Bateu o carro? Saiba o que é necessário fazer nesse caso
Bateu o carro? Acidentes de trânsito são comuns e podem acontecer a qualquer momento. Se você passar pelo contratempo de bater o carro ou sofrer uma colisão por terceiros, primeiramente, mantenha a calma.
Neste texto, trazemos algumas dicas do que você deve fazer após acidentar o seu veículo. Acompanhe conosco!
Bateu o carro? Saiba quais são os tipos de colisões mais comuns

A maioria das colisões de trânsito acontecem causadas por condutas imprudentes dos condutores. Porém, colisões também podem ser causadas por falta de atenção, imperícia de motoristas ou até mesmo problemas mecânicos que prejudicam a dirigibilidade.
Nas estradas e rodovias, a maioria das colisões são frontais ou traseiras. Quando são frontais, normalmente são fruto de uma ultrapassagem proibida ou de algum problema que leve um veículo a invadir a faixa de circulação em sentido oposto. Acidentes como esse, em alta velocidade, podem ser fatais.
Colisões traseiras, por sua vez, costumam ser causadas quando um veículo anda muito próximo ao carro da frente, não tendo espaço suficiente para parar o veículo durante uma frenagem de emergência.
Dentro das cidades, são mais comuns colisões laterais e angulares, causadas principalmente por condutores que não respeitam as preferenciais ou não param nos semáforos, atingindo outros veículos. Colisões angulares são comuns em situações de estacionamento.
Como proceder em caso de colisão?

A partir de agora, vamos explicar a você como agir em caso de colisão. O primeiro passo é manter a calma.
Sabemos que é difícil ficar tranquilo diante de uma ocasião estressante como um acidente de trânsito, entretanto, é fundamental permanecer calmo para pensar com racionalidade e tomar as melhores decisões.
Muitas consequências negativas acontecem porque condutores e passageiros se exaltam após uma colisão de trânsito, como:
– Brigas;
– Discussões;
– Agressões;
– Fugas;
– Decisões equivocadas;
– E outras ações indesejáveis.
Bateu o carro? Sinalize com triângulo e pisca-alerta

Após a colisão, é muito importante sinalizar aos demais condutores que ali aconteceu um acidente. Isso os alerta para que desviem, reduzam a velocidade ou parem seus veículos até que a via seja liberada novamente. Para isso, utilize o triângulo refletivo e o pisca-alerta de seu veículo.
O triângulo deve ser colocado a pelo menos 30m do local da batida. Muitos condutores erram ao posicionar a sinalização próximo aos veículos acidentados, aumentando o risco de outros veículos também se chocarem.
Lembrando também que triângulo é item de segurança obrigatório. Por isso, verifique o estado do seu.
Acione a seguradora que faz a proteção do carro
Agora que o local do acidente está devidamente sinalizado, você já pode acionar a seguradora para que ela faça o registro do sinistro e já providencie a assistência necessária. Você deve encontrar o número para contato em seu cartão de segurado.
Caso você não esteja de posse do cartão ou de qualquer documento da seguradora, é facilmente achar o número de sua empresa na internet. Hoje, a maioria das seguradoras também disponibiliza atendimento por WhatsApp.
Registre todas as informações e faça um B.O (Boletim de Ocorrência)

A Polícia só deve ser chamada em duas situações: se os condutores não conseguem chegar a um consenso sobre a responsabilidade do acidente ou se há alguma vítima ferida ou em óbito no local, e devem ser acionados serviços de socorro. Caso isso não venha a acontecer, não há necessidade de chamar Polícia no local.
Entretanto, é indispensável realizar o registro do acidente em um Boletim de Ocorrência (BO). Este é um instrumento importante para registrar as versões de ambos os envolvidos, além de dados dos veículos e das pessoas que se envolveram no acidente.
Algumas seguradoras exigem a apresentação de BO para fazer o pagamento de indenizações. É uma segurança legal e burocrática que o condutor tem para proteger seus direitos.
Tire fotos da batida de carro

Após o acionamento da sua seguradora, é muito importante tirar fotos dos veículos envolvidos no acidente. Tire fotos mais amplas e mais fechadas, tanto da cena da colisão, como das partes danificadas dos carros acidentados. Lembre-se de mostrar as placas dos carros nas fotos, para garantir a identificação dos veículos.
Estas imagens devem ser enviadas à seguradora para realizar o correto registro do sinistro e aplicar as medidas previstas em sua apólice. Podem também ser anexadas ao Boletim de Ocorrência para servir de provas em eventuais ações subsequentes.
Leia mais: vale a pena utilizar rastreador em seu veículo?
Bati o carro, devo tirá-lo da via?

Caso não haja nenhuma vítima ferida e se os veículos ainda puderem ser movidos apesar dos danos, os carros devem ser retirados da via para desobstruir o trânsito e evitar que novos acidentes aconteçam.
Não realizar esta ação pode resultar em multa de R$ 191,54.
Caso não seja possível retirar os veículos da via devido aos danos sofridos, deve-se acionar a seguradora para solicitar um guincho para a liberação do trânsito.
Quem bate na traseira é sempre culpado?

No Código de Trânsito Brasileiro (CTB), está disposto que em colisões traseiras a presunção de culpa é do veículo de trás, uma vez que ele deveria manter distância segura em relação ao carro da frente.
Entretanto, há algumas exceções. O veículo da frente não deve realizar freadas bruscas, exceto em caso de emergência, bem como precisa sinalizar eventuais manobras de redução de velocidade com antecedência, seja através de pisca alerta ou gesto manual.
Se o veículo de trás conseguir comprovar a conduta irregular do outro carro envolvido no acidente, pode ser eximido de culpa.
Vai mudar de domicílio ou transferir o veículo? Entenda mais sobre a vistoria veicular
Bateu o carro? Como fazer uma ocorrência de trânsito?
Se o acidente tiver vítimas humanas ou as partes não chegarem a um acordo, as autoridades devem ser chamadas ao local. Ali, elas realizam o registro da ocorrência. Caso a colisão não tenha sido tão intensa, é possível fazer o BO em qualquer posto policial ou pela internet.
Quanto tempo tenho para fazer um Boletim de Ocorrência?

O prazo para registrar a ocorrência em um BO é de até 180 dias após o acidente. Entretanto, o ideal é que o condutor envolvido realize este registro o mais rápido possível.
Como um seguro auto pode te ajudar nessas situações
O seguro auto ajuda a proteger o seu bem no caso de um acidente, proporcionando os reparos necessários de acordo com o serviço contratado. Além disso, o seguro auto também oferece guincho e serviços automotivos pontuais para o dia a dia.
O condutor pode ainda contratar ressarcimento por danos a terceiros, caso tenha sido o responsável pelo acidente.
Conclusão
O Brasil é o quarto país com mais mortes por acidentes automotivos no mundo. Nesse contexto, quanto maior a precaução, melhor. Siga todas as regras de trânsito do CTB, faça as manutenções preventivas e contrate um seguro para se proteger em caso de imprevistos.
Leia outros de nossos conteúdos sobre seguro auto e faça uma cotação!