O que é Auxílio Funeral? Saiba o que é e quem tem direito
Dentre as situações complicadas e de maior fragilidade que a vida nos apresenta, o processo de luto talvez seja o mais delicado e dolorido. Além desse período em que se precisa lidar com os sentimentos de dor, tristeza e sofrimento, também é necessário lidar com algumas questões burocráticas que envolvem o sepultamento do ente ou amigo querido.
Essas situações podem gerar complicações financeiras, dívidas e comprometer o seu orçamento. Como uma alternativa para contornar essas questões financeiras, o auxílio-funeral pode ser a opção mais assertiva.
Acompanhe o nosso artigo e saiba o que é o auxílio funeral e quem tem direito a esse benefício.
Auxílio-funeral: O que é?

O auxílio-funeral é um benefício que tem como propósito tornar as despesas de um sepultamento mais leves, descomplicando o processo os trâmites legais. Esse valor é disponibilizado à família do falecido e correspondente com a sua condição de pagamento do auxílio, por exemplo, se o falecido era servidor público ou não, se era militar ou se possui algum plano funerário, etc.
Fazer um plano para receber o auxílio funeral é importante, pois permite à corretora de seguro prestar assistência funeral e organizar financeiramente e burocraticamente a situação, sem gerar maiores desconfortos para os parentes que passam por esse momento de fragilidade.
Como funciona o Auxílio Funeral?

O consultor para assistência funeral é a pessoa responsável pelos trâmites executados durante o funeral. Através dele podem ser realizadas algumas inclusões nos planos contratados, acrescentando outras coberturas como de seguro de acidentes pessoais por exemplo, ou mesmo de seguro de vida conforme a vigência do plano.
O consultor de seguros pode apresentar os principais tipos de seguros que existem na corretora, assim como oferecer todas as vantagens que esses seguros permitem para beneficiar a você e a sua família.
Quem tem direito ao Auxílio Funeral?

É possível que você coloque dependentes no seu planejamento funeral. Assim, é possível que além do titular do plano de assistência funerária, também possam utilizar do auxílio:
– O cônjuge e os filhos até idade de 21 anos;
– Filhos dependentes que apresentem limitações físicas ou mentais;
– País e sogros do titular.
O atendimento para a solicitação do auxílio é realizado diretamente pela central da corretora de seguros , onde a assistência funeral irá se responsabilizar por todos os trâmites legais do falecimento.
Isso significa que serão compreendidos serviços de:
– Sepultamento e/ou cremação;
– Emissão de Registro de óbito;
– Assistência funeral familiar;
– Cobertura completa.
A se considerar, assistência funeral familiar é estendida aos demais entes queridos participantes do núcleo familiar do falecido. Além disso, cobertura completa trata desde a preparação do corpo até o carro fúnebre, compreendendo também a urna onde o corpo será depositado, as flores, velas, dentre outros serviços.
Todos os procedimentos de registro de óbito são realizados em cartório conforme autorização legal disponibilizada pelos órgãos competentes da cidade onde o corpo será sepultado.
Assim, ao ser informado do falecimento, prestadora de seguro entrará em contato com a funerária credenciada aos seus serviços, e todas as providências necessárias serão tomadas para que o funeral possa ser realizado. Essa é uma alternativa eficiente de lidar com a perda de um ente querido com respeito e sensibilidade, sem gerar transtornos por questões burocráticas.
Onde dá entrada no Auxílio Funeral?

Muitas são as dúvidas de como fazer para dar entrada no auxílio funeral e adquirir essa facilidade para os momentos mais difíceis de sua vida. Para dar entrada no auxílio é necessário que se faça o requerimento no local de lotação do servidor, enviando todas as documentações necessárias para a liberação do auxílio.
Com isso, a seguradora pode assumir o compromisso pelo funeral, com um melhor gerenciamento de riscos, assumindo todas as responsabilidades desses riscos em conformidade com planos de seguros adquiridos. São variados os tipos de seguros existentes e é importante que se observe toda a cobertura disponibilizada, para que o contrato seja realizado de acordo com a necessidade do cliente.
Além disso, todas as informações transmitidas devem ser fornecidas de forma clara e transparente para que o documento do plano de seguro possua um valor legítimo. Em relação aos valores do contrato de seguros, geralmente ele é relacionado ao risco médio de acidentes , ou seja, por uma questão de probabilidade.
Qual é o prazo para receber o auxílio funeral?

O Auxílio Funeral possui um prazo de recebimento de até 30 dias após o pagamento da primeira parcela do seguro. É uma forma de o requerente se organizar e não perder muito tempo para o recebimento dos valores das despesas .
Assim, com uma carência de 30 dias para sua utilização o auxílio-funeral permite um planejamento responsável, sem que os familiares tenham a necessidade de ficar recorrendo aos trâmites legais e realizando pagamentos elevados às funerárias nesse momento de grande sofrimento e tristeza.
Cobertura do Auxílio Funeral

Com aquisição do auxílio-funeral todos os pagamentos em relação a despesas, cerimônia e o enterro ficam por responsabilidade da seguradora. Isso também vale para o processo de documentação e o translado do corpo, muitas vezes é necessário, quando falecimento acontece em outra localidade.
Já nas mortes por causa natural, o falecimento é compreendido a partir de uma doença o mesmo de forma súbita, como por exemplo, uma parada cardiovascular. Para ambos os tipos de morte, são oferecidas apólices de seguros onde o titular realiza pagamentos de pequenas parcelas para que o contrato tenha validação.
Ao contratar uma apólice de seguros, o titular recebe benefícios que são estabelecidos conforme o plano no contrato e mediante apresentação de informações detalhadas e objetivas sobre as necessidades do cliente, onde todos os dados devem ser verídicos para que o documento tenha validação.
O auxílio-funeral também cobre cremação, compreendendo que toda situação de perda e de luto já são difíceis demais para serem vivenciadas. Nessa perspectiva, a asseguradora possibilita uma maior autonomia aos familiares para que possam se despedir do seu ente sem o stress com as finanças e burocracias que o processo exige.
Como faço para adquirir um Auxílio Funeral ?
Para adquirir um serviço responsável e de confiabilidade, acesse o nosso site e entre em contato com nossa equipe. Conheça nossos serviços e planos através de profissionais qualificados para o seu atendimento.
Leia Também: Velório: Veja o que mudou com a pandemia da COVID-19