Cachorro com medo do dono: o que fazer?
Não sabe o que fazer com seu cão que está com medo de você? Confira a seguir os motivos para isso acontecer e como solucionar essa complicada situação!
Seu cachorro tem medo de você

Pode parecer algo diferente ou estranho para alguns, mas são inúmeros os cães que demonstram medo do seu próprio dono, principalmente aqueles adotados, vindos de outros lares. Isso pode acontecer por muitos motivos, como um trauma adquirido no passado ou falta de socialização quando jovem.
Essa é uma situação muito desagradável tanto para o cão, que, logicamente, não se sente seguro, quanto para o dono, que só quer demonstrar seu amor pelo pet, mas não consegue. Quer saber por que isso acontece e como lidar com essa situação? Então confira a seguir toda a explicação com dicas de como tranquilizar o seu cão e fazê-lo confiar em você.
O que fazer se o cachorro tem medo do dono?

Agora que você já sabe os motivos pelos quais o seu cãozinho pode sentir medo de você, é importante descobrir como lidar e reverter essa situação tão complicada. Veja a seguir algumas dicas de como ajudar seu cão a confiar em você e não ter medo.
Arrume o ambiente e trate-o com calma e carinho
Um cão assustado e desconfiado precisa de um ambiente próprio para ele. Ou seja, precisa ser tranquilo e, com certeza, acolhedor. Seu pet precisa sentir que é bem-vindo e que está protegido de qualquer ameaça.
Além de um ambiente propício, o cão precisa aprender, também, a confiar em seu tutor. Essa confiança surge de muito carinho, paciência e dedicação do dono com o seu animalzinho. Ao conquistá-lo, ele conseguirá entender que não precisa sentir medo do seu dono, pois ele não só não irá machucá-lo, como também o protegerá.
Faça passeios e brincadeiras
Alegrar o seu cão é outra maneira muito eficaz de conquistá-lo. Nada melhor do que oferecer passeios diários ao seu pet. Uma boa caminhada pelo parque ou uma corrida matinal, já deixarão o seu cãozinho muito mais feliz. Além de fazer muito bem a sua saúde!
Não são apenas passeios que deixarão o seu mais pet mais animado. Brincadeiras também são ótimas opções, pois proporcionam momentos de pura felicidade e fortalecem a relação entre humano e cachorro. Esse é um momento íntimo e de muita troca de carinho.
As opções de brincadeiras são muito extensas. Jogar uma bolinha ou um frisbee para o cão buscar, ou montar um pequeno circuito para ele, já é o suficiente para garantir momentos de puro êxtase. Use a imaginação e se divirta!
Não repreenda, use recompensas!
Se você possui um cão com medo de você, repreendê-lo por qualquer atitude errada que ele faça só intensificará esse sentimento, o afastando ainda mais de você. Ao invés de repreender o seu cão, é mais eficaz oferecer recompensas quando ele acertar.
Um adestramento com recompensas já é mais eficaz, em cães com medo isso se torna ainda mais forte. Ele vai compreender o que deve fazer, confiará mais naquele dono que não o assusta e sim que o agrada. Lembre-se, um cão assustado precisa de acolhimento e não repreensão.
Por que o cachorro tem medo do dono?

Como citado anteriormente, são vários os motivos pelos quais o cão pode ter medo do dono, e, não necessariamente, será de algum trauma vivido. A seguir, você descobrirá outros motivos que podem levar a esse desconforto.
Socialização e tratamentos inadequados
A socialização é importante pois é por meio dela que o cãozinho aprende a lidar não só com outras pessoas, como também com outros animais e ambientes. Quando um cão não passa por essa fase adequadamente, ele pode ficar com medo simplesmente por não entender o que está acontecendo a sua volta.
Traumas também podem gerar um grande sentimento de medo nos cachorros. Aqueles que foram maltratados ou abandonados desconfiam de tudo e todos, principalmente dos humanos, já que este foi o causador do sofrimento. Esses maus tratos vão desde a falta de carinho e atenção, até mesmo violência física e falta de cuidados essenciais, como alimentação e higiene.
Cachorro com audição sensível
Se seu cão possui uma audição sensível, é normal que ele apresente comportamentos indicando medo com uma certa frequência. Além de se assustarem com facilidade, qualquer barulho um pouco mais intenso o incomodará.
Trovões e fogos de artifícios podem fazer com que seu cão fique tremendo e precise do seu amparo. Pode parecer algo bobo para nós humanos, mas esses cãezinhos com ouvidos sensíveis sofrem muito com um barulho alto.
Estado de saúde
Uma dor ocasionada por algum problema de saúde também pode gerar medo no seu pet canino. Um cão dolorido ou com mal-estar fica acuado e com medo de que qualquer toque cause alguma dor. Inclusive aquele vindo do seu próprio dono.
Além disso, eles tendem a ficar atentos e desconfiados de tudo, pois sabem que não estão em suas melhores condições, e consequentemente estando mais vulneráveis. Se os humanos sentem medo ao adoecer, imagina um cãozinho.
Algumas raças são mais sensíveis
Da mesma forma que existem cães mais corajosos e seguros de si, também existem aqueles que se assustam e apresentam medo com mais facilidade, pela genética e até sensibilidade que possuem. Assim como os cães de guarda exalam coragem e força, os de companhia tendem a ser bem mais sensíveis.
Whippets e Galgos são exemplos de raças mais delicadas e tímidas que necessitam de um certo cuidado especial, e de um ambiente tranquilo para não ficarem amedrontados. E não são apenas essas! Shar-pei e Chihuahua também fazem parte dessa lista.
Caso o medo surja, carinho, dedicação e paciência são essenciais!

Como você pôde perceber nesse artigo, não é tão incomum os cães sentirem medo dos seus próprios donos. Além disso, não será, necessariamente, culpa do tutor. Esse medo pode vir de experiências vividas anteriormente ou até mesmo da genética do cãozinho.
Apesar de ser uma situação difícil tanto para o cão como para o tutor, ela é totalmente reversível. Seu pet precisa adquirir confiança em você e saber que ele está seguro na sua presença. Com muita paciência, dedicação e carinho, seu cão se sentirá mais confortável e saberá que será acolhido quando precisar.
Assim como em relações humanas, a relação entre dono e cão precisa conter confiança e amor, e isso costuma ser conquistado com o tempo. Ter paciência e carinho é tudo que você precisa para que o seu cãozinho supere os próprios medos e tenha uma vida tranquila ao seu lado.
Redator: Guia Animal