Alinhamento e balanceamento: Saiba quando deve fazer
Para dirigir com segurança pelas ruas, além de prestar atenção nos outros carros e nos pedestres, o motorista precisa ter certeza de que seu carro está com condições de rodar. Por isso, a manutenção do veículo precisa estar em dia, incluindo a das rodas. Dessa forma, o alinhamento e balanceamento não podem ser deixados de lado, já que, rodas fora dos padrões podem acabar causando sérios acidentes.
O que é o alinhamento e balanceamento?

Alinhamento e balanceamento são importantes serviços de manutenção de um carro, sendo que os dois são feitos nas rodas e nos pneus. Essa categoria de serviço deve ser feita periodicamente, de preferência toda vez que o carro passar pela manutenção preventiva ou antes de viajar.
Manter o alinhamento e balanceamento em dia traz várias vantagens para o motorista. O veículo fica mais eficiente, gasta menos combustível, os pneus se desgastam igualmente e o carro fica mais estável nas estradas. Dessa forma, o motorista ganha mais segurança ao viajar, além de aumentar o próprio conforto e o dos passageiros.
Por que deve ser feito o alinhamento e o balanceamento?

O alinhamento e o balanceamento são importantes para manter a segurança ao se dirigir os veículos, sendo assim fazer a manutenção das rodas e dos pneus vai evitar acidentes durante o percurso.
Pneus com desgaste excessivo têm mais chances de furar ou estourar, se o carro estiver em alta velocidade, o motorista pode não conseguir controlar o veículo e acabar causando um acidente de trânsito.
Isso também pode acontecer com carros mal balanceados, a vibração no volante pode chegar a tal ponto que, principalmente, em viagens mais longas, vão exigir do motorista um grande esforço físico para dirigir o carro. Quanto mais cansado o motorista estiver, maiores são as chances dele se envolver em algum acidente.
Sendo assim, o alinhamento e o balanceamento são indispensáveis para manter o carro rodando em segurança. As estradas brasileiras são repletas de buracos e maus motoristas. Os carros precisam estar na sua melhor forma para garantir uma viagem tranquila ao motorista e seus passageiros.
Quando devem ser feitos?

Não existe uma regra geral que determine de quanto em quanto tempo o alinhamento e balanceamento deve ser feito, mas os especialistas indicam que as rodas e pneus precisam ser avaliados a cada 10 mil quilômetros rodados, mesmo que os pneus não mostrem sinais de desgaste.
Essa recomendação serve, principalmente, para o alinhamento. No caso do balanceamento, além da , também é necessário fazer uma manutenção quando comprar novos pneus, quando o pneu sofrer algum reparo e em todas as situações em que os pneus balanceados precisarem ser trocados, retirados ou mudarem de roda.
Qual a função do alinhamento e balanceamento?

Os serviços de manutenção preventiva conhecidos como alinhamento e balanceamento são realizados nas rodas dos carros, porém, suas funções são diferentes. O alinhamento do carro é feito de modo que os ângulos das rodas sejam ajustados e elas trabalhem de acordo com as especificações da montadora.
Já o balanceamento tem como função principal garantir que as rodas possam girar sem nenhum tipo de interferência, ou seja, que elas sejam capazes de realizar movimentos circulares perfeitos. Quando as rodas giram livremente, não ocorrem vibrações, principalmente, aquelas sentidas no volante do automóvel.
Qual é a diferença entre o alinhamento e o balanceamento?

Todo mundo já ouviu falar de alinhamento e balanceamento, mas nem todo mundo sabe diferenciar esses dois serviços. Isso acontece porque os dois são feitos nas rodas do carro. Um tem o objetivo de acabar com a vibração no volante e o outro põe fim nos “puxões” que o carro dá para direita ou esquerda.
O serviço de alinhamento vai corrigir os ângulos da roda, assim, os pneus ficarão perpendiculares em relação ao piso e paralelos em relação ao outro pneu. O alinhamento vai impedir que o pneu se desgaste de forma desigual, o que aumenta a sua vida útil e o tempo em que pode rodar em segurança.
Já o serviço de balanceamento dos pneus tem como objetivo fazer com que as rodas do carro girem sem causar vibrações no volante, não importando a velocidade em que o carro está rodando. Dessa forma, o balanceamento ajuda a melhorar o conforto do motorista na hora de dirigir o veículo. Isso é importante, principalmente, para as pessoas que passam várias horas por dia atrás do volante de um veículo.
Como é feito o alinhamento e balanceamento?

O alinhamento do carro é um serviço que melhora o equilíbrio do veículo enquanto ele está em movimento. Para isso, ele vai medir e corrigir os ângulos em que a roda do veículo está em relação ao solo e as linhas centrais de cada carro. O objetivo é conseguir equilibrar as forças que atuam sobre o automóvel (força centrífuga, força da gravidade e a de viragem) enquanto ele está em movimento.
Para fazer os ajustes necessários os profissionais especializados vão levar com consideração três ângulos diferentes, são eles:
— balanceamento das rodas é um serviço de manutenção que tem como objetivo corrigir a distribuição de peso no aro da roda. Ele é feito com máquinas específicas que são capazes de identificar as áreas que estão com peso em excesso ou desniveladas. Para resolver esse problema, é colocado peso no exterior e no interior da roda para balancear as falhas identificadas.
Existem dois tipos de balanceamento disponíveis no mercado, o estático e o dinâmico. O balanceamento estático é feito com o carro parado, já o dinâmico é feito com as rodas em movimento, por isso, ele pode identificar falhas que o modelo estático não consegue.
O resultado final dos dois é o mesmo, evitar trepidações no veículo quando ele estiver em velocidade maior que 60 quilômetros por hora. Com isso, evita-se o desgaste prematuro dos pneus e mantém a capacidade de frenagem do conjunto roda-pneu.
Qual o preço para fazer o alinhamento e o balanceamento?

O alinhamento e o balanceamento são um dos serviços mais comuns oferecidos pelas oficinas mecânicas de todo o país, por isso, os preços podem variar de acordo com o estabelecimento e com a região onde ele está localizado. Além disso, o tamanho dos aros das rodas também influencia no valor final, principalmente, do balanceamento.
Nesse cenário, é possível encontrar no mercado oficinas que cobram desde R$80,00 para a realização do serviço, até estabelecimentos que chegam a cobrar R$300,00. O importante é encontrar uma oficina mecânica de confiança e que cobre um valor que se encaixe no seu orçamento.
Como saber se o alinhamento está correto?

Para saber se o alinhamento do carro está correto, o motorista vai precisar prestar atenção aos sinais que o próprio carro passa para ele. A primeira coisa que ele pode observar é a posição do volante, isso porque, em carros desalinhados o volante fica visivelmente inclinado quando o veículo está em linha reta.
Outro indício comum de que o carro não está com o alinhamento correto é o “volante solto”. Nesses casos, o carro mostra dificuldades na hora de fazer curvas, já que a movimentação feita no volante não é suficiente para colocar as rodas na posição correta.
Por exemplo, o motorista precisa dar uma volta e meia com o volante para que o carro faça determinada curva, se o veículo estiver desalinhado, ele pode precisar fazer duas voltas com o volante para conseguir o mesmo resultado.
Outro indício de que o veículo está desalinhado é quando ele “puxa” para um dos lados. Para verificar se o carro está “puxando”, solte o volante em uma estrada em linha reta. Se o carro começar a se movimentar sozinho para a esquerda ou direita é porque o alinhamento não está correto.
Um sintoma clássico de carro desalinhado, e que é fácil de perceber, é o volante não voltar para a posição central. Quando o motorista termina de fazer uma manobra ou uma curva, por exemplo, o volante deve, automaticamente, voltar para a posição central, indicando que as rodas estão perpendiculares ao piso.
É comum que, em carros desalinhados, o volante não retorne à posição inicial. Eles costumam parar em uma posição mais inclinada, que não condiz com o posicionamento das rodas do carro.
Seguro auto segurança e proteção para você e seu veículo
Manter o alinhamento e o balanceamento em ordem tornam o veículo mais confiável, mas se você procura uma maior segurança para você, sua família e seu carro, contrate um seguro auto.
Além de oferecer serviços de assistência mecânica 24h, o seguro vai garantir: socorro mecânico, guincho e proteção contra furtos e roubos. Não podemos esquecer que, acidentes acontecem a qualquer hora, o seguro alto vai cobrir os possíveis danos a terceiros.
Conclusão
O alinhamento e o balanceamento fazem parte da manutenção preventiva dos automóveis. Manter as rodas e os pneus em condições de rodar dá ao motorista mais segurança na hora de dirigir e evita que ele cause algum acidente. Por isso, é preciso ficar atento ao prazo de 10 mil quilômetros e aos sinais do carro para fazer o alinhamento e o balanceamento na hora certa.
Se você quiser ainda mais segurança para o seu carro e para sua família, contrate um de nossos seguros para automóveis. No nosso site você consegue fazer uma cotação sem compromisso, somos parceiras das maiores seguradoras do país!