Ânsia de vômito ao escovar os dentes ou a língua é normal?
A escovação é uma das ferramentas que temos para manter a boca saudável e com hálito agradável. Entretanto, muitas pessoas se deparam com ânsia de vômito ao escovar os dentes ou a língua. Isso é normal? Bom, vamos falar sobre isso neste post. Acompanhe.
Por que sentimos ânsia ao escovar os dentes e a língua

É muito comum sentirmos ânsia de vômito ao escovarmos a língua, isso tem relação com os reflexos que a nossa garganta tem para evitar que fiquemos engasgados. Ao aproximarmos algo próximo à região mais avançada da garganta, ativamos uma resposta muscular da faringe.
Quais são as causas?

O reflexo faríngeo é a principal causa desse tipo de situação ao escovar a língua e gengiva, não é uma doença ou distúrbio, apenas uma resposta fisiológica do nosso organismo para evitar problemas. Por isso, basta tomarmos algumas precauções para que essa situação não seja recorrente.
Como não sentir ânsia de vômito durante a escovação

Para aqueles que desejam fugir desse tipo de desconforto, é importante tomar algumas precauções na hora de escovar os dentes, além de tratamento odontológico. Isso serve para que você não evite fazer a limpeza da língua, mas que se adapte a ponto de evitar os reflexos da ânsia de vômito.
Use escova macia
Na hora de escovar a língua procure fazer movimentos de arrastar, mas sem forçar muito. Uma escova macia pode ajudar a suavizar esse movimento, evitando a contração dos músculos que provocam a ânsia.
Escove a língua devagar
Fazer a escovação de forma suave e devagar também ajuda muito. Isso ocorre porque há mais chances de provocar vômito se você estiver com pressa, e acidentalmente escovar próximo à região da garganta, provocando a sensação de ânsia.
Escolha bem a pasta de dente
Além disso, algumas pastas de dente podem ter um cheiro e gosto muito fortes, o que se transforma em gatilho para ânsia. Por isso, evite comprar um creme dental com essas características.
Qual é a importância de higienizar a língua

A língua merece tantos cuidados quanto os dentes, pois as bactérias responsáveis por causar o mau hálito, as cáries e gengivite habitam em toda a boa, não apenas nos dentes. Por isso, a higienização da boca diz respeito a tudo, não apenas cuidados como a escovação, como também limpeza da língua.
Como realizar uma limpeza ideal da língua
O mais indicado é realizar a limpeza da língua de forma suave e devagar, com movimentos de arrastar. A própria pasta de dente vai fazer a “faxina” na língua enquanto usamos a escova desse jeito. Assim, fica mais fácil manter uma boca saudável sem o reflexo desagradável que é a ânsia.
Conclusão
Como vimos, é perfeitamente normal sentir ânsia de vômito ao escovar os dentes, principalmente a língua. São reflexos gerados pelo corpo, por isso basta sabermos como fazer para evitar esses reflexos.
Então, anote essas dicas e coloque em prática para não sentir mais a temida ânsia ao fazer higiene bucal. Se você gostou deste conteúdo não deixe de entrar em site para conhecer os nossos produtos.