunicação entre as pessoas. Por isso, manter a higiene bucal em dia é uma das maneiras mais efetivas de evitar a temida cárie dentária.
As cáries representam um verdadeiro pesadelo na hora de ir ao dentista por conta do desconforto e dores. De acordo com dados do Ministério da Saúde, uma pesquisa sobre saúde bucal apontou que a cárie continua sendo o principal problema de saúde bucal entre os brasileiros.
O problema é bastante sério, uma vez que as cáries são a maior causa de perda dos dentes. Sendo assim, é fundamental se prevenir e tomar todas as medidas possíveis para evitar o surgimento de cáries.
Preparamos um artigo bem completo para ajudar você a cuidar dos dentes e evitar as cáries. Confira!
O que é cárie dentária?

A cárie é uma doença causada por bactérias que causam a deterioração dos dentes. Essas bactérias se alimentam dos resíduos de alimentos que ficam na cavidade bucal e entre os dentes. Elas produzem um ácido que destroem as estruturas do dente, causando dor e perda da dentição quando não tratada a tempo.
Alimentos com carboidratos e açúcar são os mais danosos para a saúde bucal, isso porque a bactéria presente na cárie transforma-os em ácido. É por isso que a cárie deixa os dentes escurecidos, pois elas desmineralizam o esmalte.
Como são extremamente pequenas, o paciente só vai notar a presença da cárie quando os dentes já estão começando a se deteriorar, causando muita dor ao alcançar a gengiva e as fibras nervosas.
É geralmente neste momento que os pacientes correm para o dentista, precisando enfrentar um tratamento imediato para contornar o problema.
Quais são as principais causas da cárie dentária

A princípio, a cárie não causa sintomas, sendo uma doença bem silenciosa no início. Muitas vezes, o pontinho preto que representa uma cárie instalada no dente, é muito pequeno, dificultando a identificação ao escovar os dentes.
Por mais que se olhe no espelho na hora de passar fio dental e fazer a escovação, o indivíduo não consegue enxergar a cárie, que geralmente se apresenta nos dentes da parte de trás. Até porque, é nessa região que a higienização se torna mais difícil.
Com o tempo, quando o esmalte do dente passa pela desmineralização, a região onde está a cárie começa a ficar mais sensível e o paciente passa a sentir um certo incômodo ao ingerir alimentos gelados, quentes e dor dependendo da textura.
É importante que em nossa boca, seja normal, que vivam milhões de bactérias que, quando negligenciamos a escovação correta, elas permanecem entre os dentes, formando placas bacterianas. Notar essas placas já é um sinal de alerta que é hora de ir ao dentista para que evitar problemas mais sérios como a cárie ocorram.
Depois de formadas, as placas que não forem retiradas por meio de uma limpeza formam o orifício, conhecido como cárie. O que mais causa cárie é a combinação de alimentos com muito açúcar e falta de higiene bucal. O açúcar, quando a boca já está com placas bacterianas, ajudam a enfraquecer ainda mais o esmalte dos dentes, tornando o caminho ainda mais fácil para as cáries se instalarem.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico preciso somente um dentista consegue oferecer ao paciente. Sendo assim, se notar alguma sensibilidade maior ao ingerir determinados alimentos, fique atento. E caso tenha observado algum pontinho preto, agende imediatamente uma consulta ao dentista.
No consultório, é comum os especialistas realizarem uma avaliação prévia dos dentes e da região onde o paciente sinalizar a sensibilidade. Em seguida, o dentista poderá pedir uma radiografia para que possa mostrar com mais efetividade as cavidades causadas pelo processo de destruição dos dentes.
Alguns consultórios contam com aparelhos de alta tecnologia que podem identificar as cavidades com a ajuda de lasers. Até mesmo a deterioração dos dentes ainda no início pode ser identificados com esses aparelhos, facilitando bastante o diagnóstico.
Quando a cárie está ainda em estágio inicial, o dentista consegue realizar um tratamento bastante efetivo e reverter o processo, acabando assim com a deterioração.
Conheça 7 maneiras de prevenir a cárie dentária
Agora que você já conhece as causas, chegou o momento de aprender como saber o que deve ser feito no dia a dia para prevenir a cárie dentária:
1 – Tenha uma boa higiene bucal

Para se ter um sorriso sempre bonito e livre de cáries, tudo começa com uma boa escovação correta. É esse um dos maiores segredos para se ter saúde bucal, além de frequentar o dentista periodicamente.
Mas é no dia a dia, através de nossos hábitos que conseguimos evitar placas bacterianas e cáries. Por isso, capriche na escovação, fazendo movimentos circulares em toda a arcada dentária. Os movimentos precisam ser leves, assim, você consegue chegar aos locais mais difíceis.
A escovação adequada é feita em média em três minutos. Menos que isso, certamente os seus dentes não serão higienizados de forma efetiva.
2- Escova e creme dental adequados

Dê uma atenção especial ao tipo de escova que você usa. As cerdas precisam ser macias e com acabamento arredondados. Veja, elas são as grandes responsáveis em retirar toda a sujeira, evitando assim as placas bacterianas, por isso, é preciso muita atenção na hora de comprar uma boa escova.
Aproveite a ida ao dentista para pedir ao especialista uma indicação mais correta de acordo com o seu tipo de arcada dentária. Nada como a opinião de um profissional qualificado para orientar sobre a melhor escova para cada paciente.
Outro ponto fundamental é o creme dental. Opte por aqueles que contenham flúor. Há alguns que ajudam no alívio da sensibilidade, contam com proteção duradoura contra cáries, esses são ótimos também.
3 – Utilize o fio dental diariamente

Ah, antes da escovação você deve passar o fio dental para prevenir a cárie. Muita gente negligencia o uso do fio dental e vai direto para a escovação, o que é um erro. O fio dental ajuda a prevenir a formação de placas bacterianas, já que são ótimos para retirar os resíduos de alimentos que ficam entre os dentes. Muitas vezes somente a escovação não consegue limpar esses cantinhos.
O uso do fio dental também ajuda a remover tecidos inflamados que podem causar gengivite. Por mais que algumas pessoas reclamem de sangramento na hora de usar os fios, isso deve ser observado por um dentista para identificar o motivo, e não interromper a limpeza com o fio dental.
4 – Evite doces ou outros alimentos açucarados

Como falamos anteriormente, o açúcar é o alimento mais prejudicial para a saúde bucal e é por conta dele que as cáries se instalam nos dentes.
Se você é daqueles que almoça e já pensa no docinho, é melhor rever seus hábitos alimentares. É mais prejudicial para os dentes o consumo frequente, ou seja, quase que diário, do que comer uma quantidade maior de açúcar em ocasiões específicas.
Sendo assim, pense que não é preciso cortar de vez o doce, mas sim manter uma alimentação mais equilibrada na maior parte dos dias.
Além disso, os alimentos açucarados prejudicam também outros aspectos da nossa saúde, favorecendo o acúmulo de gordura e diabetes. Quem tem dentes com cáries deve ficar ainda mais atento, porque os dentes cariados ficam mais vulneráveis aos danos dos ácidos por pelo menos 20 minutos após a ingestão do alimento.
5 – Não esqueça de higienizar a língua

Outra maneira de prevenir a cárie dentária é não se esquecendo de higienizar as línguas. Muitos se concentram apenas nos dentes na hora da escovação e se esquecem que a língua também fica com restos de alimentos e é local de grande concentração de bactérias.
Por conta da estrutura da língua, cheia de sulcos, conhecidos como papilas gustativas, o local se torna mais propício para que as bactérias se acumulem. Isso favorece a formação de placas bacterianas e de toxinas. Você não nota, às vezes, que esquece de escovar os dentes após se alimentar, a boca mais amarga? Então, é isso.
Fora que, não higienizar a língua pode levar a outro problema bastante incômodo além das cáries, que é o mau hálito. De vez em quando, você pode mastigar algumas folhinhas de hortelã para limpar a boca e deixar o hálito fresco.
Antes de fazer a escovação, vale a pena raspar a língua com o aparelho apropriado, ou utilizando uma colher mesmo, pois isso ajuda bastante a evitar a cárie dentária. Em seguida, você faz a escovação dos dentes normalmente e aproveita e escova a língua também.
6 – Adote uma dieta equilibrada
Uma alimentação equilibrada não é apenas para manter a saúde do corpo, além de evitar a obesidade. Os alimentos bem escolhidos ajudam também a evitar o surgimento de cáries. Isso porque, através de uma alimentação balanceada, os tecidos da gengiva oferecem os nutrientes e minerais, deixando assim os dentes mais fortes e resistentes. Isso evita infecções que causam gengivite.
Beba bastante água e prefira os alimentos ricos em fibras, como frutas e verduras. Prefira os carboidratos complexos, controle o consumo de refrigerantes, balas e chicletes. Os alimentos que contém fibras ajudam na limpeza dos dentes e dos tecidos, deixando-os livres de cáries.
Agende uma consulta com um nutricionista para que ele possa preparar uma reeducação alimentar mais adequada ao seu estilo de vida, e fale com ele sobre a sua preocupação em prevenir as cáries.
7 – Visite o dentista periodicamente

E, como não poderíamos deixar de mencionar, a prevenção da cárie requer a ida ao dentista periodicamente.
Somente um profissional pode avaliar com mais efetividade a saúde dos dentes até mesmo identificar previamente possíveis problemas, o que evita o sofrimento do paciente lá na frente. O ideal é visitar um dentista a cada seis meses.
É muito mais fácil prevenir do que remediar, não é mesmo? E com a ida frequente ao dentista, ele poderá fazer uma avaliação mais completa da sua dentição, das estruturas, verificar se é preciso fazer limpeza para eliminar placas bacterianas, entre outros procedimentos.
A importância de um plano odontológico

Aplicando essas dicas no seu dia a dia, certamente você estará com a saúde bucal sempre em ordem. E o preço das consultas ao dentista não é mais um empecilho como já foi no passado.
Antigamente, muita gente não conseguia ter acesso aos serviços de saúde bucal, mas agora, com os planos odontológicos, cuidar dos dentes ficou muito mais fácil e acessível.
Inclusive, há planos odontológicos com cobertura para tratamento da cárie dentária, além de outras coberturas. Ter um plano odontológico permite que você economize dinheiro, além de não ser surpreendido, de repente, com uma cárie e precisar pagar um tratamento particular. Eles são muito mais caros do que um plano.
Aqui na Facilita Seguros, temos planos flexíveis com diferentes tipos de cobertura. Isso permite atender clientes de perfis distintos, contemplando muito bem as necessidades de cada um.
Nossa rede conta com mais de 10.500 dentistas credenciados em todo o Brasil, tudo para você ser atendido imediatamente e com todos os cuidados necessários.
Por isso, ter um plano odontológico vai te deixar muito mais tranquilo, sabendo que terá atendimento de qualidade em casos emergenciais e de rotina.
Conclusão
Cuidar dos dentes deve ser uma atitude diária que devemos manter, desde cuidados básicos como uma escovação correta, utilizando escova e creme dental de qualidade, passando pela questão da alimentação saudável.
Aliado a esses cuidados que apresentamos neste artigo, um plano odontológico faz toda a diferença, tanto para a sua saúde bucal como para o seu bolso.
Acesse agora mesmo em nosso site e encontre o plano odontológico ideal para o seu perfil.
Aproveite também para ler outros conteúdos em nosso blog. E caso tenha ficado alguma dúvida, entre agora mesmo em contato com a nossa equipe.