6 problema bucais mais comuns na terceira idade
É natural que na terceira idade os dentes estejam mais frágeis devido ao envelhecimento. No entanto, é importante se manter atento à saúde bucal. No artigo a seguir, você descobre como cuidar do sorriso. Acompanhe!
Ao longo dos anos, é natural que haja um enfraquecimento dos dentes e até mesmo a perda de alguns deles.
No entanto, além de comprometer a estética, o descuido com a saúde bucal pode comprometer a saúde de um modo geral, uma vez que a ausência de um ou mais dentes prejudica a mastigação e a digestão dos alimentos.
A seguir, você descobre quais são os problemas bucais mais comuns em idosos e como tratá-los. Boa leitura!
Problemas bucais mais comuns
Abaixo elencamos quais são os problemas bucais mais comuns que aparecem na terceira idade.
Lesões
Entre as doenças bucais mais comuns em idosos com aparelho lingual ou sem, estão as lesões da mucosa bucal.
Nessa idade, as lesões podem surgir devido ao mal uso de próteses ou até mesmo devido ao consumo de álcool ou fumo.
Perda dos dentes
A principal causa da perda dos dentes nos idosos é a inflamação na gengiva, ou melhor a famosa gengivite. Essa doença causa inchaço e vermelhidão na gengiva e compromete a base que sustenta os dentes e pode levar a perdas.
Para prevenir a perda dos dentes, é fundamental que o idoso busque um dentista para que o especialista realize uma avaliação a fim de evitar problemas bucais graves.
Cáries
Uma pessoa na terceira idade sofre mais com doenças bucais e um desses problemas mais comuns é a cárie e a gengiva retraída.
Esse tipo de problema deixa a raiz do dente mais exposta – o que aumenta as chances do paciente ter ‘cárie na raiz’.
A cárie é um problema muito comum, mas não deve ser levada como um problema simples, porque dentes saudáveis são essenciais para uma mastigação e digestão eficazes.
Gengivite
A gengivite nada mais é do que uma inflamação na gengiva, que é causada também pela falta de cuidados com a higienização.
Entre os principais sintomas da gengivite está a vermelhidão, sangramento e mau hálito.
Periodontite
É uma doença bacteriana que acomete os tecidos, ligamentos e ossos que sustentam a faceta nos dentes.
Podemos dizer que a periodontite é um agravamento da gengivite. No entanto, é importante ir ao dentista nos primeiros sinais de vermelhidão, pois ao contrário da gengivite, a periodontite não tem cura, mas sim um tratamento para que a doença não evolua.
Mau hálito
O mau hálito é um dos problemas bucais mais comuns em quem tem restauração dente da frente, mas ele também acontece devido a falta de higienização dos dentes e da língua.
Por isso, o recomendado é escovar os dentes, passar o fio dental e escovar a língua. Ao escovar a língua remove os restos de alimentos, que formam a saburra e causam o mau hálito.
Como evitar problemas dentários em idosos?
A fim de evitar as doenças bucais citadas anteriormente, é fundamental que os pacientes evitem:
- Ficar sem escovar os dentes;
- Consumo tabaco;
- Consumo de álcool;
- Tenham uma má alimentação.
Embora deva ser um hábito diário, escovar os dentes com restauração de porcelana às vezes não faz parte da rotina do idoso e por isso, os problemas bucais surgem com mais frequência nessa idade.
No entanto, é de extrema importância que os hábitos de higiene se estendam por toda a vida. Assim, as doenças não comprometem a saúde e muito menos a qualidade de vida dos pacientes.
Pacientes com próteses, independente do modelo, também devem higienizá-las e a gengiva também. Assim, a prótese tende a durar por muito mais tempo e o hálito não será comprometido.
Para os idosos que ficam com cuidadores é importante alertar que a higienização seja realizada após todas as refeições e principalmente antes de dormir.
Quando ir ao dentista: Só idoso deve ter atenção redobrada?
Cuidar da saúde bucal é fundamental em qualquer idade e por isso, os especialistas recomendam que todos os pacientes de todas as idades façam visitas regulares para saber se há necessidade de um procedimento como implante dentário carga imediata, por exemplo
Nessas consultas, ele fará uma avaliação prévia sobre a situação geral do paciente e de acordo com a necessidade, um tratamento pode ser sugerido.
Engana-se que somente idosos e adultos podem ter problemas bucais, bebês e crianças também devem cuidar dos dentes.
Para tanto, é imprescindível que os responsáveis fiquem atentos a qualidade da higienização e hábitos alimentares.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.